A alimentação consciente e o turismo sustentável são os principais ingredientes do Organic Festival Trancoso, que chega a sua quarta edição de 27 de setembro a 1º de outubro, no Sul da Bahia. Com experiências gastronômicas e atividades, o evento reúne chefs, hotéis, pousadas e produtores de alimentos, comunidade local e viajantes para vivências sobre sustentabilidade, preservação e bem-estar.
Idealizado pelo UXUA Casa Hotel & Spa e parceiros, entre eles a ONG Conservação Internacional Brasil, o Organic Festival tem como objetivo promover o destino baiano como referência em turismo sustentável no Brasil e no mundo. O evento é associado a projetos realizados na região de Abrolhos para promover a preservação ambiental, a valorização das comunidades tradicionais e o desenvolvimento socioeconômico daquele território.
Experiências gastronômicas
Realizado nos hotéis UXUA, Pousada Capim Santo, Pousada Tutabel e Fasano Trancoso, esta edição traz chefs especialistas em alimentação orgânica, como Morena Leite (Capim Santo, São Paulo), Patricia Helu (Respiro, Brasil), Roberta Sudbrack (Sud o pássaro verde, Rio de Janeiro), Thiago Medeiros (Respiro, Brasil) e Narda Lepes (El Comedor, Buenos Aires), entre outros.
A programação do Organic Festival Trancoso inclui almoços e jantares autorais, aulas, palestras, piquenique comunitário com feira de alimentos e luau de encerramento. O público terá a oportunidade de conhecer o conceito da “terra à mesa” de maneira imersiva, experimentando pratos preparados com ingredientes da rica biodiversidade local, como frutas típicas, pescados e algas marinhas cultivados de maneira sustentável por produtores da região.
Turismo sustentável em pauta
O Organic Festival Trancoso promoverá rodas de conversas e vivências para engajar o público em práticas de turismo sustentável e regenerativo. A programação inclui atividades como o Roteiro Futuri, com um piquenique promovido em parceria com agricultores locais na RPPN Rio do Brasil realizado em parceria com a Pousada Tutabel.
Abrolhos guarda as maiores porções remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste. Por isso, a floresta também tem espaço no festival, com atividades que visam promover a importância da restauração desse bioma.