48 horas no Rio de Janeiro


Dicas Rio de Janeiro

Por Rosane Queiroz

Poucas cidades no mundo são capazes de superar o Rio de Janeiro em um dia de sol. A beleza estonteante da paisagem — Patrimônio Mundial da Unesco pelo  conjunto de monumentos naturais —, a vibração das praias, o charme dos cariocas, o flow de uma tarde no Leblon, o pôr-do-sol na Pedra do Arpoador, são só alguns de seus encantos mil. De passeios aos pés do Cristo às últimas maravilhas da gastronomia, o Rio segue sendo lindo, de janeiro a janeiro.

Elena Horto: Não se fala em outra coisa no Rio de Janeiro, quando o assunto é gastronomia. Inspirado no universo feminino, o Elena, recém-inaugurado em um antigo casarão do Horto, tem vários ambientes com vida própria. No bar da entrada, projeções criam efeito psicodélico. O salão lembra uma estufa de plantas com cadeiras de veludo musgo e, no segundo andar, bem embaixo do Cristo, há o Gogo Bar, onde as janelas são verdadeiros cartões-postais. Da cozinha de Itamar Araújo (que já foi contemplado com 1 estrela Michelin no hotel Belmond Copacabana Palace), saltam delícias asiáticas: pescados, carnes e frutos-do-mar são escoltados por kimchi e arroz de jasmim.

 

O bar de entrada no Elena Horto, Rio de Janeiro
O bar de entrada do Elena Horto | Foto Tomas Rangel

Janela: Esta livraria pequena e descolada no Jardim Botânico, com café e mesinhas na calçada, é uma super dica para curtir o Rio de Janeiro com calma. Vale conferir o mapa de eventos alinhado ao acervo bem-curado. Dá para passar horas ali e emendar um jantar no bairro. 

Casa 201: Um segredo bem guardado na rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico, a Casa 201 é um restaurante com apenas 20 lugares e só abre para o jantar, sob reservas. Ali, o chef João Paulo Frankenfeld e a empresária Cris Julião recebem em clima descontraído, como se estivessem, de fato, em casa. Formado no Instituto Paul Bocuse, na França, João Paulo passou por restaurantes estrelados por lá. Seu menu de oito etapas, com forte acento francês, é uma experiência para não esquecer — das vieiras grelhadas com macadâmia ao cordeiro com tarte tatin de cebola, o sabor mora nos detalhes.

 

Janeiro Hotel: Junte um cartão-postal da cidade maravilhosa com o design da Osklen e você terá um dos hotéis mais bacanas do momento, o Janeiro. Ambientado no prédio onde já funcionou o Marina All Suites — o Marininha —, o Janeiro é o primeiro hotel boutique da orla do Leblon, com vistas para o mar por todos os lados, estampadas em janelas que parecem quadros vivos. Na piscina, uma escotilha emoldura o Morro Dois Irmãos. O antigo bar na lateral do prédio agora se chama Cedilha e atende hóspedes e passantes no vaivém da praia. A carta de petiscos é ótima e acessível, com destaque para o ceviche, impecável.

A famosa vista a partir do Janeiro Hotel
A famosa vista para os Dois Irmãos, a partir do Janeiro Hotel

 

Feira do Lavradio: Para quem adora um garimpo, o lugar é aqui. Aos sábados, as barracas listradas, em vermelho e branco, se estendem pelos 700 metros da Rua do Lavradio, no Centro, em uma mescla de comidinhas, artesanato, antiguidades, e boa música. Roupas, vinis, plantas, quadros, mandalas, prataria e objetos retrô se espalham pela feira e por dezenas de antiquários nos sobrados.

MAR: Um passeio pelo Museu do Amanhã e pelo MAR (Museu de Arte do Rio) é sempre uma boa dica para curtir o Rio de Janeiro, ainda mais se a esticada for à Pedra do Sal, onde tem uns bares bem legais e sambinha no fim da tarde.

O Museu do Amanhã: obrigatório
Museu do Amanhã e o incrível telhado projetado por Santiago Calatrava | Stefan Lambauer

Emile: Em um rolê por Copacabana, incluindo o Forte, uma boa dica para o almoço pode ser o Hotel Emiliano, em um cenário carioquíssimo, premiado por sua arquitetura. No restaurante Emile, ostras, lagostas e polvos reinam em pratos apresentados como obras de arte. Nas noites de lua cheia, vale consultar o menu do Jantar no Rooftop e curtir, além da alta gastronomia, uma das vistas mais incríveis do Rio de Janeiro.

Emiliano Rio - Restaurante Emile
O ambiente do Emile, no hotel Emiliano | Reprodução

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo