A cena hoteleira da capital francesa anda aquecida. Nos últimos dois anos, a cidade têm testemunhado renovações e aberturas que chegam em boa hora com a realização das Olimpíadas Paris 2024.
Discretos, clássicos ou cool, os novos hotéis em Paris reservam algo para todo perfil de viajante. Veja a seguir.
Hôtel Dame des Arts
Na margem esquerda do Sena, o Hôtel Dame des Arts, inaugurado em fevereiro de 2023, encapsula toda a sofisticação do bairro de Saint-Germain ao mesmo tempo que absorve a veia artística e cinematográfica do vizinho Quartier Latin.
O israelense Raphael Navot, eleito o designer do ano em 2022 pela premiação Maison&Objet, inspirou-se no movimento cultural da década de 1920 para decorar o hotel, instalado numa antiga escola de teatro da década de 1950. Tudo começa pela estética cinematográfica da fachada, enquanto os interiores elegantes transmitem o gênero da época, a Nouvelle Vague. O Dame des Arts possui 109 acomodações, e a dica é escolher as dos andares superiores que valem a pena pela vista da capital francesa.
A proximidade do Dame des Arts com o Quartier Latin influencia diretamente o seu restaurante, cujos sabores são inspirados na gastronomia mexicana. Destaque para o bar na cobertura ao ar livre, com vistas de 360 graus da Cidade Luz.
Hôtel Le Grand Mazarin
O ecletismo cosmopolita do bairro de Le Marais permeia a alma do Le Grand Mazarin, primeiro endereço urbano da Maisons Pariente, coleção de hotéis históricos em tamanho butique para viajantes modernos. Instalado em três edifícios históricos do século XIV, o hotel tem inauguração prevista para 23 de junho de 2023.
Serão 61 quartos e suítes, um restaurante, dois bares, uma piscina interna com academia e um hammam. Quem assina o design de interiores é o renomado arquiteto sueco Martin Brudnizki, que faz uma homenagem ao classicismo francês com uma decoração singular e extravagante. Em todos os ambientes do Le Grand Mazarin, o mobiliário e objetos vintage celebram a autêntica joie de vivre francesa.
Com cores vibrantes e ambiente atmosférico, o restaurante Boubalé promete uma viagem gastronômica sob o comando do estrelado chef israelense Assaf Granit. Ele revisitará a tradição culinária Ashkenazi, proveniente da Europa Central, combinando com os sabores do Mediterrâneo.
Hôtel Madame Rêve
É dentro do icônico Correio do Louvre, no coração de Paris, que está o Madame Rêve. Sonho do hôtelier Laurent Taïeb, o hotel exalta o savoir faire francês num projeto contemporâneo que reuniu grandes nomes do design para criar interiores vibrantes em contraponto à imponente fachada do edifício do século XIX.
Cores quentes, revestimento em madeira e mobiliário assinado por artesãos franceses criam a atmosfera sofisticada e aconchegante dos 82 quartos e suítes. Instaladas no terceiro andar do prédio, a maioria das acomodações possui terraço, uma raridade em Paris.
Uma das grandes surpresas do Madame Rêve é seu descolado rooftop. Com teto de vidro e um jardim suspenso, o ROOF serve petiscos e drinques durante todo o dia, acompanhados de vistas para a igreja Saint-Eustache, a Torre Eiffel e a Notre-Dame. Os traços do século XIX voltam a aparecer no Café Madame Rêve, com pé direito de oito metros e decoração suntuosa, remetendo aos grand cafés de outras épocas.