Guia MICHELIN 2024: os vencedores em São Paulo e no Rio de Janeiro


Melhores restaurantes de São Paulo e Rio Guia Michelin 2024

Ergam suas taças de espumante! O Guia MICHELIN 2024 está de volta ao Brasil – após três anos de pausa – e os vencedores acabam de ser anunciados no Belmond Copacabana Palace, Rio de Janeiro.

A edição 2024 do Guia MICHELIN recomenda 140 restaurantes. E a excelente notícias: 60 desses restaurantes são recém-adicionados ou promovidos dentro da seleção (caso dos estabelecimentos que receberam upgrade, como você confere abaixo).


Upgrade: 3 novos restaurantes DUAS ESTRELAS MICHELIN

Restaurantes premiados Guia MICHELIN 2024 Evvai
Prato do Evvai, em São Paulo

Dois restaurantes em São Paulo e um no Rio já tinham uma estrela MICHELIN e dobraram o reconhecimento:

  • Evvai (São Paulo): O chef Luiz Filipe Souza expressa sua paixão pela comida, vida, arte e natureza por meio do menu degustação Oriundi, que combina influências brasileiras e italianas em pratos esteticamente atraentes e tecnicamente equilibrados. Um destaque é a Bomba de vieira na gordura de pato, além do Mel de Melipona, variadamente apresentado, ambos desde a abertura.
  • Lasai (Rio de Janeiro): Jantar Lasai, com apenas 10 lugares, promete uma experiência íntima e interativa com o chef Rafa Costa e Silva. Pratos de vegetais sazonais, preparados com ingredientes cultivados em hortas próprias, são os protagonistas. O menu degustação (surpresa) tem acento contemporâneo. Em tempo: o nome “Lasai” significa “tranquilo” em euskera, e homenageia o tempo de formação do chef no celebrado Mugaritz, na Espanha. Reservas são obrigatórias e a pontualidade é essencial, pois todos os clientes vivenciam o espetáculo simultaneamente.
  • Tuju (São Paulo): Pertinho do Museu da Casa Brasileira, o Tuju agora ocupa um edifício elegante de três andares – totalmente dedicado à gastronomia. A jornada gastronômica começa no térreo, com entradas e uma adega, segue então para o restaurante (com cozinha aberta no segundo andar) e culmina com um bar no terceiro andar. O chef Ivan Ralston e sua equipe oferecem um menu degustação que varia a cada estação, combinando produtos e sabores brasileiros (principalmente paulistas), com técnicas europeias contemporâneas, destacando-se pela criatividade e pesquisa.

+ Leia outras matérias sobre gastronomia 


Os 3 restaurantes que mantiveram DUAS ESTRELAS MICHELIN

Guia Michelin 2024 Ambinte do Oteque no Rio de Janeiro
Ambiente do Oteque, Rio de Janeiro

 


UMA ESTRELA MICHELIN: 7 novos restaurantes

Sala San Omakase Guia Michelin 2024 Restaurantes Premiados
San Omakase Room, Rio de Janeiro

Seis restaurantes em São Paulo, um restaurante no Rio de Janeiro. Confira os novos estabelecimentos contemplados com uma estrela MICHELIN em São Paulo e no Rio de Janeiro:


ESTRELA VERDE MICHELIN
Sustentabilidade em alta

Restaurantes premiados Guia MICHELIN 2024
Prato do restaurante Tuju, em São Paulo: estrela verde MICHELIN 2024

Comer muito bem, com menos desperdício, mais amor pelas iniciativas e os valores locais, e muito esforço para fazer a diferença na preservação do planeta.

Além do retorno do Guia MICHELIN ao Brasil, que, claro, é a grande novidade em si, é preciso destacar, com louvor, a estreia da Estrela Verde MICHELIN no Brasil (a respeitada Green Star). Mais do que um senhor reconhecimento, que este seja um incentivo para que os restaurantes brasileiros caminhem na direção da sustentabilidade e da inclusão.

Vamos aos os detentores da Estrela Verde MICHELIN em São Paulo e no Rio de Janeiro, com seus compromissos ecológicos exemplares:

  • A Casa do Porco
    De acordo com os chefs-proprietários, Janaína Torres e Jefferson Rueda, A Casa do Porco, no centro de São Paulo, rastreia os pratos do campo à mesa. A criação de porcos é própria, todos de raças brasileiras, como Sorocaba, Plau, Caruncho, Pereira e Canastra, em liberdade e de forma sustentável. O restaurante também apoia o trabalho de pequenos produtores e evita o desperdício.
  • Corrutela
    Sob o comando do chef Cesar Paulino da Costa, o Corrutela prepara seus pratos com ingredientes ecológicos, de produtores locais: carnes e peixes de origem sustentável e farinha obtida a partir de moinho próprio. Além disso, o restaurante faz uso de energia solar, compostagem, reutiliza garrafas de vidro e dispensa embalagens plásticas.
  • Tuju
    No Tuju (que tem no comando o chef Ivan Ralston), cada garfada celebra o verde. O restaurante adota ações como reciclagem e reúso de água de chuva e compostagem. Os ingredientes, sazonais, são cultivados por pequenos produtores paulistas e selecionados de acordo com o cultivo ético. Direto para a mesa. O restaurante também mantém um centro de pesquisa e garante parcerias justas com os fornecedores.

Bib Gourmand: A arte da boa relação
custo-benefício

Guia Michelin 2024 A Baianeira MASP
O ambiente original do restaurante A Baianeira, no MASP, em São Paulo

Sim, oferecer refeições incríveis por preços convidativos é uma arte (sobretudo no Brasil). E essa arte é o grande mérito dos restaurantes recomendados com a distinção Bib Gourmand. Em 2024, 12 novos restaurantes no Rio de Janeiro e em São Paulo passaram a ser reconhecidos no guia como Bib Gourmand.
Com 12 novidades na seleção, o total de restaurantes premiados com Bib Gourmand chega a 37 estabelecimentos.

Hoje, ao todo, temos, portanto, 37 restaurantes Bib Gourmand no Brasil. Confira os novos estrelados a seguir.

Em São Paulo:

No Rio de Janeiro:


Prêmios Especiais MICHELIN

Encerrando a noite com maestria, foram anunciados os dois prêmios especiais concedidos pelo Guia MICHELIN 2024 em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ambos estão relacionados a restaurantes reconhecidos com duas estrelas MICHELIN: Lasai e Tuju.

  • Prêmio MICHELIN Sommelier: Maíra Freire, do Lasai (Rio de Janeiro). A sommelière do Lasai no Rio tem um talento nato para escolher e recomendar vinhos e foi reconhecida não só pelo conhecimento como também pela admirável habilidade didática.
    .
  • Prêmio MICHELIN Abertura do Ano: O Tuju (São Paulo) fez um retorno triunfal com sua reabertura em novo endereço, oferecendo uma incrível experiência gastronômica e dando aula de sustentabilidade. Não à toa, levou o upgrade (agora com duas estrelas) e a Estrela Verde MICHELIN 2024, provando que alta gastronomia e sustentabilidade podem (e devem!) andar de mãos dadas. Em outras palavras, reabriu para arrasar.

Os números do Guia MICHELIN 2024
São Paulo e  Rio de Janeiro

A foto da noite: os contemplados com o Guia MICHELIN 2024
A foto da noite, com os contemplados pelo Guia MICHELIN 2024 | Divulgação
  • 140 restaurantes recomendados, dos quais:
  • 6 restaurantes com estrelas MICHELIN (3 recém-premiados)
  • 15 restaurantes com uma estrela MICHELIN (7 recém-premiados)
  • 37 restaurantes Bib Gourmand (12 recém-premiados)
  • 3 restaurantes MICHELIN Green Star (premiados pela primeira vez)
  • 82 restaurantes selecionados (38 adicionados recentemente)

Então, se você ama programar roteiros gastronômicos, planeje sua agenda para conferir o que Rio e São Paulo têm de melhor para saborear.

Em qual deles você vai brindar primeiro? 😉

 

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo