Exposição fotográfica sobre George Love, MAM-SP


Exposição Fotográfica no MAM George Love

Nesta sexta-feira o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), abre a programação de 2024 com a exposição fotográfica ‘George Love: Além do Tempo’. A mostra faz uma retrospectiva da trajetória profissional do estadunidense George Love (1937-1995), com mais de 500 fotografias.

Será a primeira grande exposição sobre o trabalho e a vida de George Love desde seu falecimento, em 1995. George chegou ao Brasil em 1966, a convite da heliógrafa Claudia Andujar, que se tornaria sua companheira até 1974.

Exposição George Love em São Paulo
Claudia Andujar e George Love

O fotógrafo é uma das grandes referências da fotografia no Brasil na segunda metade do século XX. Entre 1966 e 1976, ele trabalhou na Revista Realidade e, com sua lente, abraçou a Amazônia.

Suas imagens, um feliz equilíbrio entre documental e experimental, retratavam principalmente a Amazônia do alto, culminando no fotolivro ‘Amazônia’, lançado em 1978, em co-autoria com com Andujar. Enquanto ela se concentrava no contato com as comunidades indígenas, ele mantinha o foco, literalmente, no meio-ambiente.

Exposição Fotográfica George Love MAM
George Love, Ilha do Marajó, 1971

Até seu falecimento, em 1995, George Love trabalhou em diversas áreas, sempre com o objetivo de tornar a fotografia e a comunicação visual mais acessíveis.

Com curadoria de Zé De Boni, que foi seu amigo e cuida de boa parte do acervo do fotógrafo, a exposição é composta por 20 núcleos distintos, como se cada um fosse uma exposição individual sobre seu trabalho.

Exposição Fotográfica George Love MAM
Foto do livro ‘Amazônia’

Muitas das fotos revelam o olhar atento de Love para questões ambientais urgentes, mais atuais do que nunca. Além disso, o conjunto traz registros dos lugares onde ele viveu, como São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York, com destaque para o Harlem, onde Love fez um resgate de suas raízes.

 

‘George Love: Além do Tempo’
Quando: de 1º de março a 12 de maio
Local: Sala Milú Villela, Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).
Endereço: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº. Acesso pelos portões 1 e 3.

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo