Estou há dois anos na Austrália e só agora pude entender as razões que tornam a simples menção ao Vietnã um sinônimo de encantamento no rosto de vizinhos e amigos. Da gastronomia endêmica à autenticidade cultural, de montanhas tropicais a um litoral belíssimo, com 3,5 mil quilômetros, das cidades imperiais à cosmopolita Saigon: o Vietnã é intrigante e merece ser desbravado com a mente aberta.
Ainda pouco célebre como destino de wellness na Ásia, mas com grande potencial, o país vive um boom de hotéis de luxo, com propriedades que estão elevando seu portfólio de spas e refúgios endêmicos.
Aliam-se a esses investimentos as experiências da latente vida rural, em paisagens bucólicas, com seus icônicos arrozais, rodeados de montanhas e vilas pitorescas. “O Vietnã emergiu da pandemia como um destino que permite viagens lentas, de experiências de bem-estar, com spas especializados, atividades de aventura e trilhas que compõem um conjunto de elementos espirituais, mentais e físicos”, comenta Linh Le, ex-porta-voz da autoridade de turismo do Vietnã e CEO da Luxperia, uma agência de experiências de luxo.
Benefícios Exclusivos UNQUIET: Capella Hanoi, Sofitel Legend Metropole, Anatara Hoi-An, Hyatt Regency Danang, Hanoi
Saiba maisConsulte seu agente de viagens
Capella Hanoi
Benefício:Upgrade, de acordo com disponibilidade, e mimo de boas vindas especial para leitores UNQUIET
- Use o código: UNQUIET
- Validade: Setembro de 2025
____________________________________________
Sofitel Legend Metropole Hanoi
Benefício: Upgrade, early check-in/late check-out, de acordo com disponibilidade, mimo e atividade no hotel especial, de acordo com a sazonalidade, para leitores UNQUIET
- Use o código: UNQUIET
- Validade: Setembro de 2025
____________________________________________
Anatara Hoi-An
ra Hoi-AnBenefício:Upgrade, de acordo com disponibilidade, surpresa típica de boas vindas e atividade no resort, de acordo com a sazonalidade, para leitores UNQUIET
- Use o código: UNQUIET
- Validade: Setembro de 2025
____________________________________________
Hyatt Regency Danang Resort and SPA
Benefício: Drink e Surpresa de Boas Vindas preparada para leitores UNQUIET.
hyatt.com/regency-danang-resort-and-spa
- Use o código: UNQUIET
- Validade: Setembro de 2025
Energia das águas
Um dos destinos que exaltam essa predileção pelo wellness fica no norte do país, na região de Mai Chau. O Avana Retreat foi construído entre arrozais e uma floresta tropical que divide a fronteira com o Laos. Sua principal estrela e inspiração é a imponente Cachoeira Pung. Ela é a artéria central, conduzindo a musicalidade de suas águas como uma sinfonia integrada a um paisagismo natural.
O Avana nasceu com foco em sustentabilidade. A região montanhosa teve sua mata nativa afetada pela agricultura. Durante os seis anos de construção do hotel foram plantadas 10 mil árvores endêmicas, como parte de um programa de reflorestamento. Além disso, 93% dos mais de 150 funcionários são moradores das vilas locais.
A soberana cachoeira, e seus riachos, também conduz o hóspede por uma extensa passarela de madeira ao Orchid Spa e aos dois principais palcos de aulas de hatha e yin ioga e de meditação com singing bowl.
O H’mong Cottage é um espaço projetado para a prática da ioga, energizada pela vista panorâmica de todo o vale. Mas a que mais me conquistou foi o Thai Cottage, um quiosque pensado para ser harmonizado com a água corrente da cachoeira. É uma ioga por osmose!
Nesse cenário estão as oito salas de tratamento do spa, que exaltam as técnicas de cura da medicina tradicional vietnamita, conhecida como “herbologia do sul”. Os tratamentos são baseados em ervas, frutos e especiarias orgânicos, como os que compõem os principais óleos essenciais do Avana: canela, pomelo, capim-limão e hortelã.
Mas a singularidade do spa não está apenas em técnicas inovadoras ou exclusivas. É o canto das águas da Cachoeira Pung que energiza a experiência desse cobiçado refúgio zen. Ao visitá-lo, tive a sensação real de ter feito uma imersão profunda no interior vietnamita, próximo de gente da terra.
Rumo ao Vietnã Central
Deixo a serenidade de Mai Chau e volto à capital, Hanói. A missão é conhecer o Capella, mais um hotel butique da celebrada rede de propriedades de luxo. O projeto é um mergulho na década de 1920, uma exaltação lúdica aos tempos de glória das óperas, em uma viagem de 100 anos. Cada ambiente, que leva a assinatura do renomado arquiteto Bill Bensley, exalta o glamour e a vibração multifacetada de uma era icônica da arte. O design do Spa Auriga é um deslumbre, um dos mais originais que já visitei. São apenas duas suítes, onde os tratamentos seguem uma orientação holística, com um menu guiado pelas fases da Lua. Memorável.
Após um voo curto, chego a Da Nang, no litoral do Vietnã Central. A terceira maior cidade do país tem uma costa belíssima, que atraiu dezenas de grandes redes hoteleiras e marcas de luxo.
Ela é a base para conhecer as famosas Montanhas de Mármore, um grupo de cinco picos de calcário que abriga um complexo de cavernas, túneis e santuários que mesclam o culto ao budismo e ao hinduísmo. Vale ressaltar que quase 75% dos vietnamitas não seguem instituições religiosas.
Essas montanhas são vizinhas à espetacular cidade ancestral de Hoi An, a menina dos olhos do Vietnã, que integra um de seus oito Patrimônios da Humanidade. O centro histórico da cidade é fascinante e imperdível pelo caráter cultural, mas vive lotado de visitantes. O lado mais espiritual dela fica a 40 km, em outro site tombado pela Unesco, o My Son Sanctuary. Trata-se de um complexo de torres e templos hindus, abandonados e parcialmente em ruínas. O lugar é mágico, e o ideal é chegar bem cedo (por volta de 6h30 da manhã) com a missão de encontrar cantinhos de meditação vazios e apreciar a energia da luz da alvorada.
The Vietage
O Anantara Hoi An é minha base na cidade, uma propriedade butique, de arquitetura colonial, de frente para o Rio Thu Bom, bem no coração do centro histórico. Além do conforto e do elevado padrão do spa do hotel ‒ a forte identidade da marca ‒, há uma curiosa experiência idealizada pelo Anantara: o Vietage.
A proposta é fazer a conexão de trem entre dois Anantaras (o Hoi An e o Quy Nhon) descendo pela costa, em uma viagem de seis horas. Um vagão inteiro, de um trem de linha regional, foi transformado em um espaço de luxo exclusivo para apenas 12 hóspedes-passageiros afortunados. É provavelmente a viagem mais relaxante e sofisticada no Vietnã, além de ser uma escolha sustentável. Durante a jornada é servida uma requintada gastronomia, enquanto o trem passa por paisagens bucólicas, dentro de pequenas vilas, em trechos com belas vistas do litoral. Há ainda o mimo de uma pequena massagem de ombro e pescoço, ofertada a todos os passageiros. Chego ao Anantara Quy Nhon mais sereno e relaxado do que quando deixei Hoi An. O Vietage revigora!
O Anantara Quy Nhon fica em uma baía tranquilíssima, tendo suas 25 vilas, com piscinas privativas, harmonizadas com a vista da ensolarada Ilha Hon Hgang. Para dar um tom ainda mais autêntico, na praia vizinha há uma pitoresca microvila de pescadores artesanais, polvilhada com dezenas de charmosos barcos coloridos. A propriedade é mesmo de padrão elevado. A gastronomia primorosa e um spa com tratamentos exclusivos, como o Equilíbrio de Cristal de Chakra, que propõe uma infusão de óleos e cristais que estimula o fluxo energético. Um dos destaques de wellness é vivenciar a alvorada com uma sessão privativa de ioga e meditação diante das torres do antigo Reino de Champa, em um dos locais mais incríveis da região. No complexo de templos de Banh It, o hóspede é convidado a se conectar com torres gigantes, de tijolos vermelhos, que emanam boas vibrações entre o hinduísmo e o budismo, crenças que compunham a fé de um povo, condensadas e entrelaçadas em ambiente de profunda espiritualidade.
Bãi San Hô
A linda Bãi San Hô, que em vietnamita significa Baía dos Corais, é cenário do Zannier Hotel, um dos mais belos hotéis do Vietnã. São 98 hectares, onde 73 acomodações parecem estar camufladas em meio à mata tropical. Ali o único caminho de fuga é o mar, separado por uma praia privativa de areia branca e tom paradisíaco. A arquitetura e o paisagismo são descomunais. As vilas foram construídas ecologicamente, utilizando técnicas tradicionais para replicar as residências tribais. Os interiores têm cores e texturas naturais e os móveis incorporam materiais rústicos, diversos deles feitos à mão com madeira recuperada e bambu. Isso contribuiu para que o Zannier conquistasse a respeitada certificação de sustentabilidade Green Globe.
Outro destaque é o Hoa Sen Spa, cuja filosofia está baseada nos cinco elementos: ar, água, terra, fogo e espírito. Deles surgem diversos tratamentos inspirados em técnicas vietnamitas e tailandesas, com ingredientes orgânicos locais e rituais de banhos de cura e terapias com ervas.
Hoa Sen significa “flor de lótus”. Ela é o símbolo do Vietnã e no budismo representa o impulso de transformação e equilíbrio. São duas buscas que serão estimuladas em quem visitar esse país fascinante.
+ Curtiu? Confira um roteiro adicional de bem-estar no Vietnã
Matéria publicada na edição 16 da Unquiet.
Capella Hanoi
A cada dia que escurece, enquanto muitos de nós desfrutamos de iluminação segura e confiável, 789 milhões de pessoas vivem em extrema escuridão devido à grave pobreza energética. Elas dependem de formas primitivas de energia, como carvão e querosene, para acender seu caminho durante a noite. Essas formas de energia têm um impacto devastador na saúde e bem-estar, estabilidade econômica, resultados educacionais e meio ambiente.
Como parte de nossas iniciativas Capella Youth, doaremos luzes solares seguras e confiáveis para comunidades beneficiárias na Indonésia, Tailândia e Vietnã.
Uma luz, uma criança, uma comunidade de cada vez.
Nomeado em homenagem à estrela mais brilhante da constelação de Auriga, o Capella Hotels and Resorts busca iluminar a vida dos jovens em nossa comunidade e além. Acreditamos que todas as crianças merecem educação adequada e sejam capacitadas para construir um futuro sustentável para si mesmas.
fundraising-partner.solarbuddy.org/capella
____________________________________________
Sofitel Legend Metropole Hanoi
Como o Sofitel Legend Metropole Hanoi é um membro do grupo hoteleiro Accor, temos a certificação “platina” do programa Accor Planet21 CSR desde 2019, que é o nível mais alto.
Práticas gerais:
- Redução de plásticos de uso único nos quartos de hóspedes em 100% desde 2022 – é uma prática contínua.
- Programas de reciclagem do hotel estão em vigor, incluindo papel, plástico, papelão, óleo de cozinha e vidro (algumas limitações com base nas opções de reciclagem disponíveis em Hanói).
- O consumo de energia é monitorado diariamente e relatado mensalmente.
- Serviços públicos como água, eletricidade, gás e diesel são monitorados de perto, relatados e controlados.
- O hotel implementou métodos adicionais de economia de água em todo o hotel, incluindo filtros/barreiras especiais para torneiras de água.
- Programas de limitação do ciclo de lavagem de toalhas e lençóis dos hóspedes são implementados no hotel. Como parte do programa de reutilização de toalhas, a Accor planta uma árvore em uma área desmatada para cada cinco toalhas reutilizadas (como penduradas
- para não serem lavadas).
- Substituir 100% da iluminação do hotel (áreas públicas e quartos de hóspedes) por lâmpadas LED de economia de energia.
- PROPÓSITO
- Desenvolver o negócio de forma sustentável, considerando as questões ambientais, socioculturais, de qualidade, bem como de saúde e segurança.
- Demonstrar o comprometimento da gestão em cumprir as leis e regulamentos ambientais vietnamitas.
- Desenvolver um programa de monitoramento e auditoria para garantir a conformidade com o Plano de Gestão da Sustentabilidade e a legislação ambiental relevante e a detecção precoce de quaisquer impactos ambientais negativos significativos das atividades comerciais.
- Estabelecer uma estrutura para a gestão ambiental para garantir a implementação das medidas de mitigação identificadas.
https://www.sofitel-legend-metropole-hanoi.com/extra-services-facilities/sustainability/
____________________________________________
Anatara Hoi-An
- Busca constante por eliminação de plásticos de uso único
- Instalação de painéis solares reduzindo a pegada de carbono
- Gestão completa dos resíduos produzidos, reciclando e compostando
- Produção de água no local para beber e uso operacional
- Produção de algumas ervas para uso no SPA
- Limpeza regular do rio Thu Bom
- Parceria com o líder global em turismo sustentável obtendo a Certificação Green Growth Platinum 2050
https://www.anantara.com/en/hoi-an/sustainability/?category=reducing-pollution
____________________________________________
Hyatt Regency Danang Resort and SPA
Como parte do Hyatt o Regency Danang segue as diretrizes do programa World of Care, plataforma que visa promover o cuidado com o planeta, as pessoas e os negócios responsáveis.