Se você deseja viajar em abril e ainda não definiu o destino, nossa equipe traz sugestões bem legais para inspirar essa viagem. É sempre bom lembrar que não existe tempo ruim para viajar, mas abril está certamente entre os melhores meses, sem deparar com as multidões típicas da alta temporada, além de contar com preços mais amigáveis para curtir a primavera no Hemisfério Norte e o Outono no Sul – ou seja, sem temperaturas extremas.
Bora conferir, então, para onde viajar em abril?
TIRADENTES, MINAS GERAIS
Em abril, o clima é mais gentil, permitindo que os casacos saiam do armário para passear à noite, mas sem exagero. E imagine só saborear os pratos dos restaurantes locais, sem que eles estejam lotados, como ocorre durante o Festival de Gastronomia de Tiradentes, que acontece todo ano em agosto (e que também é incrível).
O que mais fazer em Tiradentes?
- Visite o Museu da Liturgia de Tiradentes
É o seguinte: este é o único museu dedicado à liturgia na América Latina, com um acervo que vai além de peças de arte sacra e oferece uma viagem pela história religiosa do Brasil. - Conheça os ateliês dos artistas locais: Nossa equipe adora recomendar roteiros para conhecer a arte e a cultura dos destinos que visitamos. E Tiradentes é lar de vários artesãos talentosos – visitar seus ateliês da cidade é uma forma de conhecer o processo de criação de suas obras e de entender melhor a cultura local.
- Chafariz de São José: Construído no século XVIII, é um lugar interessante que faz parte do dia a dia dos moradores e embeleza a paisagem local.
- Percorra trilhas e tome banho de cachoeira: Existem diversas trilhas pela região de Tiradentes que levam a cachoeiras pouco visitadas, como a Cachoeira do Bom Despacho. São cachoeiras perfeitas para fugir das rotas turísticas tradicionais.
+ Leia um guia com dicas para passar 48 Horas em Tiradentes
FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA
Com o tempo mais firme, abril é perfeito para curtir praticamente os últimos dias de praia antes do inverno – e sem ter que enfrentar chuvas e os engarrafamentos onipresentes na cidade. É também um ótimo mês para curtir a vida cultural em Floripa.
O que mais fazer em Florianópolis?
Contemple a Fortaleza de São José da Ponta Grossa: Este é um dos fortes mais bem conservados do século XVIII no Brasil. E o melhor: não é uma atração muito movimentada se comparada a outros pontos locais, oferecendo uma vista panorâmica incrível do mar.
Faça uma caminhada ecológica pelo Morro da Cruz: Essa trilha leva você ao ponto mais alto da cidade, onde se pode ter uma vista panorâmica de toda a ilha.
Projeto Tamar: Umas das iniciativas de preservação da vida marinha local, permite o contato com a fauna marinha em um contexto educativo e sustentável.
Ribeirão da Ilha: Bairro histórico de Florianópolis, ainda guarda características da colonização açoriana, com ótimos restaurantes que servem ostras.
MANAUS, AMAZONAS
Ainda que o Festival Amazonas de Ópera tenha sido cancelado neste ano por falta de verba, o que é uma pena, o Teatro Amazonas merece a visita, é uma jóia arquitetônica e histórica. Também, com as chuvas, começam a se formar os igapós, as matas inundadas da Amazônia.
O que mais fazer em Manaus?
Bosque da Ciência: proporciona uma imersão na deslumbrante biodiversidade da Amazônia e é um tesouro pouco explorado na cidade.
Visita à comunidade ribeirinha: um dia explorando a vida às margens do rio oferece uma nova visão sobre a vida na Amazônia.
Encontro das Águas: o fenômeno natural do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, que dão origem ao Rio Amazonas, é uma experiência única.
Feira de Artesanato da Eduardo Ribeiro: realizada aos domingos, é um lugar onde se pode descobrir uma grande variedade do artesanato local criado por indígenas e ribeirinhos.
TERRITÓRIO DO NORTE, AUSTRÁLIA
Com uma incrível coleção de arte rupestre aborígene, o Kakadu – maior parque nacional do país – é um dos poucos lugares do mundo onde vivem crocodilos de água doce e salgada. Em abril, aproveite a diminuição das chuvas de monções, revelando cachoeiras espetaculares e paisagens verdejantes.
O que mais visitar no Território do Norte na Austrália?
- Stuart Highway: Rota de mais de 3.000 km que atravessa o coração do Território do Norte, expondo o vasto outback australiano.
- Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta: Patrimônio pela UNESCO, repleto de monumentos naturais e com grande importância cultural para os povos indígenas Anangu.
- Parque Nacional Litchfield: Popular entre turistas, mas com áreas inexploradas, ostenta cachoeiras deslumbrantes e piscinas naturais rodeadas por floresta tropical.
CHIPRE, MEDITERRÂNEO
Primavera no Mediterrâneo, sem multidões! Março e abril são os melhores meses do ano para admirar a floração das tulipas locais, de cor vermelho profundo, ao redor de Tepebasi e Avtepe. E tem a Maratona Internacional de Limassol em meados do mês.
O que mais visitar no Chipre?
Vila de Pano Lefkara: Famosa por suas rendas e obras de prata maravilhosas, essa vila proporciona uma visão autêntica da cultura cipriota.
Vinícolas em Omodos: Visitar esta vila tradicional permite degustar e aprender sobre os vinhos produzidos no Chipre.
Trekking nas trilhas da Península de Akamas: Esta região é conhecida por suas trilhas, com vistas incríveis da costa, repletas de diversidade de flora e fauna locais.
Montanhas de Troodos: Aqui é possível visitar pequenas aldeias vinícolas, como Omodos, com a oportunidade de degustação de vinhos locais diretamente dos produtores.
CUBA, CARIBE
Abril se despede da estação seca em grande estilo (a chuvosa vai de maio a outubro): entre os dias 22 e 28, acontece o Festival Internacional de Dança Cubana, em Havana: sete dias seguidos de festa na capital!
O que mais visitar em Cuba?
Callejón de Hamel: Em Havana, essa viela é um vibrante exemplar da cultura afrocubana, apresentando paredes cobertas de murais coloridos e uma atmosfera energética.
Valle de Viñales: Além dos pontos mais conhecidos, com praias, valeexplorar o coração agrícola de Cuba, com vistas impressionantes.
Trinidad: Nomeada Patrimônio Mundial da UNESCO, essa tranquila cidade colonial é uma cápsula do tempo, distante do agito turístico de Havana e cheia de música ao vivo e cultura rica e preservada.
Fábrica de Arte Cubano: Localizada em Havana, é um espaço inovador que combina arte, música e entretenimento, sendo frequentado tanto por habitantes locais quanto por visitantes.