Ponta dos Ganchos: a joia da Costa Esmeralda


Por Nathalia Hein

Irretocável. Se há um predicado, entre tantos, para definir o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, certamente esse é o mais preciso. No ano em que celebra 20 anos, o hotel, considerado entre os melhores do mundo em diversas premiações ao longo das últimas duas décadas, reafirma seu compromisso com a excelência ao trazer ainda mais conforto e sofisticação: uma minuciosa reforma que renovou cada um dos 25 bangalôs e outras áreas do resort trouxe um perfume de modernidade aos ambientes, sem perder a personalidade “natural”, tão peculiar da propriedade. 

Encravado em um amplo terreno de 80 mil m2 onde a Mata Atlântica nativa se faz predominante e vai de encontro ao o mar verde intenso da região, conhecida como Costa Esmeralda, no litoral de Santa Catarina, o Ponta dos Ganchos foi pensado para o romance e para o detox mental, longe dos ruídos das grandes cidades. 

A apenas 50 minutos do Aeroporto de Florianópolis, cercado por vilarejos de pescadores originais, o Ponta dos Ganchos oferece a possibilidade de que cada hóspede crie sua rotina particular. O café da manhã, servido em etapas em sistema de menu degustação, é oferecido a qualquer hora do dia. Para o almoço e o jantar, o restaurante funciona ininterruptamente, com serviço a la carte, e gastronomia que prioriza ingredientes regionais, em especial frutos do mar e mariscos fornecidos pela comunidade local e verduras e legumes diretamente da horta orgânica da propriedade, que pode ser visitada pelos hóspedes. Outros dois espaços para refeições, o Veleza, especializado em grill de frutos do mar na brasa (exclusivamente às quartas e aos sábados) e o Pátio Casqueiro, aberto de quinta-feira a domingo apenas para jantar, servem como spots para outras experiências gastronômicas em meio à natureza.

Ainda na programação, uma nova lancha de 36 pés, recém-adquirida pelo resort, promove passeios privativos pelas praias e ilhas nos arredores. Mais característico, o programa em um legítimo barco de pescador faz um circuito mais curto e termina com uma degustação de ostras harmonizadas com espumante em meio ao mar em diversos tons de verde. As atividades contemplam ainda mergulho, snorkeling, beach tênis, tênis, surfe, canoagem e outros esportes terrestres e aquáticos. Quem quiser implementar o romance pode reservar um jantar privativo na ilha particular, experiência que também deve ser agendada com antecedência.

Mas a verdade é que a prática do slow-traveling é levada à sério por quem chega ali em busca de sossego à beira mar. O grande prazer é sentar-se em uma das espreguiçadeiras em frente à calma baía que banha a praia privativa do hotel e contemplar o silêncio, interrompido apenas pelo som leve de pequenas ondas quebrando na areia dourada.

Há quem prefira, ainda, a privacidade dos bangalôs, que fazem as vezes de verdadeiras residências em meio ao terreno abundantemente arborizado, e podem ter entre 80 e 310 m2, sempre com deques de madeira voltados para o mar, alguns com piscinas privativas. A elegância rege o conceito da nova decoração, sóbria, neutra e sempre levando em consideração práticas sustentáveis com design inteligente, que promove a ventilação cruzada, painel solar, teto verde e uso de madeira de reflorestamento na construção.

Reiterando seu compromisso com a exaltação da cultura regional, a reforma firmou parceria com o renomado designer catarinense Jader Almeida, que assina diversos móveis dos bangalôs. Além disso, a equipe de cerca de cem funcionários tem 70% deles originários dos vilarejos no entorno, empregando diferentes núcleos familiares.

Vale saber, ainda, que o tema de compromisso com o meio ambiente é levado à sério pelo Ponta dos Ganchos, cujas iniciativas incluem campanhas de reflorestamento na região, onde já foram plantadas mais de dez mil mudas de arvores nativas, além de todas as práticas sustentáveis que são de ordem mandatória nos dias de hoje, como reutilização de água, reciclagem de lixo, utilização de carros elétricos para transporte dentro do hotel, entre outros.

O Ponta dos Ganchos não aceita hóspedes abaixo de 18 anos, salvo em datas especiais, quando hóspedes acima de 14 anos são bem vindos. 

Mas há outros espaços para que cada refeição seja acompanhada por uma vista diferente da Costa Esmeralda. Entre eles, o Veleza, especializado em grill de frutos do mar e carnes guarnecidos com legumes na brasa (exclusivamente às quartas e aos sábados) e o Pátio Casqueiro, aberto de quinta-feira a domingo apenas para jantar. No Pátio, são servidas opções de pratos mais casuais. O local é cercado pelo verde que rodeia a península. Muitas vezes, uma programação musical ao vivo acompanha os jantares.

Ainda passando pelas experiências gastronômicas, os jantares românticos na Praia são sempre perfeitos para proporcionar momentos inesquecíveis ao som do mar calmo e à luz do luar. Outra opção gourmet, embora mais descontraída, é o piquenique. Servido geralmente ao pôr do sol e montado pela equipe do hotel em diferentes locais da península, sempre com vista para o mar da Costa Esmeralda.

 

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Meio ambiente 
O cuidado com o meio ambiente faz parte da essência do Ponta dos Ganchos. Como exemplo das práticas adotadas, o lixo é 100% reciclado e a água tratada da estação de esgoto é utilizada para a jardinagem do hotel. Já a água da chuva é usada tanto na lavagem de automóveis quanto nas ruas da propriedade e na lavanderia. Os resíduos orgânicos passam por um processo de compostagem e depois são usados como adubo na horta. 

Horta orgânica
Iniciada em 2008, a horta orgânica é um dos projetos sustentáveis realizados pelo Ponta dos Ganchos para selar seu compromisso com a natureza. Criada não apenas para atender a necessidade em dispor de ingredientes para uma gastronomia sustentável, por meio da horta é possível gerenciar grande parte dos resíduos orgânicos. Em cada época do ano a horta fornece produtos, ingredientes e temperos que vão diretamente para a mesa dos hóspedes e colaboradores. No hotel, respeita-se a sazonalidade e o correto cultivo de verduras e hortaliças.

pontadosganchos.com.br

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo