Guia de Festivais 2022

Para você programar suas viagens musicais de 2022

Patrocínio:

O UNQUIET Festivals é uma curadoria especial para proporcionar a descoberta de novos sons mundo afora. Desenvolvido por Lalai e Erik Sadao, o guia traça um roteiro pelos festivais 2022 mais incríveis de cidades de todos os continentes.

Foto: Reprodução

AFRIKABURN

Onde: Tankwa Karoo, África do Sul
Quando: 25 de abril a 1o de maio, 2022
Som: Transformativo

Uma cidade distópica é construída no meio do deserto para abrigar 15 mil pessoas por uma semana. Não há hierarquia, troca de dinheiro, estilo de música definido e nem espectador. É um evento de experimento social, colaborativo e o irmão mais velho do Burning Man numa versão mais intimista. Instalações artísticas, música eletrônica para todos os gostos, carros mutantes, workshops e muita troca marcam cada uma de suas edições desde 2007. Recomendado para um detox digital e para ter uma experiência que pode ser life changing.

tickets.afrikaburn.com

Foto: Reprodução

NYEGE NYEGE

Onde: Kampala, Uganda
Quando: Setembro, 2022
Som: Música eletrônica africana

Considerado um dos festivais mais cool da África, o Nyege Nyege reúne hoje o que há de mais moderno na cena musical eletrônica da África Oriental e Central. O tamanho sucesso levou o evento a ter participação em outros grandes festivais do mundo incluindo o Sónar Barcelona. É originalmente um selo musical e anualmente reúne algumas das festas mais notórias da cena underground de Kampala para colocar todo mundo para dançar num cenário mágico à beira do rio Nilo.

facebook.com/NyegeNyegeFestival

festivais 2022 - SXSW
Foto: Reprodução

SXSW

Onde: Austin, Texas
Quando: 11 a 20 de março, 2022
Som: Inovação, música, cinema e comédia

O SXSW (South by Southwest) nasceu como festival de música e hoje é considerado um dos maiores eventos de inovação. São nove dias de programação ocupando diversos lugares, transformando Austin num grande palco que recebe quase 300 mil pessoas. A programação de música não deixa a desejar e traz muitos artistas emergentes da cena indie. É uma oportunidade única de assistir a um show numa igreja para um público reduzido de um artista que não demorará para estar no headline de um grande espetáculo. Além de tudo, o festival oferece uma experiência única para renovar o repertório e, claro, conhecer pessoas do mundo todo.

sxsw.com

Foto: Reprodução

MUTEK

Onde: Montreal, Canadá
Quando: Agosto/setembro, 2022
Som: Música eletrônica

Um dos maiores festivais dedicados à intersecção da música e da arte com a tecnologia, o Mutek celebra a criatividade digital apontando qual será a música do futuro. Experiências imersivas, painéis, workshops e shows espalhados por diferentes venues em Montreal promovem um grande encontro internacional apresentando sempre uma programação única e vanguardista. O Mutek acontece também no Japão, Espanha, Argentina e México.

mutek.org

Foto: Reprodução

DEKMANTEL SELECTORS

Onde: Tisno, Croácia
Quando: Final de agosto, 2022
Som: Eletrônica (house e techno)

Sob o selo holandês Dekmantel, o Selectors é o programa perfeito para quem gosta de público pequeno e seleto numa locação paradisíaca à beira mar com um line-up impecável. Não tem erro. São cinco dias dançando com o pé na areia ou a bordo de um barco. É necessário se programar com antecedência porque os ingressos se esgotam tão logo são colocados à venda. Na edição de 2021 alguns dos destaques foram Job Jobse, John Talabot e Lena Willikens.

dekmantelselectors.com

festivais 2022 - coachella
Foto: Reprodução

COACHELLA VALLEY MUSIC AND ARTS FESTIVAL

Onde: Coachella/Palm Springs, Califórnia (EUA)
Quando: 15 a 17 e 22 a 24 de abril, 2022
Som: Indie, eletrônica, rock, pop e hip hop

