Colaboradores

João Farkas

Fotógrafo

João Farkas foi correspondente fotográfico das revistas Veja e IstoÉ. Cursou em Nova York o ICP (International Center of Photography) e a School of Visual Arts. Participou de mais de 40 exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Seu trabalho faz parte de grandes coleções privadas
e dos acervos do Masp, do MAM-SP, MAM-BA, MAR-Museu de Arte do Rio. Ele assina nossa capa e as fotos do delta do Parnaíba.

Washington Olivetto

Publicitário

Autor da crônica Istambul deste número, Washington Olivetto não é apenas um ícone da publicidade mundial, mas uma figura popular do Brasil. Seu trabalho inspirou duas canções de Jorge Ben Jor: Alô, Alô, W / Brasil e Engenho de Dentro. No final de 2017, se mudou para Londres com a família. É colunista do jornal O Globo e da rádio CBN, e lançou a primeira temporada de seu podcast, o W/Cast, presente nas maiores plataformas do país.

Cláudia Proushan

Artista plástica

A busca da paz e da serenidade levou Cláudia Proushan da Mongólia ao Tibete, de Israel à Indonésia. A artista forjou a sua arte na junção da aquarela e da foto- grafia. Receptora do Prêmio Mídia da Paz, com viagem ao Japão, concedido pela Peace Media, Cláudia publicou dois livros: Tibet, no Coração do Himalaia
e Luzes da Galileia. Nesta edição, ela ilustrou a crônica de Washington Olivetto sobre Istambul, a principal cidade da Turquia.

Marc Pottier

Francês que mora entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Paris, Marc Pottier trabalha como curador de exposições independentes. Marc também organiza viagens culturais de “alta costura” com a agência Art & Travel de Houston, Texas (artandtravel. net). Para Marc, foi um prazer revelar aos leitores da UNQUIET, ao lado de Beatriz Yunes Guarita,
os endereços de instituições pouco conhecidas em Paris.

Naiara Wagner

Relações Públicas

Eterna apaixonada por viagens, Naiara Wagner usa cada dia off de seu trabalho como gerente de relações públicas e marketing da marca Dolce&Gabbana para explorar o planeta. Veterana do mundo da moda, já teve passagens em empresas como Louis Vuitton e Vogue. A paulistana de 29 anos já carimbou todos os continentes do globo em seu passaporte e assina o texto sobre a misteriosa e deslumbrante Madagascar.

Luciana Lancellotti

Jornalista

Ex-repórter e apresentadora da Rede Globo,
a jornalista Luciana Lancellotti também foi diretora de redação da revista WINE e crítica de restaurantes da Playboy. Já comeu e bebeu de tudo nesta vida. Neste número, a santista Luciana comenta sobre os incríveis contrastes de sabores e aromas em Nova Orleans, berço do jazz e terra de uma das culinárias mais autênticas do mundo.

Beatriz Yunes Guarita

Beatriz Yunes Guarita vive entre São Paulo e Paris e dirige a coleção Ivani e Jorge Yunes, sediada no icônico casarão conhecido como Casa da Manchete, no Jardim Europa, em São Paulo. É patrona da Pinacoteca, do Masp, do MAM-SP e do Palais de Tokyo parisiense. Integra ainda o conselho administrativo do museu Georges Pompidou em Paris. É coautora do texto sobre os pequenos “museus secretos” de Paris, com Marc Pottier.

Carlos Marcondes

Jornalista

Desbravador eclético, cidadão do mundo – e lá se vão 25 anos de jornalismo. Carlos Marcondes roda o planeta convidado a desvendar as nuances que envolvem luxo, enogastronomia e pitadas de aventuras. Conheceu 65 países, e já viveu em alguns deles, como Austrália, Espanha, Inglaterra e Itália. Aqui, ele descreve a viagem a cavalo por 200 quilômetros e cinco noites, cortando as belezas da Coxilha Rica, em Santa Catarina.

Araquém Alcântara

Fotógrafo

Araquém Alcântara completou 70 anos em janeiro. Admirador de Villa-Lobos, Tom Jobim e Guimarães Rosa, o mais completo fotógrafo de natureza do Brasil assina nossa capa e as fotos do Jalapão. Sua obra, exposta em mais de 50 livros e dezenas de exposições, com prêmios no Brasil e no exterior, envereda, sobretudo, por dois vieses: a exuberância do meio ambiente brasileiro e as mazelas que o ser humano a ele tem imposto. Colaborou na UNQUIET 3.

Flavia Vitorino

Turismóloga

Turismóloga e pós-graduanda em meio ambiente e sustentabilidade, Flavia Vitorino começou a escrever para publicações de viagem em 2014. Seus objetivos: inspirar pessoas a viverem mais no mundo outdoor e perceberem a importância da preservação da natureza. Autora da reportagem sobre o Jalapão, Flavia é também diretora de conteúdo da LYFX, plataforma mundial que conecta viajantes a guias experimentados. É ainda a embaixadora da marca The North Face no Brasil. Colaborou na UNQUIET 3.

Walterson Sardenberg So

Jornalista

Walterson Sardenberg So ou Berg, como é mais conhecido, se considera um cara de sorte. Nasceu em 6 de julho de 1957, um sábado. Foi o dia em que Paul McCartney e John Lennon se conheceram. Na tarde seguinte, Pelé estreou na seleção e marcou um gol contra a Argentina. Seu maior privilégio, no entanto, foi rodar o mundo ao longo de 11 anos, como editor da Viagem & Turismo e da Próxima Viagem. Aqui, ele nos brinda com o texto sobre o heliskiing. Colaborou na UNQUIET 3.

Tuca Reinés

Fotógrafo

Ele é aficionado por aviação, mergulho, vela e bateristas de rock. Arquiteto, Tuca Reinés cintila como um dos mais internacionais fotógrafos brasileiros. Colabora em revistas como a americana Condé Nast Traveler e tem imagens no acervo de museus europeus, além de livros publicados pela editora alemã Taschen. É o autor dos retratos de Ruy Tone, o empreendedor sustentável da Amazônia, nesta edição. Colaborou na UNQUIET 3.

Erika Palomino

Jornalista

Um dos motivos de suas muitas idas e vindas é visitar os filhos. Pedro, o mais velho, morou na Austrália, na Espanha e no Japão. Está em trânsito. Lucas, o caçula, reside na Alemanha, depois de uma temporada na Suíça. Erika Palomino, portanto, sabe do que fala quando escreve sobre preparativos de viagem, seu tema desta edição. No momento, comanda a comunicação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, depois de dirigir o Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. Colaborou na UNQUIET 3.

Fabio Porchat

Ator, Humorista, Diretor...

Que história é essa de apresentar Fabio Porchat? Não precisa, claro. O Brasil inteiro aprendeu a se divertir com esse impagável carioca de 38 anos. Quando viaja (o que faz sempre que tem uma folguinha), ele faz o check-in nos hotéis como ator. Mas poderia escolher outras profissões: humorista, diretor, roteirista, produtor, dublador e apresenta- dor de TV. Porchat assina o delicioso texto sobre os chimpanzés da Tanzânia. Colaborou na UNQUIET 3.

Zeca Camargo

Jornalista

Uma grande jornada começa dentro de casa, em terra firme. De preferência, lendo livros que revelem o espírito do lugar para onde se programou zarpar. Zeca Camargo, nosso colaborador desde a primeira edição, segue a lição à riscados idos em que ainda não era VJ da antiga MTV nem tampouco apresentador do Fantástico. Aqui, ele faz uma lista de livros que levam você mundo afora – sem sair da poltrona. Colaborou na UNQUIET 3.

Paulo Von poser

Artista plástico

O porto de Santos e o concreto de Brasília são temas desse versátil artista plástico, Paulo von Poser, formado em arquitetura e mestre em várias técnicas pictóricas. Mas, na verdade, uma das principais vertentes de sua obra como desenhista e pintor é a paisagem urbana de São Paulo, cidade onde nasceu há 60 anos. Grata, a Pauliceia retribui: seus trabalhos integram as coleções do MASP, do Museu de Arte Contemporânea da USP e do Museu da Casa Brasileira. Colaborou na UNQUIET 3.

Maurício Nahas

Fotógrafo

Interromper um curso de medicina na Santa Casa, em São Paulo, já no terceiro ano, para trabalhar como assistente em um estúdio de fotografia exige coragem e convicção. Maurício Nahas tinha os dois atributos. Sabia o que estava fazendo. Agora, 25 anos depois, pode se gabar de uma carreira internacional, que lhe trouxe seis Leões de Ouro conquistados no Festival de Cannes. São dele as imagens dos Lençóis Maranhenses, nossa capa da edição 2.

Adriana Setti

Jornalista

Terminada a faculdade, Adriana Setti resolveu encarar um mochilão Europa afora. Uma vez em Barcelona, tomou outra decisão: “Vou morar aqui”. Mudou-se em 2001 e, de início, trabalhou em sorveteria, bar e restaurante. Pouco a pouco, seus textos sobre viagens passaram a ser encomendados por jornais, revistas e a mídia eletrônica. São sempre ótimos. Caso do publicado na edição 2, sobre os 92 quilômetros entre Madri e Segóvia pedalando uma bicicleta.

Juliana Pinheiro Mota

Jornalista

O site Radar55 despontou como enclave das mais antenadas informações de lifestyle. No comando das ações estava sua fundadora, a carioquíssima Juliana Pinheiro Mota, sempre inteirada sobre o grand monde. De São Conrado, no Rio de Janeiro, ou da região dos Jardins, em São Paulo, a colaboradora da revista Vogue lança-se pelo mundo. Na edição 2, Juliana revela as maravilhas do Château La Coste, um museu a céu aberto de arte e arquitetura na Provença.

Mauro Marcelo Alves

Jornalista

Ele gosta tanto de culinária que já foi chef e dono de dois restaurantes em Tiradentes. O mineiro Mauro Marcelo Alves sabe tudo – ou quase tudo – sobre o assunto. Esse interesse começou quando morou em Paris. De volta a São Paulo, tornou-se crítico de restaurante de jornais e revistas e editor-chefe do Guia Quatro Rodas. O autor de Vinho do Porto, Muito Prazer e O Espírito da Cachaça entrevistou a hoteleira Carrie Vik para o nosso número 2.

Luiz Horta

Jornalista

Luiz Horta é especialista em vinhos. Mas avisa: sua bebida favorita é água com gás. “O vinho vem em segundo lugar.” Jornalista culto e dono de texto elegante, ele começou a escrever com mais frequência sobre enofilia e gastronomia a partir de 2000, depois de uma temporada de três anos em Buenos Aires. Seu tema, na edição 2, é a cozinha mexicana. Para alguns, temerária. Para outros, simplesmente fascinante.

Mônica Nóbrega

Jornalista

Jornalista, geógrafa e caiçara. Por ter nascido no litoral paulista e crescido entre Santos e o vale do Ribeira, Mônica Nobrega é apaixonada pelo mar, pelo mato e pelos horizontes amplos. Durante 12 anos, viajou o mundo como repórter e editora-assistente de viagens do jornal O Estado de S. Paulo, onde no momento assina a coluna “Família a Bordo”, nas edições impressa e online. Escreveu o texto sobre a Mongólia no número 2 de nossa UNQUIET.

Isabelle Tuchband

Artista Plástica

Foram dois trajetos inversos, mas igualmente compensadores. Émile Tuchband (1933-2006) deixou a França para se radicar no Brasil. Sua filha Isabelle Tuchband saiu do interior de São Paulo para estudar na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, em Paris. Ambos, pai e filha, se viram movidos pela mesma paixão: a pintura. Também escultora e ceramista, Isabelle ilustrou a crônica da edição 2, escrita por Hermés Galvão.

Alice Lima

Fotógrafa

Nascida em Ribeirão Preto (SP) e criada na fazenda da família, Alice Lima bandeou-se para a capital para cursar a faculdade de turismo. Viajar era já então uma paixão. Em seguida, estudou fotografia e começou uma bem-sucedida carreira com as câmeras. Trabalhou em Vogue e Caras, entre outras publicações, antes de transformar em arte as imagens de casamentos chiques. De uns anos para cá, ela uniu em um só o apego pela fotografia e pela mobilidade.

Zeca Camargo

Jornalista

Claro que você conhece Zeca Camargo como VJ da antiga MTV e apresentador do eterno Fantástico, da Rede Globo. Mas, muito antes de se tornar um rosto popular na TV, este jornalista de primeira linha já era um viajante inveterado. Continua assim, como demonstra na deliciosa coluna que mantém na Folha de S.Paulo. Mudou apenas a qualidade da mochila. Na edição Nº1, ele dá dicas preciosas sobre os restaurantes de Florença e Siena.

Juliana Saad

Jornalista

Ela nasceu no Líbano. Mas passou a maior parte das primaveras no Canadá e no Brasil. Graduada em literatura e negócios, com especialização em marketing, Juliana A. Saad é jornalista bem conhecida de quem algum dia abriu uma publicação sobre viagens. Globetrotter assumidíssima, tem especial interesse por destinos fora dos circuitos convencionais. Tal como o pequeno reino do Butão, seu assunto na estreia na edição Nº1 de UNQUIET.

Adrian Kojin

Jornalista

Em busca de ondas perfeitas, Adrian Kojin chegou a morar na Costa Rica. Jornalista há mais de três décadas, foi diretor da Fluir, a melhor revista brasileira sobre surfe. Na edição Nº1, Adrian conta sua viagem às ilhas Maldivas, no oceano Índico.

Mari Campos

Escritora

Sozinha mundo afora. Eis o título de um dos livros da paulista Mari Campos. Andarilha que gosta de escrever, colabora com veículos do Chile, México, Colômbia e até da China. E não se perturba em viajar sozinha. Curte do mesmo jeito.

Hermés Galvão

Redator

Onde está neste momento o carioca Hermés Galvão? Difícil saber. Nos últimos três anos, ele vem morando em Portugal. Mas costuma viajar para Barcelona e Roma. Uma coisa é certa: seja lá onde estiver, será sempre um observador antenadíssimo.

Matheus Schapochnik

Fotógrafo

Ter uma câmera sempre à mão ajuda muito. Mas é preciso mais do que isso para ser um ótimo fotógrafo de viagem. Como, por exemplo, o paulista Matheus Schapochnik. Ele consegue revisitar com olhos novos lugares exaustivamente explorados, como as cataratas do Iguaçu ou o morro Dois Irmãos visto da praia, no Rio de Janeiro. Para o ensaio da edição Nº1, aliás, Matheus selecionou apenas cliques tirados no Brasil.

Waldick Jatobá

Designer

Desistir de uma bem-sucedida carreira no mercado financeiro para trabalhar com arte exige coragem. Pois Waldick Jatobá chutou para o alto seu invejável salário. Tornou-se um dos nomes mais respeitados na área de design. Criou o Mercado Arte Design (MADE), feira internacional do setor. É um dos responsáveis pela indústria brasileira ter parado de imitar móveis italianos para acolher ótimos criadores brasileiros.

Walterson Sardenberg Sº

Redator

Por onze anos Walterson Sardenberg So, o Berg, rodou o mundo. Foi editor da revista Viagem e Turismo e redator chefe da Próxima Viagem. Aqui, na edição Nº1, ele fala das livrarias de Londres especializadas na sua paixão.

Daniel Nunes Gonçalves

Jornalista

Daniel Nunes Gonçalves é autor de seis guias de viagem e oito livros sobre o assunto. Um
especialista? Mais do que isso. Ele é professor do curso de jornalismo de viagem da faculdade
Casper Líbero, em São Paulo. E escreve com maestria.

Daniel Japiassu

Jornalista

Pós-graduado em jornalismo econômico, Daniel Japiassu assina textos há 27 anos nos principais veículos do Brasil. Fanático por tecnologia, Japi foi escolhido como titular da seção Bagagem.

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo