Sónar Barcelona

Sónar: do pop à música do futuro

Patrocínio:

Sou frequentadora assídua do Sónar há pelo menos 12 anos. Na época, a edição diurna era pequena e acontecia no MACBA, o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, e no CCBB, o Centro de Cultura Contemporânea da cidade. Confesso ter saudades do clima mais intimista, de ver os headliners diurnos tocando para uma plateia pequena e ir e vir de um palco pro outro facilmente, além de cruzar com conhecidos sem precisar marcar de encontrar. 

Mas à noite o festival já era grandioso e invadia o Fira Gran Via, uma espécie de Expo Center Norte catalão. Desde então, o Sónar é um dos festivais que não parou de crescer, sempre apostando em investigar a música do futuro. E eles fazem isso muito bem,  abrançando os maiores ritmos da música pop, como dancehall, R&B e o próprio pop, mas o mais instigante é descobrir artistas avant garde cujos estilos musicais ainda não foram sequer nomeados.

No fim das contas, o Sónar é um festival que abraça a música eletrônica por inteiro, agradando desde o público que gosta de música experimental e de vanguarda ao público que tem a Rosalía e Kaytranada como ídolos. Tem pra todo mundo! Cada palco, tanto durante o dia, quanto à noite, é desenhado para agradar públicos distintos. 

Palco com um músico tocando
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Gosto tanto do Sónar, que fui até a Islândia e a Estocolmo para conhecer suas edições menores, além de ter frequentado as edições brasileiras que aconteceram em São Paulo em 2012 e 2013 consecutivamente. E eu nunca me desapontei.

O Sónar Barcelona pode promover diferentes tipos de festivais de acordo com o que você procura, inclusive tem uma conferência da indústria da música e uma feira acontecendo simultaneamente. Recentemente lançou um novo braço focado em música & inteligência artificial. O novo evento veio pra ficar, uma vez que cada vez mais a música caminha nesta direção. É preciso lembrar que o Sónar sempre se autointitulou como um festival dedicado aos avanços da música.

little simz sónar barcelona
Foto: Divulgação

Para quem vai ao festival em Barcelona pela primeira vez, a premissa é: não deixe de curtir a programação diurna, no Fira Montjuïc. O clima é ótimo e mais relaxado do que à noite. São diversos palcos, sendo que o principal nem sempre tem a programação mais interessante, mas é o único a céu aberto, o que atrai bastante gente. O Sónar acontece nos últimos dias da primavera e Barcelona nos recebe com dias ensolarados com temperatura média de 26ºC sem uma nuvem no céu. Eu, particularmente, gosto muito dos palcos que parecem cavernas de tão escuros, pois são os menores e ideais para descobrir novos artistas ou assistir a shows de emergentes que em breve serão escalados para tocar em palcos principais dos festivais. Foi, inclusive, num desses que eu assisti o show da Rosalía, quando apenas os espanhóis pareciam saber de sua existência.

A programação do dia também pede para pegar leve se o objetivo é esticar na programação noturna (impossível fugir da dobradinha), porque aí o festival vira uma maratona começando ao meio-dia e se esticando até às 7h da manhã. Quem vai acompanhar a programação noturna precisa atentar aos horários dos headliners, que geralmente abrem a programação. Muitas vezes o grande dilema é escolher entre assistir o headliner do dia ou o da noite, já que não dá para conciliar ambos, pois há um traslado para ir do evento dia para o noite que, com sorte, vai consumir uma hora entre pegar o shuttle, entrar novamente no festival e chegar no palco principal.

Foto: Divulgação
plateia sónar barcelona
Foto: Divulgação

À noite o clima é bem festeiro. São muitos palcos, alguns a céu aberto, e muita animação. O público muda consideravelmente reunindo uma galera mais jovem. À noite eu indico não perder a chance de conferir o palco SónarCar, onde apenas um DJ toca fazendo um long set de 6 horas sempre com uma curadoria impecável.

Para 2022 o line-up já foi anunciado e está eletrizante. Tocam Chemical Brothers, Bonobo, Moderat, Arca, Agoria, Anna, The Blaze, The Blessed Madonna, Helena Hauff, Eris Drew b2b Octa Otca, Jayda G, Joy Orbison, Oneohtrix Point Never, Princess Nokia, Polo & Pan, Richie Hawtin, Tiga & Hudson Mohawke, entre outros.

Vale a pena demais investir no ingresso VIP, que além de oferecer áreas extras com bares e restaurantes, facilita bastante a entrada, tem preferência na hora de pegar o shuttle e atalhos através de passarelas que conectam os palcos no Sónar Noite.

No mesmo fim de semana do Sónar acontece o OFFSónar com uma programação mais mainstream da música eletrônica. 

show sónar barcelona
Foto: Divulgação

Aproveitando o verão europeu e os quase dois anos trancados em casa, ficar dez dias em Barcelona pode ser uma ótima pedida, já que o Primavera Sound acontece no fim de semana anterior. Ou seja, aproveita a semana para esticar na praia ou visitar as ilhas do mediterrâneo.

Em 2022, o Sónar desembarca novamente para Istambul, nos dias 18 e 19 de março, e depois segue para estrear em Lisboa entre 8 e 10 de abril.

Serviço

Sónar Barcelona
16 a 18 de junho, 2022
Ingressos a partir de 48 euros a 270 euros (VIP)

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo