Colaboradores

Maurício Nahas

Fotógrafo

Interromper um curso de medicina na Santa Casa, em São Paulo, já no terceiro ano, para trabalhar como assistente em um estúdio de fotografia exige coragem e convicção. Maurício Nahas tinha os dois atributos. Sabia o que estava fazendo. Agora, 25 anos depois, pode se gabar de uma carreira internacional, que lhe trouxe seis Leões de Ouro conquistados no Festival de Cannes. São dele as imagens dos Lençóis Maranhenses, nossa capa.

Adriana Setti

Jornalista

Terminada a faculdade, Adriana Setti resolveu encarar um mochilão Europa afora. Uma vez em Barcelona, tomou outra decisão: “Vou morar aqui”. Mudou-se em 2001 e, de início, trabalhou em sorveteria, bar e restaurante. Pouco a pouco, seus textos sobre viagens passaram a ser encomendados por jornais, revistas e a mídia eletrônica. São sempre ótimos. Caso do publicado nesta edição, sobre os 92 quilômetros entre Madri e Segóvia pedalando uma bicicleta.

Juliana Pinheiro Mota

Jornalista

O site Radar55 despontou como enclave das mais antenadas informações de lifestyle. No comando das ações estava sua fundadora, a carioquíssima Juliana Pinheiro Mota, sempre inteirada sobre o grand monde. De São Conrado, no Rio de janeiro, ou da região dos Jardins, em São Paulo, a colaboradora da revista Vogue lança-se pelo mundo. Aqui, Juliana revela as maravilhas do Château La Coste, um museu a céu aberto de arte e arquitetura na Provença.

Mauro Marcelo Alves

Jornalista

Ele gosta tanto de culinária que já foi chef e dono de dois restaurantes em Tiradentes. O mineiro Mauro Marcelo Alves sabe tudo – ou quase tudo – sobre o assunto. Esse interesse começou quando morou em Paris. De volta a São Paulo, tornou-se crítico de restaurante de jornais e revistas e editor-chefe do Guia Quatro Rodas. O autor de Vinho do Porto, Muito Prazer e O Espírito da Cachaça entrevistou a hoteleira Carrie Vik neste número.

Luiz Horta

Jornalista

Luiz Horta é especialista em vinhos. Mas avisa: sua bebida favorita é água com gás. “O vinho vem em segundo lugar.” Jornalista culto e dono de texto elegante, ele começou a escrever com mais frequência sobre enofilia e gastronomia a partir de 2000, depois de uma temporada de três anos em Buenos Aires. Seu tema, nesta edição, é a cozinha mexicana. Para alguns, temerária. Para outros, simplesmente fascinante.

Mônica Nóbrega

Jornalista

Jornalista, geógrafa e caiçara. Por ter nascido no litoral paulista e crescido entre Santos e o vale do Ribeira, Mônica Nobrega é apaixonada pelo mar, pelo mato e pelos horizontes amplos. Durante 12 anos, viajou o mundo como repórter e editora-assistente de viagens do jornal O Estado de S. Paulo, onde no momento assina a coluna “Família a Bordo”, nas edições impressa e online. Escreveu o texto sobre a Mongólia deste número.

Isabelle Tuchband

Artista Plástica

Foram dois trajetos inversos, mas igualmente compensadores. Émile Tuchband (1933-2006) deixou a França para se radicar no Brasil. Sua filha Isabelle Tuchband saiu do interior de São Paulo para estudar na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, em Paris. Ambos, pai e filha, se viram movidos pela mesma paixão: a pintura. Também escultora e ceramista, Isabelle ilustrou a crônica desta edição, escrita por Hermés Galvão.

Alice Lima

Fotógrafa

Nascida em Ribeirão Preto (SP) e criada na fazenda da família, Alice Lima bandeou-se para a capital para cursar a faculdade de turismo. Viajar era já então uma paixão. Em seguida, estudou fotografia e começou uma bem-sucedida carreira com as câmeras. Trabalhou em Vogue e Caras, entre outras publicações, antes de transformar em arte as imagens de casamentos chiques. De uns anos para cá, ela uniu em um só o apego pela fotografia e pela mobilidade.

Zeca Camargo

Jornalista

Claro que você conhece Zeca Camargo como VJ da antiga MTV e apresentador do eterno Fantástico, da Rede Globo. Mas, muito antes de se tornar um rosto popular na TV, este jornalista de primeira linha já era um viajante inveterado. Continua assim, como demonstra na deliciosa coluna que mantém na Folha de S.Paulo. Mudou apenas a qualidade da mochila. Na edição Nº1, ele dá dicas preciosas sobre os restaurantes de Florença e Siena.

Juliana Saad

Jornalista

Ela nasceu no Líbano. Mas passou a maior parte das primaveras no Canadá e no Brasil. Graduada em literatura e negócios, com especialização em marketing, Juliana A. Saad é jornalista bem conhecida de quem algum dia abriu uma publicação sobre viagens. Globetrotter assumidíssima, tem especial interesse por destinos fora dos circuitos convencionais. Tal como o pequeno reino do Butão, seu assunto na estreia na edição Nº1 de UNQUIET.

Adrian Kojin

Jornalista

Em busca de ondas perfeitas, Adrian Kojin chegou a morar na Costa Rica. Jornalista há mais de três décadas, foi diretor da Fluir, a melhor revista brasileira sobre surfe. Na edição Nº1, Adrian conta sua viagem às ilhas Maldivas, no oceano Índico.

Mari Campos

Escritora

Sozinha mundo afora. Eis o título de um dos livros da paulista Mari Campos. Andarilha que gosta de escrever, colabora com veículos do Chile, México, Colômbia e até da China. E não se perturba em viajar sozinha. Curte do mesmo jeito.

Hermés Galvão

Redator

Onde está neste momento o carioca Hermés Galvão? Difícil saber. Nos últimos três anos, ele vem morando em Portugal. Mas costuma viajar para Barcelona e Roma. Uma coisa é certa: seja lá onde estiver, será sempre um observador antenadíssimo.

Matheus Schapochnik

Fotógrafo

Ter uma câmera sempre à mão ajuda muito. Mas é preciso mais do que isso para ser um ótimo fotógrafo de viagem. Como, por exemplo, o paulista Matheus Schapochnik. Ele consegue revisitar com olhos novos lugares exaustivamente explorados, como as cataratas do Iguaçu ou o morro Dois Irmãos visto da praia, no Rio de Janeiro. Para o ensaio da edição Nº1, aliás, Matheus selecionou apenas cliques tirados no Brasil.

Waldick Jatobá

Designer

Desistir de uma bem-sucedida carreira no mercado financeiro para trabalhar com arte exige coragem. Pois Waldick Jatobá chutou para o alto seu invejável salário. Tornou-se um dos nomes mais respeitados na área de design. Criou o Mercado Arte Design (MADE), feira internacional do setor. É um dos responsáveis pela indústria brasileira ter parado de imitar móveis italianos para acolher ótimos criadores brasileiros.

Walterson Sardenberg Sº

Redator

Por onze anos Walterson Sardenberg So, o Berg, rodou o mundo. Foi editor da revista Viagem e Turismo e redator chefe da Próxima Viagem. Aqui, na edição Nº1, ele fala das livrarias de Londres especializadas na sua paixão.

Daniel Nunes Gonçalves

Jornalista

Daniel Nunes Gonçalves é autor de seis guias de viagem e oito livros sobre o assunto. Um
especialista? Mais do que isso. Ele é professor do curso de jornalismo de viagem da faculdade
Casper Líbero, em São Paulo. E escreve com maestria.

Daniel Japiassu

Jornalista

Pós-graduado em jornalismo econômico, Daniel Japiassu assina textos há 27 anos nos principais veículos do Brasil. Fanático por tecnologia, Japi foi escolhido como titular da seção Bagagem.

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo