Kitesurfe nas Filipinas, por Karina Oliani

Ainda desconhecido por muitos, o imenso Arquipélago das Filipinas é um verdadeiro convite aos esportes de aventuras, especialmente o mergulho e o kitesurfe

Para mim, há alguns conceitos que definem uma viagem como sendo “memorável”. A combinação de lugares lindos, conceitos de sustentabilidade, boas companhias e aventuras que fujam do óbvio são elementos capazes de tornar qualquer experiência inesquecível. 

Um lugar que reúne todos esses predicados, além de ser o destino ideal para viajar com os amigos, em casal ou em família, o Arquipélago das Filipinas conta com mais de 7 mil ilhas e muitos tesouros escondidos para quem gosta de ecoturismo. Embora não seja um destino muito procurado pelos brasileiros, seu potencial turístico para a aventura é enorme, quase inesgotável em termos de aventuras e desafios. Esse arquipélago-país do Sudeste Asiático é cercado de belíssimas praias, cachoeiras, florestas, vulcões, águas cristalinas e recifes de corais. Um paraíso em todos os sentidos da palavra. 

Viajar nem sempre é simples, mas é uma fonte inesgotável de ensinamentos e descobertas. Por isso, em nossas experiências com a Epic Trips, procuramos não só roteiros que saiam do comum, mas que também estimulem a sustentabilidade e o espírito de aventura nos exploradores. Por isso, faço aqui um agradecimento especial ao grupo que viajou comigo às Filipinas: todos foram parceiros e juntos descobrimos na prática que são os caminhos difíceis e naturalmente cheios de imprevistos que levam aos lugares mais bonitos do planeta. Foi delicioso viajar na companhia de vocês! 

Fechar

Benefícios Exclusivos UNQUIET: Amanpulo, Filipinas

Saiba mais

Consulte seu agente de viagens

Amanpulo

Benefício: Welcome de boas vindas e experiência na praia preparados especialmente para leitores UNQUIET.

  • Use o código: UNQUIET
  • Validade: Junho de 2025
Kitesurf nas Filipinas Ilha de Mindoro
Kitesurfe em frente à Ilha de Mindoro
Kitesurf nas Filipinas Ilha de Liwagao
Chegada à Ilha de Liwagao

Kitesurfe nas Filipinas: azul da cor do mar

O foco dessa trip foi o kitesurfe, mas, como as Filipinas fazem parte do Triângulo de Coral, não poderíamos deixar de fazer alguns mergulhos épicos no Pacífico Oeste. Logo no início, a primeira coisa que nos surpreendeu foi a receptividade do povo. Apesar da enorme distância, ele é muito parecido com os brasileiros, talvez pelo clima tropical, pela cultura e pelo passado colonial. Difícil acreditar, mas por lá existe até o “jeitinho filipino”, por meio do qual se acha uma solução para tudo. E foi nesse clima de irreverência que desembarcamos na Ilha de Cebu, a nossa primeira parada no arquipélago. 

É incrível como o tempo passa rápido. Em 2024, completo 30 anos como mergulhadora autônoma. Desde então, já mergulhei ao lado de tubarões, crocodilos, golfinhos, tartarugas, baleias e outros animais incríveis. Mas confesso que nunca tinha visto um cardume tão impressionante como o que testemunhei nas águas de Moalboal, um lugar que só posso definir como “abençoado”. A vida marinha prospera por ali porque a região faz parte do Triângulo de Coral, uma área que concentra 75% das espécies de corais do planeta. Em um de nossos muitos mergulhos, presenciamos de perto o maior cardume de sardinhas do mundo.

+ Confira os melhores destinos de kitesurfe, por Reno Romeu

Kitesurf nas Filipinas Mindoro
A praia em frente ao lodge Kitesurf Mindoro

Nessa região, nos hospedamos no dive resort Kasai Village, onde muitos operadores também estão envolvidos em esforços de conservação para proteger esse ecossistema tão vulnerável. Isso inclui práticas de mergulho responsável, participação em limpeza de praias e conscientização sobre a importância dos recifes. 

