As areias alvas, o mar cristalino e a selva tropical da Riviera Maya compõem a paisagem onde está inserido o Maroma, A Belmond Hotel, refúgio que acaba de reabrir após dois anos fechado para reforma. Ao longo de 80 hectares, o hotel reimaginado exalta as tradições e as culturas maia e mexicana em seu design, bem-estar e gastronomia.
O Belmond Maroma apresenta agora 72 quartos, suítes e vilas decorados com uma mistura de materiais locais e artesanato tradicional, a exemplo dos tecidos feitos à mão de Oaxaca, os ladrilhos de vidro de Saltillo e Guadalajara e as portas de madeira de Yucatán. Por meio de linhas curvas, formas orgânicas e vistas do Mar do Caribe, o hotel proporciona aos hóspedes uma constante interação com a natureza.
Entre os quatro restaurantes, os destaques são o Woodend by Curtis Stone, chef com estrela Michelin, e o Casa Prefeito, comandado pelo chef executivo mexicano Daniel Camacho, que privilegia a autêntica culinária local.
Em novembro será aberto o spa do Maroma, o primeiro assinado pela Guerlain na América Latina. Com design biofílico, o espaço terá uma seleção de terapias inspiradas nas antigas tradições maias e no poder curativo da natureza. Os cuidados incluirão tratamentos à base de mel e antigas práticas com a abelha Melipona, espécie sagrada para os maias. Meditação, ioga e workshops, além da tradicional cerimônia Temazcal, completam o menu de bem-estar holístico.
Além de momentos de contemplação em frente ao mar, os hóspedes têm à disposição uma série de atividades para conhecer a região e sua cultura, como os passeios de bicicleta, saídas para mergulho no oceano e em cenotes e observação de estrelas são algumas opções. Há ainda experiências gastronômicas como aprender a fazer as tradicionais fazer tortillas, acompanhar a produção do agave – principal destilado mexicano –, degustação de vinhos biodinâmicos
Como parte de suas iniciativas sustentáveis, o Belmond Maroma colabora com projetos para conservar a biodiversidade endêmica da região de Yucatán. Entre as medidas está o resgate de mudas da flora regional para aumentar sua taxa de reprodução e sobrevivência e a proteção da fauna local, incluindo aves ameaçadas de extinção e diferentes espécies de tartarugas marinhas.