A inspiração veio dos lodges africanos. Glamping (a junção das palavras glamour e camping), acampamento com luxo em meio à natureza. Mas no Parador Cambará do Sul, o cenário é outro: em vez das savanas, entram os campos sem fim e as florestas de araucárias de Cambará do Sul, a terra dos cânions, na Serra Gaúcha.
Charme e conforto definem as barracas, a maioria equipada com deck, banheira de hidromassagem e lareira. Em comum, todas se abrem para as vistas da Fazenda Camarinhas, onde o Parador Cambará do Sul está instalado. Para viagens românticas, os bangalôs são ideais; já viagens em família, o Chalé Camarinhas, com duas suítes independentes, é uma ótima escolha. Entre as acomodações, a novidade são os Casulos, tendas de design arredondado, que mesclam os estilos rústico e contemporâneo.
A cozinha privilegia ingredientes locais, com pratos cozidos no fogo à lenha, incluindo o tradicionalíssimo churrasco campeiro. Os pratos são harmonizados com os famosos vinhos das serras gaúcha e catarinense.
Toda essa estrutura é propícia para o descanso após um dia de explorações. O Parador organiza passeios a cavalo, caminhadas, passeios de quadriciclo e voo de balão para que os hóspedes apreciem os encantos de Cambará, que vão dos maiores cânions do Brasil, o Fortaleza e o Itaimbezinho, a florestas, cachoeiras, rios e piscinas naturais.