Por Corinna Sagesser
Nesses dias corridos e cheios de informações que estamos vivendo, é sempre importante podermos tirar uns dias para descansar a mente e o corpo.
Decidi, então, passar uns dias no Kurotel – centro contemporâneo de saúde e bem-estar em Gramado, no Rio Grande do Sul.
Já na entrada do hotel senti paz e tranquilidade. Logo no primeiro dia fui avaliada por um clínico geral e uma nutricionista para saber quais tratamentos seriam indicados e como seria minha alimentação durante a minha estadia. Comecei uma agradável rotina de massagens relaxantes e drenagens, exercícios na academia, hidroginástica, meditação e aulas de ioga, atividades sempre acompanhadas por profissionais especializados – e muito atenciosos.
No Kurotel a proposta é de tratamentos para longevidade, emagrecimento, stress e ansiedade. Também fiz o circuito das águas com banhos quentes e frios para melhorar a circulação e a imunidade. Com todos esses tratamentos, meu sono melhorou muito e me senti muito relaxada.
Outro ponto importante do Kurotel, vale destacar, são as práticas sustentáveis que eles têm, a exemplo do uso de horta orgânica própria e de produtores locais que fornecem os ingredientes para refeições do hotel, que aliás eram muito saborosas. Além disso, todo plástico utilizado no hotel é reciclado, o esgoto é tratado para a reutilização da água e os jardins são irrigados com água coletada da chuva.
A parte nova do hotel, onde ficam os quartos, muito confortáveis, também utilizou práticas sustentáveis em sua construção, com incidência de muita luz natural, evitando o consumo de energia.
Outra iniciativa colaborativa do Kurotel é a ONG Mente Viva, apoiada por eles, que procura, através do ensino da meditação, gerar um mundo melhor para as crianças da comunidade local.
Por tudo que vivi e aprendi lá nesses dias, entendi por que o Kurotel já recebeu tantos prêmios internacionais, entre eles o World Spa Winners dos últimos anos, além de vários prêmios nacionais.
Saí de lá renovada e com novos aprendizados sobre como devemos nos cuidar: corpo e mente, sempre.