Um dos maiores e mais concorridos espetáculos do mundo, o Coachella nunca decepciona e promete seu retorno com toda a pompa após dois anos sem programação. Os ingressos já estão esgotados para os dois finais de semana em que acontece e quem se animar em ir precisa entrar na lista de espera. O Coachella tem produção primorosa, o line-up sempre brilha os olhos de qualquer um e o seu glamping não deixa nada a desejar comparado a um ótimo quarto de hotel. Além de tudo, o festival é também um dos maiores lançadores de tendências do planeta.

coachella.com

Festivais 2022 - Rock The Mountain
Foto: Reprodução

ROCK THE MOUNTAIN

Onde: Itaipava, Petrópolis (RJ/Brasil)
Quando: 16 e 17 de abril, 23 e 24 de abril, 2022
Som: Música brasileira

Saindo do circuito das grandes capitais, o Rock the Mountain chega na sua sexta edição surpreendendo com seu line-up grandioso e por sua locação em meio à natureza. São seis palcos, tirolesa, balão, roda-gigante, horta e várias iniciativas para diminuir o impacto ambiental causado pelo festival. Agora, segura a emoção com esta lista de artistas confirmados: Gal Costa, Caetano Veloso, Criolo, BaianaSystem, Alceu Valença, Luedji Luna, Silva, Ana Frango Elétrico e Teresa Cristina, só para começo de conversa. Partiu?

rockthemountain.com.br

festivais 2022 - nos primavera sound
Foto: Reprodução

NOS PRIMAVERA SOUND

Onde: Porto, Portugal
Quando: 9 a 11 de junho, 2022
Som: Indie, pop, hip hop e eletrônica

O Primavera Porto é feito sob medida para quem prefere uma versão mais intimista do grandioso Primavera Sound. O line-up traz o crème de la crème da edição espanhola numa edição de três dias no meio de um belo parque na cidade do Porto. Menos concorrido, ainda tem ingressos para a edição 2022 e artistas confirmados são Nick Cave & Black Seeds, Japanese Breakfast, Kim Gordon, Tame Impala, Octa Octa, Beck, Slowdive, Gorillaz, Khruangbin e nossos conterrâneos Arnaldo Antunes e Pabllo Vittar.

primaverasound.com/pt/porto

Damian Lazarus, criador do Day Zero | Foto: Reprodução

DAY ZERO

Onde: Tulum, México; Massada, Israel
Quando: 7 de janeiro (Tulum) e 23 de setembro (Massada), 2022
Som: Eletrônica (house e techno)

Festival de música eletrônica, que acontece em duas locações de belezas extraordinárias, foi criado pelo DJ e produtor Damian Lazarus reunindo alguns dos maiores nomes da cena da música eletrônica mundial. Em Tulum o festival foge do lugar-comum, saindo de suas praias paradisíacas e se embrenhando por sua selva, enquanto em Israel o evento acontece em Massada, uma antiga fortaleza construída pelo Rei Herodes a 520 metros acima do nível do Mar Morto.

dayzerofestival.com

Foto: Reprodução

FLOW FESTIVAL

Onde: Helsinque, Finlândia
Quando: 12 a 14 de agosto, 2022
Som: Indie, pop, eletrônico, hip hop e jazz

O Flow Festival está na lista dos eventos mais sustentáveis do mundo, fica no meio da cidade num antigo polo industrial e é primoroso em todos os detalhes, inclusive na gastronomia. Nele é possível comer um prato feito por um dos chefs mais renomados da Finlândia enquanto se toma uma taça de champagne. O line-up também é sempre impecável e conta com um palco dedicado ao soul e jazz levando sempre lendas da música para fazerem apresentações únicas. Além de tudo, o festival tem uma preocupação com a equidade de gênero na hora de escalar artistas.

flowfestival.com/en

A cantora M.I.A. no Way Out West 2018 | Foto: Reprodução

WAY OUT WEST

Onde: Gotemburgo, Suécia
Quando: 11 a 13 de agosto, 2022
Som: Indie, pop, R&B e hip hop

Um dos principais festivais do mundo, o Way Out West tem a sustentabilidade como um de seus pilares e é 100% vegetariano, com uma vasta opção de comida. Conta anualmente com um restaurante pop-up para o qual é convidado um chef emergente da Suécia para preparar um menu especial. Tem bar de champagne, de cervejas artesanais e um palco dedicado a filmes e palestras. Acontece num parque no meio da cidade de Gotemburgo e já está com Robyn, Michael Kiwanuka, Nick Cave & Bad Seeds, Princess Nokia, Caribou e Bikini Kill confirmados para a próxima edição.

wayoutwest

Heartland, realizado no Castelo de Egeskov | Foto: Reprodução

HEARTLAND

Onde: Kværndrup, Castelo de Egeskov, Dinamarca
Quando: 2 a 4 de junho, 2022
Som: Indie

Festival boutique numa das locações mais bonitas do planeta, nos jardins de um castelo renascentista datado de 1554, a duas horas de Copenhagen. O Heartland é um espetáculo pequeno para cerca de 6 mil pessoas por dia e totalmente local, traduzindo perfeitamente o conceito dinamarquês “hygge” (acolhedor, numa tradução livre). Além da música, o evento conta com debates, eventos gastronômicos, incluindo de alta gastronomia, e aulas de ioga pela manhã.

heartland.dk

AFRO NATION PORTUGAL

Onde: Praia do Rocha, Algarve, Portugal
Quando: 1o a 3 de julho, 2022
Som: Afrobeat, hip hop, R&B, dancehall & bashment

Considerado o maior festival de praia dedicado à música urbana do mundo, o Afro Nation acontece num lugar deslumbrante cercado por falésias de rocha vermelha na costa do Algarve. No line-up já estão confirmados os headliners Burna Boy, Wizkid e Megan Thee Stallion. Estrutura impecável, festas em barcos e público animado celebrando a cultura negra por três dias.

afronation.com

Festivais 2022 -  Rock in Seine

ROCK EN SEINE

Onde: Paris, França
Quando: 25 a 28 de agosto, 2022S
Som: Indie, pop, R&B, hip hop e eletrônica

Um dos principais e maiores espetáculos indie da França, o Rock in Seine acontece num pitoresco parque a meia hora de Paris, reunindo 110 mil festivaleiros por dia. Os nomes confirmados para 2022 são Kraftwerk, Nick Cave & Bad Seeds, Tame Impala, Jamie XX, La Femme e The Blaze.

rockenseine.com

festivais 2022 - Montreux

MONTREUX JAZZ FESTIVAL

Onde: Montreux, Suíça
Quando: 1o a 16 de julho, 2022
Som: Jazz, eletrônica, hip hop, indie e pop

São duas semanas ocupando diversos espaços em Montreux com shows gratuitos e pagos para um público de 200 mil pessoas. Fundado em 1967 tendo o jazz como raiz, hoje o festival abriga vários estilos tendo sempre no line-up o crème de la créme da música contemporânea. De Bon Iver a Ben Clock, de Arlo Parks a Ibrahim Maalouf, de Chemical Brothers a Cat Power. É o festival para entrar na lista para ir antes de morrer.

montreuxjazzfestival.com/en

festivais 2022 - Queremos! Festival

Queremos! Festival

Onde: Rio de Janeiro, Brasil
Quando: 28 de maio, 2022
Som: Indie

Contando com uma locação cênica, a Marina da Glória, o Queremos! volta em 2022 com um line-up triunfal com o saxofonista Kamasi Washington, Gilberto Gil, Céu, Àttøøxxa, Drik Barbosa, Elsa Soares & Renegado, entre outros. A baía carioca vai tremer.

festival.queremos.com.br

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo