Se você ama Nova York ainda não ouviu falar sobre o Café Carmellini, trate de ficar por dentro da mais nova brasserie de Manhattan. O lugar é uma preciosidade escondida no Fifth Avenue Hotel, inaugurado em 2022 no prédio histórico que já foi a mansão de Charlotte Goodrige e que em 1908 foi substituída e sua casa de carruagens na Era Dourada. Ele convocou Perkins Eastman para salvar e restaurar a fachada do prédio do banco McKim, Mead & White, que em 1908 substituiu a mansão da socialite da Era Dourada Charlotte Goodridge
Cafe Carmellini: Arquitetura e Localização
O edifício tem uma história bacana: o prédio original foi projetado pela lendária equipe McKim, Mead & White – o extinto escritório estadunidense de arquitetura que ajudou a definir a arquitetura e o urbanismo em Nova York no fim do século 19. E o restaurante é dedicado ao avô do próprio Carmellini, imigrante que chegou aos EUA no início do século XX.
“A localização é interessantíssima: NOMAD (North of Madison Square Park) é o epicentro vibrante da energia criativa de Nova York.”
Essa comunidade é uma espécie de farol, atraindo consistentemente a elite do talento artístico global, visionários de enormes propósitos culturais e soberanos do bom gosto. Na vizinhança estão o Madison Square Park, o Edifício Flatiron, Chelsea, Union Square, Gramercy Park e High Line .
Cafe Bellini: Gastronomia
Com design assinado pelo escritório britânico Martin Brudnizki, o Cafe Carmellini combina lindamente o charme da velha Nova York com toques modernos (e maravilhosos!). No comando, o chef Andrew Carmellini – com 30 anos de carreira, vencedor do prêmio James Beard – propõe uma combinação contemporânea e sofisticada das gastronomias italianas e francesa, em um cenário neoclássico original reimaginado por Martin Brudnizki.
Entre os favoritos no cardápio do Cafe Carmellini estão o canelloni de lagosta com caviar Osetra:
Também: o vermelho à meunière, o carpaccio de vieiras e as ostras à la pomme (inspiradas nas viagens do chef à beira-mar na França), finalizadas com rábano e pérolas de sorbet de maçã verde. Abaixo, outra super especialidade da casa: o frango ‘Gran Sasso’, que serve duas pessoas.
“O Café Carmellini não só consegue capturar a essência de Nova York, mas também presta um lindo tributo à cidade que encanta gente vinda de todas as partes do mundo.”
No fim das contas, o Cafe Carmellini é um restaurante que vale conhecer, seja você um nova-iorquino, seja apenas um visitante curioso. Afinal, como diria Carmellini, o Cafe Carmellini é sua “carta de amor” a Nova York.