Fiquei impressionada com o respeito pelo meio ambiente e pela qualidade dos mergulhos realizados por lá. O Kasai Village possui um centro de mergulho técnico de alto padrão e com atividades para todos os níveis, do iniciante ao profissional. Também realizei um mergulho noturno, um dos melhores que já fiz, além de um drift diving incrível na Ilha Pescador. Para quem não sabe, o drift diving é uma modalidade mais avançada de mergulho, na qual o mergulhador se deixa levar pelas correntes até encontrar o barco em outro ponto.  

Bulalacao Kitesurf nas Filipinas
Vista panorâmica de Bulalacao
Kitesurf nas Filipinas The Kasai Village
Mergulho em frente ao The Kasai Village, na Ilha de Cebu
Big Lagoon, em El Nido

De vento em popa

Passados os dias de mergulho, chegou a vez de encontrar outra maneira de me conectar com a natureza e desfrutar de toda a beleza natural das Filipinas. Turma linda, vibe boa, muito vento e água turquesa: era tudo que precisávamos para iniciar nossas expedições de downwind, uma modalidade do kitesurfe em que velejamos por vários quilômetros, sempre a favor do vento. Além de toda a adrenalina que o esporte proporciona, o downwind é uma prática totalmente limpa, já que percorremos grandes distâncias usando apenas a prancha, a pipa e a força do vento. 

Fugi da turística e badalada Ilha de Boracay, a mais famosa (e óbvia) para os kitesurfistas das Filipinas. Optamos pela Ilha de Mindoro, um verdadeiro paraíso perdido para essa modalidade de esporte. Ela ainda é muito preservada, um cenário de praias desertas de areias brancas, montanhas intocadas, selvas tropicais e lindas cachoeiras. Com as temperaturas da água por volta de 26 °C, muito sol e ventos constantes, fica ainda mais fácil se apaixonar pelo local.

Kitesurf Mindoro Kitesurf nas Filipinas
Vista aérea do resort Kitesurf Mindoro

Com o apoio da agência Kitesurf Mindoro, o nosso primeiro downwind contou com ótimas condições: um dia inteiro de Buktot para a Ilha de Suguicay e de lá para o nosso lodge. O lugar oferece a sensação de total exclusividade, já que a região não é nada explorada pelos turistas. Também foi muito legal ver como a Kitesurf Mindoro está engajada em ajudar a comunidade. Além de só empregarem pessoas locais, eles oferecem cursos de capacitação em várias áreas e com isso mudam a vida de muitos filipinos.

No dia seguinte, o downwind passou por Liwagao, onde tivemos a linda surpresa de ouvir dezenas de crianças Filipinas cantando e dançando ‒ foi emocionante. Na sequência, seguimos velejando para Nagubat, duas ilhas quase selvagens, sem eletricidade e água encanada, onde se destaca uma enorme lagoa de água rasa. Nagubat é uma atração à parte, com suas palmeiras e apenas um homem e três cachorros morando por lá. E nós éramos os únicos visitantes.

Amanpulo Filipinas
Uma das vilas do Amanpulo
Ilha Pamalican Kitesurf nas Filipinas
Vista da Ilha Pamalican, onde fica o Amanpulo
Ilustração mapa Kitesurfe nas Filipinas por Antonio Tavares
Ilustração: Antônio Tavares

Nosso último downwind foi contornando a Ilha de Maasin, um velejo mais desafiador, com direito a assistir ao nascer da lua cheia ainda no mar. Na chegada, fomos recebidos ao melhor estilo filipino: luau, fogueira, música boa e um churrasco com comidas típicas, como o peixe na folha de bananeira, ritual que nos fez recuperar as energias rapidamente. Nossos downwinds saíram melhores do que o esperado e com certeza Mindoro é um lugar que estará em breve no mapa dos destinos sustentáveis ao redor do mundo para as kitetrips.

Ao final desses dias sob e sobre o mar mágico e cristalino das Filipinas, fica o gosto de quero mais.

Clique aqui para ler a matéria na edição 15 da Revista UNQUIET.

Fechar

SUSTENTABILIDADE

Ações de conservação do meio ambiente e ações sociais

Saiba mais

Rede Aman

Responsabilidade social

  • Todos os resorts promovem a igualdade de gênero, respeitando a cultura local e a diversidade
  • A Aman impõe uma política rigorosa com seus fornecedores sobre proteção infantil
  • Apoio a programas que abordam questões para mulheres, crianças, contra a pobreza e a fome. Todas as propriedades apoiam programas escolares locais e orfanatos, apoiam empresas lideradas por mulheres para criar independência económica
  • Todas as propriedades oferecem alimentos saudáveis, sustentáveis, orgânicos e sazonais para hóspedes e funcionários, além de fornecer cuidados de saúde aos funcionários e às comunidades locais.
  • Prioridade de emprego para os habitantes locais, apoio à agricultura local na arte culinária, compra de produtos locais; comércio justo, produtos livres de gaiolas e criados ao ar livre
  • A Aman está comprometida em adquirir todos os ovos (casca, líquidos e ovoprodutos) servidos em nossos hotéis e resorts de fontes sem gaiolas até o final de 2024. Em linha com esse compromisso, em fevereiro de 2024, um total de 72% dos nossos hotéis e resorts em todo o mundo alcançaram essa meta e a porcentagem de hotéis por região que compram ovos 100% livres de gaiolas é: 

Américas e Caribe – 100%, Europa e Norte da África – 72% e Ásia-Pacífico – 59%. Dos 28% restantes, a recolha de dados está atualmente em curso com o objetivo de superar os desafios da cadeia de abastecimento regional, a fim de cumprir o nosso compromisso de obter 100% de ovos livres de gaiolas a nível mundial até ao final de 2024.

 

Patrimônio local

  • 15 propriedades estão localizadas num sítio protegido pela Unesco ou perto dele e apoiam-nas ativamente, seja em espécie ou financeiramente
  • Marcos artificiais, naturais ou espirituais são apoiados pelas propriedades Aman

 

Cultura local

  • Todos os hotéis apoiam os artesãos locais através de compras e incentivam os hóspedes a fazerem o mesmo
  • Celebração da culinária local em pelo menos um restaurante em cada propriedade, aulas de culinária dedicadas à culinária local, atividades para os hóspedes nas hortas e nas fazendas locais onde escolhem os produtos para cozinhar e depois comer

Proteção Ambiental

  • Respeito e preservação dos ambientes e ecossistemas nativos: plantio de árvores, proteção de manguezais, corais e tartarugas marinhas, iniciativas de praias limpas, preservação de áreas abertas
  • Gestão de resíduos: recusar, reduzir, reutilizar, reciclar
  • Gestão de resíduos alimentares: compostagem
  • Conservação de água: equipamentos de baixo fluxo, aproveitamento de águas cinzas
  • Eficiência energética: Iluminação LED em todas as propriedades
  • Plástico descartável: um compromisso de todos os hotéis para eliminar o plástico descartável
  • Educação: programas para jovens hóspedes nos Nature Discovery Centers da Aman
  • Hortas: cultivo de produtos orgânicos nos arredores do resort
  • A rede Aman cultiva uma relação simbiótica com a comunidade anfitriã e o meio ambiente, abraça a cultura de seus destinos, onde quer que esteja no mundo.
  • Os esforços de sustentabilidade da Aman baseiam-se em quatro pilares a seguir em todos os aspectos de seu trabalho: patrimônio local, cultura local, proteção ambiental e responsabilidade social.

aman.com/sustainability-amanpulo

aman.com/sustainability

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo