Os melhores destinos de kitesurf, por Reno Romeu

Campeão e recordista de kiteboarding, o carioca compartilha lugares onde o vento sopra a favor da aventura

Reno Romeu e os melhores destinos do mundo para praticar kitesurf

A equação é complexa: una força com equilíbrio, junte a isso uma dose generosa de coordenação e finalize com uma parcela de pura coragem. Eis a fórmula para transformar indivíduos comuns em exímios praticantes de kitesurf. Ao se aventurar mar adentro, cada avanço, cada queda serve como ensinamento, aperfeiçoando o contraste de suas pipas com o céu e de suas pranchas com o mar.

O brasileiro Reno Romeu é um deles. Ou melhor, é bem mais do que isso: um dos grandes nomes mundiais do kitesurf. Recordista em 2013 pelo Guinness World Records pelo maior número de giros de 360° em um único salto — surpreendentes sete rotações completas —, duas vezes campeão brasileiro e sul-americano de kite, o atleta vem competindo nos últimos anos no circuito profissional de kiteboarding e em outros grandes eventos voltados ao esporte pelo mundo.

+ Confira outros roteiros UNQUIET com destinos de esportes

Onde praticar kitesurf por Reno Romero
Desde 2022, Reno Romeu integra o time de embaixadores da Mitsubishi Motors | Reprodução Instagram @renoromeu

Carioca, Reno veleja desde os 12 anos de idade. Sua experiência no kitesurf não é apenas medida pelos títulos conquistados, mas também pelas inúmeras aventuras em busca dos melhores pontos de kiteboarding pelo mundo. Reno também produz conteúdo voltado ao esporte em suas redes sociais enquanto viaja pelo mundo. E em 2022, se tornou embaixador da Mitsubishi Motors.

A seguir, Reno Romeu compartilha alguns de seus destinos favoritos — points de kitesurf no Brasil e no mundo que desafiam as habilidades dos kiteboarders.

Taíba, Ceará | BRASIL

A Taíba é definitivamente um dos melhores picos de kite do mundo. Essa pequena vila de pescadores no Ceará se transforma com ventos constantes que sopram quase 6 meses ao ano e oferece condições perfeitas tanto para iniciantes quanto para velejadores experientes. A lagoa da Taíba, com suas águas calmas e ventos de intensidade ideal, é um ótimo lugar para aprimorar manobras técnicas.

Já para quem ama ondas, a dica é caminhar 50 metros para aproveitar as ondas da praia da Taíba – um dos melhores picos de kitewave no Ceará. E quando o dia de velejo chegar ao fim, o hotel Carmel Taíba e o charmoso Saline Taíba são opções perfeitas para descansar e recarregar as energias.

Taíba no Ceará é um dos melhores points do país para kitesurf
Taíba, vila de pescadores a 75 km de Fortaleza, é um dos destinos favoritos de Reno Romeu para praticar o kitesurf | Getty

Arubinha, Arraial do Cabo, RJ | BRASIL

Arubinha não é apenas um dos melhores pontos de kite do Brasil, mas também onde minha trajetória no kiteboarding começou e um dos meus lugares preferidos no mundo. Situada a apenas duas horas do Rio de Janeiro, em Praia Seca, na região dos Lagos, Arubinha é o ambiente perfeito tanto para aprender quanto para aperfeiçoar suas habilidades, com suas águas rasas e lagoa controlada.

Union Island | SAINT VINCENT E GRENADINES

Union Island é um pequeno paraíso caribenho que oferece um pico perfeito para velejadores de todos os níveis. A água plana e o vento moderado constante fazem desse lugar um dos mais procurados por kiteboarders ao redor do mundo.

Los Roques, na Venezuela, um dos melhores destinos para kitesurf
Em Los Roques, destino eleito por Reno Romeu como o favorito “no mundo inteiro” | Reprodução Instagram @renoromeu

Los Roques | VENEZUELA

Los Roques é meu destino favorito no mundo inteiro — e olha que já rodei, hein? O lugar é um paraíso na Terra, um deserto azul. Na minha opinião, Los Roques é mais bonito que as Maldivas. E o melhor: em Los Roques, venta quase todos os dias.

Esse arquipélago venezuelano, com dezenas de picos de kite e ventos consistentes durante a alta temporada (de janeiro a junho), é, sem dúvida, um dos melhores destinos do mundo para a prática de kitesurf.

Kitesurf na Cidade do Cabo
Blouberg Beach: kite com a Table Bay como cenário | Getty

Cidade do Cabo | ÁFRICA DO SUL

O vento forte e constante faz da Cidade do Cabo um dos meus lugares favoritos no mundo. Não só para praticar kiteboarding, mas também para viver!

Kite Beach, em Blouberg Beach (a 20 minutos de carro da Cidade do Cabo) tem uma praia gigante, que é perfeita para o kite. Lá venta praticamente todos os dias (e muito forte), fazendo deste o melhor lugar do mundo para quebrar o recorde de altura nos saltos de kite.

Além do esporte, a cidade (que é linda) tem uma vibrante vida noturna, com excelentes restaurantes e atividades ao ar livre, que garantem uma experiência completa. A Cidade do Cabo é um lembrete de que a beleza e o desafio convivem em harmonia.

O chamado do vento

De Taíba a Los Roques, de Arubinha à Cidade do Cabo, a dica é seguir os passos (e as pranchas) de quem já sabe reconhecer o chamado do vento. Então, afrouxe suas linhas, prenda seu harness e siga as dicas de Reno Romeu para o curtir o que o mundo oferece de melhor para os amantes do kite. Escolher o destino certo é importante, mas entender o que cada um nos ensina é o que faz toda a diferença.

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo