Sha Wellness: Espanha Zen

Uma combinação de hotel, escola e spa de altíssimo nível. Tudo para desintoxicar, rejuvenescer e desestressar você.

Fechar

Benefícios Exclusivos UNQUIET: Sha Wellness

Espanha

Saiba mais

Consulte seu agente de viagens.

Massagem de boas vindas, com duração de 50 minutos, para relaxamento e liberação do sistema nervoso e bloqueios energéticos, para ajudar na redução da ansiedade antes dos tratamentos no hotel.

Validade: para viagens realizadas até 31 de junho de 2022.

Código de Reserva: UNQUIET SPECIAL OFFER

Ao atravessar a escadaria branca de mármore que reluz sob o sol da primavera mediterrânea, o chiado de uma fonte de água e o farfalhar das palmeiras imperiais dão uma pista da atmosfera zen que se respira do lado de dentro.

Superfícies alvíssimas e brilhantes compõem os ambientes, ao lado de móveis de linhas futuristas revestidos de couro branco, luminárias que pendem do teto como gotas d’água cristalizadas e grandes círculos que emitem uma luz levemente dourada.

Quem procura a Sha Wellness Clinic, a 130 quilômetros de Valência, na Espanha, almeja turbinar a saúde. Os hóspedes costumam ter, como objetivo, alcançar o bem-estar e uma qualidade de vida melhor. Para isso, embarcam em programas que combinam terapias naturais, nutrição terapêutica, sabedoria oriental e os mais recentes avanços da medicina ocidental em prevenção, genética e antienvelhecimento.

Visão panorâmica das praias de Altea e Alfaz del Pio | Foto: Getty
Porto de Alicante | Foto: Getty

Quem procura a Sha Wellness Clinic, a 130 quilômetros de Valência, na Espanha, almeja turbinar a saúde. Os hóspedes costumam ter, como objetivo, alcançar o bem-estar e uma qualidade de vida melhor. Para isso, embarcam em programas que combinam terapias naturais, nutrição terapêutica, sabedoria oriental e os mais recentes avanços da medicina ocidental em prevenção, genética e antienvelhecimento.

Aos pés do Parque Natural Sierra Helada, na cidadezinha de L’Albir, e com vista para a baía de Altea, o complexo branco se divide em cinco grandes edifícios interconectados. São 93 suítes com grandes varandas e sala de estar, além de 11 residências – única parte do hotel onde crianças são aceitas como hóspedes. Cada uma tem a sua piscina de borda infinita no terraço. Apartado das acomodações, o coração do Sha Wellness é a clínica em si, com vários andares segmentados por temas conectados à recepção, onde os hóspedes passam grande parte do tempo circulando com seus roupões felpudos.

Vista para o Mediterrâneo | Foto: Getty

Gastronomia

“A base da alimentação do Sha é macrobiótica, adaptada aos produtos da região”, diz o nutricionista Mario Lopez. Lácteos, ovos, café, açúcar e saladas cruas não fazem parte do cardápio.

Com predomínio de vegetais, a gastronomia da clínica inclui peixes e frutos do mar em doses muito homeopáticas. Durante as refeições, as únicas bebidas permitidas são vinagre dissolvido em água e chás. Os que não estão interessados em perder peso podem optar pelo menu Sha Wellness, de cerca de 1800 calorias, incluindo sobremesa (obviamente sem açúcar) no almoço e no jantar. Já o Bio Light é a pedida de quem quer se desintoxicar e emagrecer, mas de forma suave. Soma umas 1200 calorias e não tem “doce” no jantar. Com 1000 calorias, o Kushi é o mais restritivo, uma vez que exclui óleos, frutos secos e cereais.

Seja qual for a opção, no restaurante SHAmadi os pratos vêm à mesa em apresentações magníficas e são extremamente saborosos, caso da beterraba com espuma de cítricos ou do ceviche de tempê de soja e bulgur. Para quem não está familiarizado com a alimentação macrobiótica, a refeição mais difícil talvez seja o café da manhã. A aventura começa com uma sopa de missô e segue com um trio de potinhos: homus com crudités, porridge (tipo de mingau) e um “shot” de sementes, como de chia ou de abóbora. A combinação é sempre acompanhada de um suco (verde, de beterraba com maçã ou cenoura com maçã). No “lanchinho” da tarde, uma pequena porção de frutas é servida com dois chás, uma das marcas registradas do Sha Wellness. Não espere nada convencional, e sim sabores como shiitake ou cenoura com nabo daikon.

Aula de ioga | Foto: Divulgação

Programação

Ao reservar uma temporada no Sha Wellness, é preciso escolher entre seis tipos de programas pré-formatados, focados em perda e controle de peso, detox, rejuvenescimento ou bem-estar. Recentemente, um pacote especial pós-covid foi adicionado ao repertório, com a proposta de aliviar as sequelas da doença provocada pelo coronavírus.

Para personalizar a estada, ainda há um menu de mais de 300 tratamentos médicos e de wellness, ministrados por cerca de 300 profissionais de mais de 35 especialidades, de 40 nacionalidades. Para que o hóspede consiga navegar entre tantas possibilidades, a programação do primeiro dia sempre inclui uma avaliação médica, seguida de uma reunião com uma personal agenda planner, que ajuda a sugerir os tratamentos mais adequados para cada caso e a coordenar horários e preferências. Uma vez fechado o itinerário, é possível fazer alterações e acréscimos por meio do ótimo aplicativo, que traz informações detalhadas sobre cada procedimento ou atividade. Os dias costumam ser cheios, já que mesmo no programa mais austero – o Rebalance, de 4 dias –, estão incluídos cinco tratamentos, além de consulta com médico e nutricionista, uso do centro de fitness e do espetacular circuito de hidroterapia. Cinema, biblioteca, galeria de arte e quadra de padel (jogo de raquetes) completam o arsenal de entretenimento da “Disneylândia do wellness”, segundo definiu um jornal espanhol.

Há ainda terapias com o uso da vibração dos sons ancestrais do Gong e dos singing bowls do Himalaia. Elas levam a mente a um profundo estado de paz e relaxamento. A experiência dos sons ancestrais do Gong me pareceu uma das mais profundas formas de relaxar pela qual já passei. Perdura por um bom tempo após a conclusão da terapia.

Os fãs de pilates vão gostar de saber: o One&Only Wolgan Valley acaba de fechar um contrato com o estúdio Fluidform. Essa parceria permite treinos exclusivos com instrutores especializados, sempre disponíveis para atuar como personal trainers. Se você preferir, no entanto, experimente o premiado método sem sair de sua villa, uma cortesia da casa.

Vila Joiosa, Alicante | Foto: Getty
Cardápio de inspiração macrobiótica
Foto: Divulgação
Vista do spa | Foto: Divulgação

Tempo livre

Nas horas vagas, uma das melhores pedidas é lagartear ao redor da magnífica piscina de borda infinita que entrega de bandeja vistas para o Mediterrâneo, o pico de Puig Campana, na cordilheira Bética, e o skyline de Benidorm, a Miami espanhola, guardada as devidas proporções. Mas vale a pena reservar um tempo para explorar os arredores.

Vinte minutos caminhando ladeira abaixo, chega-se à entrada do Parque Natural Sierra Helada, mais de 5 mil hectares repletos de despenhadeiros que se debruçam sobre o mar, azulíssimo. A caminhada até o farol, de onde se tem uma vista de 360 graus da região, é uma delícia, à sombra de pinheiros mediterrâneos. Dá para ir até lá em grupo com um monitor pela Healthy Living Academy, ou por conta própria, aproveitando a calma do lugar para colocar a meditação em dia ou correr.

Também é indispensável reservar algumas horinhas para explorar Altea, “a cúpula do Mediterrâneo”. Considerado um dos povoados mais bonitos da Espanha em muitas listas de publicações nacionais, essa cidadezinha da província de Alicante faz jus ao nome da região, conhecida como Costa Blanca. Casas alvíssimas do século 18 decoram ruas de pedras, fazendo um bonito contraste com a magnífica igreja de Nossa Senhora do Consolo, que coroa o centro histórico com sua cúpula ornamentada de cerâmica azul.

Por trás das fachadas graciosas há estúdios de ceramistas, galerias de arte e muitas lojinhas bonitas. É preciso ser forte, no entanto, para não sucumbir aos prazeres da vida mediterrânea. Nas animadíssimas praças e calçadas de Altea, dezenas de bares servem tapas e drinque tentadores – o que pode ser um gatilho para quem começou o dia tomando uma sopa de missô.

Tratamento com bowls tibetanos | Foto: Divulgação
Mapa: Antônio Tavares

Terapias

A pauta do dia inclui dissolver nódulos de tensão e expulsar toxinas por meio de técnicas como indiba (radiofrequência), pressoterapia, drenagem linfática, hidroterapia de cólon ou equilíbrio eletromagnético. Nem tudo é prazeroso e indolor – a começar pela “massagem” desintoxicante aplicada com ventosas.

Por outro lado, é possível voltar ao útero materno numa sessão de watsu, o shiatsu aquático. O espaço reservado a essa prática é uma piscina iluminada com um azul radiante aquecida a 36oC.

Dentro da área de medicina revitalizante, o longo menu ainda inclui terapias intravenosas (como um detox para o fígado), ozonoterapia intestinal, nebulização desintoxicante dos pulmões, entre muitos outros tratamentos. Além de cumprir sua agenda de wellness e saúde, o hóspede pode se inscrever nas atividades da Healthy Living Academy, uma espécie de escola de qualidade de vida, que oferece passeios, palestras, exercícios e workshops, como um curso de cozinha detox.

Para ler a matéria completa clique aqui

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo