A arte sempre encontra um lugar para acontecer. E é exatamente esse conceito que o projeto Barco Museu pretende fomentar entre as comunidades ribeirinhas e indígenas do Baixo São Francisco. Criado e concebido pela Coleção Karandash, desde 2008 o núcleo investe na formação de um olhar e talentos artísticos novos.
A iniciativa da Coleção Karandash lança mão de um “museu itinerante”: o barco que percorre cidades e povoados da margem alagoana do Rio São Francisco e promove a troca de experiências entre artesãos, escultores, pintores, bordadeiras, músicos e escritores, entre outros, com os moradores locais, convidados a participar de oficinas e experimentar diferentes formas de expressão artística.
Entre as comunidades que já receberam a visita do projeto em Alagoas estão Piranhas, Entremontes, Ilha do Ferro, Pão-de-Açúcar e Aldeia Kariri-Xokó.
Mais de 2 mil crianças, jovens e adultos foram acessados por meio da iniciativa, em Alagoas, cujos talentos para atividades como pintura, escultura, bordado, artesanato, fotografia e cinema são estimulados, em muitos casos transformando a vida de novos talentos que, com esse contato, conseguem encontrar seu caminho na arte.
Além de capacitar a população e levar arte a comunidades isoladas dos grandes centros, ampliando, assim, seus horizontes, a experiência com o museu itinerante visa gerar novas possibilidades em termos de fonte de renda e valorização cultural e histórica.
Matéria publicada na edição 14 da Revista UNQUIET.