Prepare-se para uma jornada rumo charme da velha escola, com os detalhes sobre o novo Orient Express La Dolce Vita – trem que promete uma jornada à essência do luxo italiano e que abre reservas a partir de abril para a temporada de 2025, com itinerários pela Itália.
O novo Orient Express La Dolce Vita faz uma releitura contemporânea dos trens da Compagnie Internationale des Wagons-Litso, fundada em 1883 pelo empresário belga Georges Nagelmackers. O trem de luxo foi descontinuado em 1977 – após décadas de declínio, a companhia sentiu o golpe do desenvolvimento do mercado de viagens aéreas, chegando, inclusive, a vender seus vagões em leilão.
Em 1982, o estadunidense James Sherwood revitalizou o trem lendário como Venice Simplon Orient-Express, integrando rotas entre Londres e Veneza.
Independentemente do fim da operação da rota original, a marca Orient Express continuou a ser associada a viagens de trem luxuosas e cheias de glamour. A arte e a literatura já se renderam à grife de viagens ferroviárias em obras como os livros de Agatha Christie (‘Assassinato no Expresso do Oriente’ e ‘O Mistério do Trem Azul’), filmes como ‘Moscou contra 007’, ‘A Morte Num Beijo’ e ‘Drácula’, de Bram Stoker, e até mesmo, mais recentemente, o comercial do perfume Chanel nº5, estrelado pela atriz francesa Audrey Tautou (a eterna Amélie Poulain).
Nos últimos anos, o interesse por esse tipo de deslocamento, que celebra o caminho entre dois pontos com requintes dignos de hotéis de luxo, aumentou consideravelmente. As razões para este renascimento talvez seja a nostalgia ou o anseio por uma era mais lenta e glamourosa, em um momento em que a gente mal vê o tempo passar.
A magia dos trilhos ainda captura corações
Para atender aos desejos de viajantes aficionados no glamour das viagens de trem, desta vez o cenário é a Itália. E o interesse dos viajantes anda a todo vapor: para se ter uma ideia, em dezembro de 2022 teve início uma pré-venda de tickets para as viagens inaugurais (que começam na primavera de 2025), garantindo a reserva de 400 cabines.
A concretização do sonho do retorno das viagens ferroviárias glamourosas na Itália foi possível graças à joint venture formada pela empresa hoteleira francesa Accor (que em 2017 adquiriu uma participação de 50 % na marca Orient Express), o grupo Arsenale, multimarcas que desenvolve e administra ativos de empresas de hospitalidade de luxo e estilo de vida, juntamente com a italiana Trenitalia – Gruppo Ferrovie dello Stato Italiane e FS Treni Turistici Italiani.
É importante esclarecer, aliás, que o Orient Express La Dolce Vita não tem relação com a Belmond, do grupo LVMH, que lançou o Venice Simplon-Orient-Express, operando de Londres a Veneza.
+ Leia sobre o Venice Simplon-Orient Express
A iniciativa italiana presta uma homenagem aos anos dourados de ‘La Dolce Vita’, época de prosperidade econômica e transformação cultural na Itália pós-Segunda Guerra Mundial, sobretudo entre o fim dos anos 1950 e início da década de 1960.
Toda essa atmosfera é exalada no design dos 12 vagões, ao passear pelo restaurante (com alta gastronomia e uma seleção premiada de vinhos italianos), lounge e bar do novo trem, ou, melhor ainda, ficar em uma das 12 cabines de luxo, 18 suítes ou na suíte premium ‘La Dolce Vita’.
Com projeto do Dimorestudio, estúdio global de arquitetura e design fundado por Emiliano Salci e Britt Moran em 2003, o novo Orient Express La Dolce Vita tem decoração suntuosa que celebra o artesanato, o design e a criatividade das décadas de 1960 e 1970.
Orient Express La Dolce Vita: Rotas
A primeira rota do Orient Express original – o primeiro expresso transcontinental da Europa – fazia o trajeto entre Paris e Istambul (então Constantinopla), cobrindo inicialmente uma rota de cerca de 2.740 km, incluindo breves escalas em cidades como Munique, Viena, Budapeste e Budapeste.
Desta vez, nove itinerários vão explorar regiões norte e sul da Itália, com viagens de uma, duas ou três noites, como a rota de Roma a Monferrato, cortando as maravilhas do Piemonte, coroadas com vinhos e trufas.
+ Leia mais sobre roteiros pela Itália
Confira as rotas para 2025:
- Veneza e Portofino
- Veneza e Siena
- O Trans-Siberiano Italiano: Matera e Palena
- Roma a Montalcino
- Roma a Monferrato
- Sul da Itália: Maratea e Palermo
- Palermo a Roma
- Sicília
- Sicília e o Mediterrâneo
O novo Orient Express La Dolce Vita vai percorrer cerca de 16 mil quilômetros de linhas ferroviárias, 7 mil dos quais são rotas históricas, não eletrificadas.
As reservas podem ser feitas pelo site do Orient Express La Dolce Vita a partir de 24 de abril de 2024.