Instalado em uma reserva costeira inacessível durante séculos, no litoral oeste mexicano, o novíssimo Four Seasons Resort Tamarindo demandou um desafio ao grupo hoteleiro canadense.
A missão era subverter minimamente o terreno, feito de selva nativa. Apenas 2% da área foi impactada com a construção, erguida de forma sustentável: são 157 acomodações, em estilo mexicano contemporâneo, e quase todas com piscinas privativas, além de bares e restaurantes.
A cultura local é celebrada em diversos momentos, tanto que o resort firmou uma aliança com as organizações Ensamble Artesano e Taller Maya para exaltar a cultura pré-hispânica e valorizar o trabalho dos artesãos mexicanos ‒ resultado que se vê desde os objetos de decoração (também à venda na loja) até os uniformes da equipe do hotel.
Há programas voltados para a ancestralidade local, com caminhadas guiadas por biólogos e pesquisadores para conhecer plantas medicinais usadas antes da colonização e observar as mais de 70 espécies endêmicas.
Outro ponto de interesse é a fazenda orgânica Rancho Ortega, sob o comando do diretor de gastronomia do Four Seasons Resort Tamarindo, que cultiva plantas nativas, fornece produtos orgânicos aos restaurantes e promove a agricultura sustentável. O hotel ainda conta com um campo de golfe e um spa.