Imersão em Paraty

No programa Paraty 360º, a Pousada Literária cria experiências para uma descoberta profunda no destino – por terra e mar

pousada literária paraty

A última vez que estive em Paraty foi em 2008. Se não me falha a memória, essa talvez tenha sido uma das primeiras cidades históricas que conheci, exercendo sobre mim o fascínio por esse tipo de lugar. Nas breves visitas, percorri as praias do entorno, os alambiques e fiquei encantada ao caminhar pelo centro histórico dessa cidade espremida entre a serra e o mar – que parece congelada no tempo.

Desta vez, voltei à cidade a convite da Pousada Literária, para vivenciar uma prévia do Paraty 360º, um roteiro de cinco dias que propõe uma conexão profunda no destino, por terra e mar. Uma viagem do jeito UNQUIET: sem pressa, com experiências autênticas e vivenciando a cultura local.

Adaptável aos interesses de cada hóspede, o roteiro inclui uma redescoberta de Paraty, uma imersão na Mata Atlântica, momentos dedicados ao bem-estar, uma “navegação” pela deliciosa gastronomia local e dias de idílio numa casinha sobre o mar.

Uma hospedagem com boas histórias 

Mais do que um serviço atencioso, a Pousada Literária recebe seus hóspedes como velhos amigos. Situado no centro histórico de Paraty, o hotel ocupa um conjunto de casas coloniais restauradas. Ao redor do jardim e da piscina estão distribuídas 27 acomodações, entre suítes, apartamentos e vilas. Decoradas individualmente, todas são bem iluminadas, exibem um toque de cor, pisos de madeira e um garimpo de obras de arte brasileira, conferindo aconchego aos espaços.  

A Pousada Literária é o hotel oficial da Feira Literária de Paraty, e não à toa. A literatura está por todos os cantos. Além da sala de leitura, todas as acomodações possuem uma pequena biblioteca. A seleção da pousada reúne mais de 2.000 títulos. Inspiração de sobra para viver boas histórias.

Pousada Literária de Paraty
Um conjunto de antigas casas coloniais forma a Pousada Literária | Foto: divulgação
restaurante quintal das letras - Pousada Literária de Paraty
O bar da Pousada Literária, onde também é servido o café da manhã | Foto: divulgação

Mas não é só.  A Pousada Literária é proprietária da Livraria das Marés. Nas prateleiras, a curadoria reflete a autenticidade da cultura brasileira, e ainda traz o que há de melhor no mercado literário mundial. O espaço também organiza encontros literários, incluindo mesas da FLIP e exposições de ceramistas da região. Sua leitura pode começar por ali mesmo: o fundo da loja esconde uma patisserie super convidativa para um café da tarde.

Por falar em café, o da manhã é servido a qualquer hora do dia, em qualquer lugar da pousada. Além de farta, a refeição traz delícias como pães e bolos fresquinhos, além de um irresistível waffle de pão de queijo.

Pelos sabores de Paraty

Um dos pilares do roteiro Paraty 360º, a experiência gastronômica da Pousada Literária inclui o Quintal das Letras, um dos restaurantes mais conceituados da cidade. Lá, o chef uruguaio Fabian Sasso apresenta uma culinária contemporânea, valorizando os sabores caiçaras com ingredientes sazonais. 

No bar da piscina, petiscos deliciosos são harmonizados com drinques clássicos e coquetéis autorais cheios de inspirações literárias. 

Radicado no Brasil há sete anos e há dois à frente dos restaurantes da Literária, é também o chef Fabian quem assina os menus do Maria Panela e da Fazenda Bananal, que veremos mais a seguir.

Pousada Literária de Paraty - quintal das letras
O restaurante Quintal das Letras possui acesso exclusivo para os hóspedes da Literária | Foto: divulgação

Redescobrindo a história de Paraty 

Andar pelo centro histórico – onde é proibido o tráfego de automóveis e as ruas irregulares são cobertas pelo calçamento pé-de-moleque – é, por si só, uma das atividades mais gostosas de Paraty. E para além dos animados bares, restaurantes e lojinhas, há muita história – foco justamente no início do roteiro Paraty 360º.

Quem nos conduz por essa visita é a guia capixaba Leidiana. Ela reconta os principais fatos históricos da cidade – de sua primeira fundação, ainda com uma vila de taipa, até a decadência no Ciclo de Café e a preservação da herança portuguesa – até o resgate das culturas apagadas.

roteiro Paraty
A visita guiada organizada pela Literária percorre os principais pontos de interesse histórico e cultural de Paraty | Foto: divulgação

Durante o passeio, conhecemos as principais igrejas de Paraty, a casa do Príncipe João de Orleans e Bragança e a Casa de Cultura de Paraty, além de outros pontos de interesse histórico e cultural. Tudo isso com curiosidades compartilhadas a todo instante.

Paraty, um Patrimônio Mundial da Unesco


Junto com Ilha Grande, Paraty foi declarada em 2019 Patrimônio Mundial da Unesco como sítio misto, pela combinação única de uma cultura viva e ancestral com uma biodiversidade excepcional. A área reconhecida abrange 149 mil hectares e inclui o centro histórico, além de quatro unidades de conservação, entre elas O Parque Nacional da Serra da Bocaina e o Parque Estadual da Ilha Grande, na Costa Verde.

Além da preservação do centro histórico, o patrimônio imaterial desempenhou papel fundamental na conquista desse título. Foi considerado um valor excepcional à resistência das comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, com a manutenção de suas tradições, modos de vida e saberes. 

O título da Unesco gerou um sentimento de pertencimento a toda comunidade local, que cada vez mais tem orgulho de promover sua história e cultura aos viajantes. Há muito a se descobrir em Paraty.

roteiro Paraty
O centro histórico de Paraty com suas casas coloniais
Foto: divulgação
Festa do Divino de Paraty
Toda a cidade é enfeitada para a Festa do Divino de Paraty, realizada na Igreja da Matriz | Foto: Marjorie Luz

Festar

Por sorte, chegamos no dia de uma das manifestações culturais e religiosas mais importantes de Paraty: o encerramento da Festa do Divino – celebração realizada no dia de Pentecostes (50 dias após a Páscoa). Com duração de 10 dias, a festa, realizada na Igreja Matriz, mobiliza toda a comunidade paratiense e termina com uma procissão pelas ruas da cidade. 

Festar, aliás, é um verbo que sai do vocabulário dos moradores de Paraty. O calendário cultural da cidade é movimentando o ano interno, com eventos como o Paraty em Foco, dedicado à fotografia, o Bourbon Festival Paraty, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, competições esportivas e, claro, a ilustre Feira Literária de Paraty, a FLIP, que em 2023 acontecerá de 22 a 26 de novembro.

Banho de floresta 

O roteiro dedica um dia para um banho de floresta na visita à Fazenda Bananal, um projeto socioambiental da Pousada Literária. Também aberta ao público em geral, a fazenda está a apenas dez minutos de carro do centro histórico de Paraty. 

 A Bananal ocupa uma fazenda original do século XVII que testemunhou todos os ciclos da região – do ouro, do açúcar – até chegar na produção de cachaça e farinha de mandioca. Após pesquisa história e arquitetônica, a fazenda renasceu como um projeto sustentável de educação, com trilhas, agrofloresta e experiências gastronômicas do “campo pra mesa”.

O primeiro impacto que temos ao adentrar a Bananal é com a exuberância da vegetação e o paisagismo ao redor da sede da fazenda. No edifício principal, aliás, exposições resgatam o passado do lugar e promovem artistas locais, difundindo a cultura de Paraty.

fazenda bananal
O casarão da Fazenda Bananal | Foto: divulgação

Um dos momentos mais especiais da visita é percorrer a trilha suspensa na Mata Atlântica, situada em uma das colinas da fazenda. O som de uma cachoeira e uma vista linda nos recepcionam no caminho. A trilha autoguiada – também com guias à disposição –, permite uma imersão na floresta. Durante a caminhada, instalações e explicações nos fornecem mais informações sobre a flora e a fauna existentes ali. Em meio a árvores centenárias, nos deparamos até mesmo com uma preguiça no topo de uma delas. 

Nosso passeio terminou com uma novidade: a Experiência Menu Ninho, na Fazenda Bananal. O almoço, exclusivo para pequenos grupos, é servido em “ocas” em formato de ninhos de pássaros. Para esse almoço, o chef Fabian prepara um menu que combina alta gastronomia aos sabores da região, com ingredientes provenientes diretamente da horta da fazenda de produtores locais. Cada prato é harmonizado com uma seleção de vinhos de pequenas vinícolas brasileiras e sul-americanas. Uma experiência sensorial única.

Pausa para o bem-estar

Uma portinha discreta da Pousada Literária nos leva até o Spa Poesia, com assinatura da L’Occitane. Com cinco salas de tratamento e ofurô, o spa oferece um cardápio de tratamentos corporais e faciais. As terapias são realizadas com cosméticos da marca francesa, além de ervas colhidas na Fazenda Bananal. 

O programa Paraty 360º inclui uma sessão de massagem no Spa Poesia. Depois de um dia de explorações e caminhadas pelas ruas irregulares do centro histórico, uma massagem corporal – com foco nas pernas e nos pés, por favor –, é mais que bem-vinda. 

fazenda bananal
Visitantes na trilha da Bananal
Foto: Marjorie Luz
villa saco do Mamanguá
Villa Mamanguá, a casa com atendimento 24 horas da Pousada Literária
Foto: Pedro Treacher

Uma janela sobre o mar 

Deixamos o centro histórico de Paraty rumo a seu mar verde-esmeralda. Um trajeto de lancha, de pouco mais de 20 minutos, nos leva até a Villa Mamanguá, uma casa simples que proporciona uma experiência no modo de viver caiçara.

Na vila com dois quartos, sala e cozinha, os hóspedes têm à disposição servido 24 horas da Pousada Literária. A acomodação está debruçada sobre o mar, escondida entre a mata e com acesso a uma pequena praia exclusiva. Não poderia haver luxo maior.

Atrás da Villa Mamanguá, uma trilha de pouco mais de dez minutos garante acesso a um dos tesouros da região: o Saco do Mamanguá, uma pitoresca entrada de mar apelidada de “fiorde tropical”. Outros atrativos do entorno incluem cachoeiras, um manguezal e o Pico do Pão de Açúcar. 

Saco do mamanguá
Saco do Mamanguá | Foto: Pedro Treacher

Um dia a bordo do Maria Panela

Durante a estadia no mar, uma experiência deliciosa nos aguarda: um dia a bordo do barco Maria Panela, uma escuna gourmet ancorada no Saco do Mamanguá. Com capacidade para 28 pessoas, a bela embarcação adaptada comporta uma mesa com 20 lugares. 

A embarcação é equipada ainda com stand up paddle, caiaque e boias para nos divertimos nas águas esmeraldas, além de um deque para tomar sol. A estrutura inclui ainda um vestiário com água quente e toalhas sequinhas – essenciais para dias de chuva, como o que pegamos por lá. 

Pousada Literária de Paraty
Além do restaurante a bordo, a escuna Marina Panela possui equipamentos para atividades aquáticas | Foto: divulgação

Durante a estadia no mar, uma experiência deliciosa nos aguarda: um dia a bordo do barco Maria Panela, uma escuna gourmet ancorada no Saco do Mamanguá. Com capacidade para 28 pessoas, a bela embarcação adaptada comporta uma mesa com 20 lugares. 

A embarcação é equipada ainda com stand up paddle, caiaque e boias para nos divertimos nas águas esmeraldas, além de um deque para tomar sol. A estrutura inclui ainda um vestiário com água quente e toalhas sequinhas – essenciais para dias de chuva, como o que pegamos por lá.   

Enquanto o almoço é preparado, a tripulação serve petiscos e drinques variados, como a caipirinha Jorge Amado, que leva canela, maracujá e a cachaça Maria Izabel, a mais tradicional de Paraty.

No menu do Maria Panela, o chef Fabian prepara pratos de inspiração caiçara, como moqueca, peixe assado, farofinha, musselina e banana e tantas outras delícias que nos fazem repetir. Uma refeição leve e saborosa, harmonizando perfeitamente com a paisagem ao redor. 

E assim é o Paraty 360º. Um giro completo pela região que atiça a vontade de voltar mais vezes – e com um olhar ainda mais atencioso para imergir em suas inúmeras camadas.

Saiba mais: pousadaliteraria.com.br/paraty360

    UNQUIET Newsletter

    mobil okey oyna
    https://www.fapjunk.com https://pornohit.net
    evden eve nakliyat
    evden eve nakliyat
    akumyolda.comakumyoldaakumyolda.comakumyolda.comakumyolda.comakumyolda.com
    turkceingilizce.gen.trturkceingilizce.gen.tr
    translatedicttranslate dicttranslatedict.com
    Freetranslations.org is a web site to help you to translate to English from tens of languages as a free translator.freetranslationsfreetranslations.org london escorts
    ©UNQUIET 2024 - Todos os direitos reservados
    Think4
    Voltar ao topo