O lado mais descolado de Zurique

O District 5 tem aquela pegada moderna, legado do Williamsburg nova-iorquino para o mundo, e se tornou sinônimo de festa de segunda a segunda

Patrocínio:

A história é conhecida. Um antigo distrito industrial abandonado, localizado próximo aos trilhos de uma agitada estação de trem, é adotado por artistas, criativos e, claro, pela comunidade LGBTQIAPN+. Em pouco tempo, o que era um bairro sem graça, considerado pouco seguro, começa a dar espaço a clubes, restaurantes, bares, cafés, lojinhas e galerias de arte. 

Se a descrição acima nos leva a bairros do mundo todo, o District 5, mais especificamente a longa via Langstrasse, em Zurique, se diferencia de pares como o Kreuzberg, em Berlim, o Canal de Saint Martin, em Paris, e o Leste de Londres, para citar alguns exemplos de gentrificação ocorridos nas últimas décadas, por emprestar uma pitada de folia incomum à principal cidade da Suíça alemã. 

Em Zurique, estabelecimentos declaradamente LGBT são uma raridade. A cidade se orgulha de ser um dos lugares mais gay friendly do planeta, garantindo que qualquer casal, independentemente da orientação sexual e de gênero, possa demonstrar carinho em qualquer lugar. 

District 5 Zurique LGBT
Parada LGBT de Zurique
Restaurante Neni
Foto: Divulgação

Há, claro, bares, clubes e festas dedicados ao público LGBT. Mas o que se encontra nas cercanias da Langstrasse são alguns dos estabelecimentos queer friendly mais charmosos da Europa, com vocação para atrair quem não abre mão de conviver em ambientes uber-diversos. Basta um brunch ou happy hour no Neni, um israeli sensação do bairro, localizado no hotel 25 Hours Langstrasse, para constatar o convívio harmonioso entre os executivos que elegeram o District 5 como endereço na cidade e o pessoal descolado, que habita e frequenta o bairro. 

Um corredor comercial, com algumas das lojas mais legais da cidade, surge ao longo da moderna Europalle, a caminho da imponente Hautbanhof, a maior estação de trens do país. Após renovações de mais de uma década, a área se tornou um ponto de observação da arquitetura contemporânea suíça.

Ilha de Werdinsel

Escritórios de unicórnios gigantes, como o Google, estão instalados em alguns dos edifícios que refletem o vidro e o concreto armado. Para equilibrar, hortas comunitárias, espalhadas ao longo de uma zona de pedestres, devolvem vida e tons verdes a uma paisagem destinada a ser árida. A Europalle é o endereço da Slow Food, uma feirinha só com hortas urbanas e pequenos produtores da região, responsável por transformar a zona em uma das mais bacanas de Zurique.

Uma curadoria muito bem-feita de marcas suíças e escandinavas, sustentáveis e com peças produzidas para todo tipo de situação, é encontrada na Kevin in the Wood. Na Opia, logo ao lado, queridinhas como a japonesa Comme des Garçons são encontradas junto de designers belgas de vanguarda. 

Para matar a fome, ótimas pedidas são o Bridge, uma espécie de Eataly suíço, com mercado, café e restaurantes variados. Na mesma calçada, o Kosmos reúne uma programação cultural, com um concorrido teatro, restaurante e café. Já a cozinha coreana, uma das estrelas da gastronomia atual, pode ser conferida no Miss Mii, um restaurante moderno com decoração inspirada nos bairros underground de Seul. O District 5 é um bairro repleto de restaurantes e cafés pequenos, perfeitos para quem adora descobrir novos sabores fora do circuito dos premiados.

District 5 Zurique LGBT
Restaurante Neni
District 5 Zurique LGBT
Freitag Tower
District 5 Zurique LGBT
Parada LGBT de Zurique

Durante o verão, não muito longe dali, a Praça Kaserneraval recebe eventos e mostras abertas, e o Parque Bäckeranlage, uma das inúmeras áreas verdes de Zurique, é o endereço de concertos ao pôr do sol, onde uma toalha e uma garrafa de vinho formam o kit essencial para experimentar a vida local. O mesmo acontece nos muitos parques espalhados ao longo dos rios e lagos de água cristalina da cidade. A Ilha de Werdinsel é um dos endereços mais concorridos e tem uma área dedicada ao público LGBT.

Tanto de dia quanto de noite, um giro pelo District 5 irá transformar para sempre a percepção que se tem da cidade, que se tornou um dos centros mais vibrantes da Europa, com altíssimos índices de qualidade de vida, refletidos na liberdade e no acolhimento de representantes de todas as letras da sigla LGBTQIAPN+. Ideal para fugir do comum em uma aventura solo, a dois ou com um grupo animado de amigos.

Fechar

Benefícios Exclusivos UNQUIET: Benefícios Exclusivos UNQUIET, 25Hours Langstrasse

Saiba mais

Consulte seu agente de viagens.

25Hours Langstrasse

  • Mini Bar completo e abastecido para os hóspedes UNQUIET + ecobag especial.
Use o código: UNQUIET SPECIAL OFFER
Validade: BENEFÍCIO EXPIRADO

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo