A suíça Art Basel, maior feira de arte contemporânea do mundo, com edições na Basileia, em Miami e Hong Kong, está chegando à França. De 20 a 23 de outubro, acontecerá a primeira Paris+ par Art Basel – evento que substituirá a histórica FIAC.
Em sua estreia, a Paris+ par Art Basel reunirá 156 galerias de 30 países. Dentre elas, 61 são francesas – seguindo a linha da FIAC de enaltecer a arte contemporânea do país no circuito internacional. O Brasil marcará presença com as galerias A Gentil Carioca, Fortes D’Aloia & Gabriel e Galeria Luisa Strina. As galerias apresentarão obras de arte em todas as mídias: pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo, instalações e obras digitais.
A Paris+ par Art Basel será realizada no espaço temporário Grand Palais Éphémère, localizado no centro histórico de Paris, no Campo de Marte, até a restauração do Grand Palais ser concluída em 2024. O evento se estenderá ainda para outras instituições por meio do ‘Sites’, dedicado a projetos artísticos em espaços públicos. Foram escolhidos endereços emblemáticos da capital francesa, como o Jardim das Tulherias, onde serão expostas 25 esculturas e instalações, a Place Vendôme, o Museu Nacional Eugène-Delacroixe e a capela do antigo convento dos Petits-Augustins, na Escola de Belas Artes de Paris.