Bem-estar viking na Islândia

Conceito inédito de hotel e spa no país, o The Retreat, na Blue Lagoon, promove tratamentos com poderes curativos em meio ao clima implacável e paisagens arrebatadoras do Ártico

Fechar

Benefícios Exclusivos UNQUIET: Islândia, The Retreat

Saiba mais

Consulte seu agente de viagens

The Retreat

  • Vivência de Bem-Estar com foco nos minerais, lama e algas da Blue Lagoon, preparado especialmente para leitores da UNQUIET.

 

Validade: Julho 2023

Em uma única ilha, vulcões em constante erupção surgem onipresentes em paisagens surreais, onde vales com montanhas formadas por placas tectônicas hospedam gêiseres superativos. Lagoas repletas de icebergs, recém-descolados de gigantescos glaciares se transformam em praias de areia preta, parte da rota migratória de espécies de pássaros que parecem ter sobrevivido à Era do Gelo. Na Islândia tudo é majestoso e causa admiração, sensação que acompanha toda a viagem pelo país, um lugar capaz de comover o mais experiente dos viajantes. 

Intenso em cenários e experiências, não importa o tipo de roteiro, com aventuras moderadas ou radicais (há opções para todos os gostos), a viagem é impetuosa, daquelas que carecem de momentos de relaxamento. E, pasme, é também na Islândia que está guardado um dos mais revigorantes – e, talvez, o mais bem guardado segredo viking – programas de bem-estar do planeta: as lagoas de águas termais começam a ser reveladas com a chegada de hotéis como o impressionante The Retreat, na Blue Lagoon, a mais famosa do pequeno país.

Que os vikings tinham conhecimento dos poderes curativos das águas termais da Islândia é fato. Não por acaso, seus assentamentos, incluindo o parlamento mais antigo de que se tem notícia, foram instalados próximos às fontes. No épico The Northman, recém-lançado nos cinemas brasileiros, o personagem de Alexander Skarsgard se recupera de uma batalha mortal em uma das incontáveis piscinas de água termal espalhadas pela ilha. O filme é considerado um dos relatos mais fiéis da cultura nórdica ancestral.

Aurora boreal | Foto: Getty Images

The Retreat

Localizada a cerca de 40 minutos da vibrante e diminuta capital, Reykjavik, a Blue Lagoon faz parte da cultura dos moradores da minimetrópole, frequentadores assíduos de seus spas. O The Retreat, inaugurado um pouco antes da pandemia, é a pedra fundamental de um conceito de acomodação inédito na descompromissada Islândia, com hotel, restaurantes estrelados e spa de nível internacional. Dois dias inteiros são recomendados para aproveitar a impressionante estrutura construída ao redor das formações de lava. 

O hotel está conectado à grande lagoa e conta com uma área particular, acessível somente pelos hóspedes, onde tratamentos desenvolvidos a partir de minerais encontrados na região podem ser experimentados. A combinação de elementos da “santíssima trindade” formada por sílica, algas e minerais, encontrados em abundância na região, promete energizar corpo e mente, além de desacelerar o processo de envelhecimento.

the retreat - águas termais Islândia
Área de acesso exclusiva do hotel conectada à lagoa termal | Foto: Divulgação

Um dos tratamentos assinados pelo spa do The Retreat é a massagem esfoliante flutuante. Popular mesmo no inverno, é realizada ao ar livre, com o hóspede deitado sobre um colchão-boia. Os terapeutas utilizam sais minerais, com comprovado poder energizante para corpo e mente, em movimentos esfoliantes que estimulam a circulação e, em um balé de marcação perfeita, imergem a boia na água escaldante a cada par de minutos para evitar que o frio diminua a sensação de bem-estar.  

Além das massagens, os hóspedes têm acesso, em todas as áreas do spa, às soluções preparadas com a lama composta de sílica e de algas vulcânicas. Esteticistas especializados nas propriedades de cada elemento indicam o melhor uso, combinado com sauna a vapor ou da imersão nas águas cálidas.

Os produtos produzidos na fábrica da Blue Lagoon ganharam ao longo da última década uma notória legião de fãs, composta por celebridades de Hollywood e da indústria musical. Além da linha que leva o nome da lagoa, a marca BL, considerada mais premium, é encontrada com exclusividade na charmosa butique do The Retreat. 

Islândia
A deslumbrante Godafoss, ou Cachoeira dos deuses, uma das maravilhas do país de gelo | Foto: Getty Images

Cremes produzidos à base de sílica são recomendados para limpeza e fortalecimento da pele, proporcionando pureza, frescor e o aspecto radiante de Anya Taylor-Joy, par romântico de Skarsgard em The Northman, fã confessa da linha. Ceras compostas pela alga da lava são recomendados para nutrir e hidratar a pele, garantindo aparência jovem. Já esfoliantes de sais minerais vulcânicos, utilizados nos tratamentos ao ar livre, têm propriedade energizante. 

A programação do The Retreat é recheada de aulas de ioga e sessões de meditação. No inverno, rituais noturnos, como o chá ao ar livre, oferecem a oportunidade de ver as auroras boreais, frequentes nesta região da ilha, aos pés das montanhas de lava que formam o complexo. Para completar os momentos de indulgência viking, quatro restaurantes oferecem experiências gastronômicas complementares. 

Instalado em rochas vulcânicas, o Lava é o restaurante de gastronomia clássica islandesa com toques internacionais. Já o Moss, somente com reserva antecipada, é a experiência uma estrela Michelin do complexo, com menu-degustação preparado de acordo com os melhores produtos, assim como no Lava, produzidos em estufas e comprados de comunidades de pescadores da região. 

the retreat - águas termais Islândia
Aula de ioga no The Retreat | Foto: Divulgação
Mapa: Antônio Tavares

O The Café, localizado no complexo aberto ao público da Blue Lagoon, oferece cozinha rápida de qualidade, com variedade de sanduíches e sucos naturais. No The Spa, exclusivo aos hóspedes do The Retreat, o menu é preparado para complementar os tratamentos e o dress code é o roupão utilizado para se locomover entre as áreas de lazer e de relaxamento.

Com tantas opções, os dois dias sugeridos para aproveitar o The Retreat passam voando. Os mais agitados podem, claro, dar uma escapada até Reykjavik ou a uma das atrações naturais da região, como as grutas formadas pela lava da lagoa, visitadas a pé no verão ou de snowmobile durante o inverno. 

Vale saber, ainda, que a Blue Lagoon serve de palco para atrações do Iceland Airwaves, o festival de música mais completo do norte do planeta. Bandas locais como GusGus já se apresentaram na lagoa em um cenário surreal, com o público dançando nas águas escaldantes. Vale conferir o vídeo do hit Over no Youtube.   

É improvável que, antes de ler essa matéria, você pensasse na terra dos vikings como um destino wellness. Mas, assim como o personagem principal de The Northman, depois de uma viagem repleta de aventuras no severo clima do Ártico, nada poderia finalizar de forma mais inesquecível essa jornada com potencial de gerar memórias – e, de quebra, um boost na pele –  que durarão por uma vida. 

Clique aqui para ler a matéria na íntegra na edição 07 da Revista UNQUIET.

Fechar

SUSTENTABILIDADE

Ações de conservação do meio ambiente e ações sociais

Saiba mais

The Retreat

  • A energia geotérmica aproveitada e produzida no Svartsengi Resource Park é a única fonte de eletricidade, aquecimento e água quente no hotel, fornecendo 100% de suas necessidades.
  • A maioria dos ingredientes servidos no restaurante é fornecida localmente, e a energia que alimenta as fazendas orgânicas e ilumina as estufas onde as frutas e legumes são cultivados é de origem geotérmica.
  • Financiamento de um amplo espectro de causas filantrópicas nas áreas de esportes juvenis, artes, saúde e bem-estar – contribuindo para o bem-estar das comunidades na Península de Reykjanes e em todo o país
  • Método inovador de captura de carbono – um processo pelo qual o CO2 natural produzido durante a produção de energia geotérmica é capturado e fornecido às microalgas da Lagoa Azul cultivadas em biorreatores em nosso centro de P&D, transformando assim um subproduto de gás CO2 em nutrição.
  • Resumindo: eletricidade e aquecimento renováveis, design sustentável, iluminação centrada no ser humano, ingredientes culinários de origem local, pesquisa e desenvolvimento, preservação ambiental , e um reconhecimento de que viver em harmonia uns com os outros é um elemento fundamental para viver em harmonia com a natureza.

Site: bluelagoon.com/sustainability-at-the-retreat

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo