Se há dez anos preferir alimentos baseados em plantas, em vez de carne, era incomum, e encontrá-los em menus de restaurantes, uma tarefa inglória, o cenário mudou muito no cenário de restaurantes veganos e vegetarianos no cenário gastronômico mundial. E Berlim hoje está no topo de listas das cidades mais amigáveis para pessoas veganas.
Comensais afeitos à alimentação plant-based encontram na capital alemã saborosos banquetes voltados para esse tipo de culinária. A riqueza da cozinha baseada em plantas se estende a quase toda a gama de cozinha internacional em Berlim. Já imaginou um restaurante espanhol de tapas totalmente vegano? Pois experimente o Alaska Bar.
Quase todos os restaurantes, cafés, lanchonetes e quiosques têm opções para quem não come carne. Soma-se a isso o fato de uma cidade tão multicultural quanto Berlim oferecer culinárias de praticamente todos os lugares do planeta.
Foi em Berlim, aliás, que surgiu o primeiro restaurante vegano de desperdício zero no mundo. O Frea é uma grata surpresa, carrega a estrela verde Michelin e faz jus ao reconhecimento. Lá, nenhum prato substitui a carne, mas todos os ingredientes brilham por si só. Com o lema “não desperdiçar”, há sempre boas surpresas, pois todo alimento é utilizado em sua totalidade. A folha da cenoura, por exemplo, vira um pesto saboroso para acompanhá-la.
Sir Savigny
Welcome Amenity
- Use o código: UNQUIET
- Validade: Março de 2025
O Cookies Cream é um dos pioneiros na alta gastronomia vegetariana em Berlim. O restaurante abriu as portas em 2007 e ostenta uma estrela Michelin desde 2018. Chegar a ele é uma experiência tão autêntica quanto é sua original cozinha. Deixarei a surpresa para quando chegar lá, mas funciona num antigo nightclub.
Sabores do mundo
Comer em restaurantes sofisticados em Berlim é mais acessível do que nas demais capitais europeias. No entanto, as experiências gastronômicas vegetarianas vão muito além da sofisticação. Começando pelo kebab, o prato de rua mais popular em Berlim ‒ errou se pensou que é o currywurst ‒, que atende bem essa demanda. O Yoyo Foodworld, a lanchonete vegana mais antiga da Alemanha, serve os dois em versão vegana. É pequeno e cheio de fritura, mas delicioso para quando bater o desejo de fast food.
Para comer em um lugar mais arrumadinho, eu gosto do Osmans Töchter, um restaurante turco de tapas. Eis um delicioso menu para compartilhar, com opções para vegetarianos e outro com carnes.
O Kanaan é um dos meus restaurantes do Oriente Médio favoritos. O menu é vegetariano, com pratos para dividir, mas também recomendo o menu degustação. O falafel e o húmus são imbatíveis.
Na minha lista de cozinhas do Oriente Médio estão o Yafo, o Night Kitchen, o Café Magrabi e o Barra, esse último para ocasiões especiais. Os dois primeiros são ótimos para ir em grupos maiores, para experimentar todo o menu.
Mercados de rua são comuns e costumam ser lugares bacanas para almoçar. Um dos favoritos da cidade é o mercado turco na Maybachufer, numa rua à beira do Canal de Kreuzberg e uma das opções mais gostosas para comer entre uma comprinha e outra.
Berlim é o paraíso para quem gosta de comida do Sudoeste Asiático, tanto que a minha cozinha do dia a dia é a vietnamita, pela facilidade, pelo bom preço e pela explosão de sabores. A maioria tem um menu em versão vegana, trocando as carnes por tofu, cogumelos e legumes da estação. Os meus favoritos são o Van Hoa, simples, mas que faz as minhas papilas gustativas dançarem, e o Cat Tuong, para uma sinfonia de sabores.
Aprendi a gostar de noodles morando em Berlim, e esta é uma escolha perfeita para dias gelados: o The Tree oferece pratos elaborados, deliciosos e bem apimentados. Para o rámen, eu gosto do Buya, mas o Ramen x Ramen é quem esbanja na oferta vegetariana, com oito opções do prato nessa versão.
Para um jantar especial, o Oukan oferece um menu servido em tempos com a cozinha inspirada na tradição shojin ryori (a comida dos templos budistas japoneses). Dica: opte pela harmonização à base de chás, em vez do vinho.
Para voltar para casa com saudade de Berlim, recomendo o açougue vegano Vetzgere, em que os embutidos são artesanalmente confeccionados com produtos orgânicos. É surpreendente mesmo para aqueles que jamais imaginaram apreciar uma salsicha ou um salame veganos convincentes.
Caso você não seja vegetariano, mas adoraria experimentar, Berlim é uma ótima cidade para começar.
Sir Savigny
É parceiro da One Warm Winter, uma organização que fornece bens essenciais aos sem-teto e aos refugiados.
Ações implementadas em unidades do grupo:
# Utilização de tecnologia ecológica sempre que possível, como o Lutron, um sensor de economia de energia, nos quartos do Ibiza’s Sir Joan
# Fornecimento de energia verde para quase todos os nossos hotéis agora e em breve para todos as 13 unidades.
# A iniciativa de caridade Sir Cares, da Sir Hotels , que retribui às nossas comunidades locais.
# Uso de um sistema de águas cinzas, que ajuda a economizar água.
# Use de produtos Zenology em nossos quartos e espaços públicos, que é uma linha de produtos ecologicamente corretos.
# Uso de produto de limpeza ecológico/à prova de COVID-19 Tersano em nossos hotéis holandeses.
# Uso de Ozone Water, um produto de limpeza ecológico que reduz o uso de produtos químicos em notáveis 21% diariamente.
# Redução do desperdício de alimentos nos hotéis Max Brown e Park Centraal Hotels com nossa parceria com a Too Good to Go
Clique aqui para ler a matéria na íntegra na edição 14 da Revista UNQUIET