Paris: exposição de Rothko traz retrospectiva de sua obra


Exposição Rothko Paris Retrospectiva

Por Erik Sadao

Uma  inédita dedicada ao artista Mark Rothko (1903-1970) é o evento de inverno artsy na aclamada Fundação Louis Vuitton, em Paris.

Público Exposição Rothko Paris
Foto Erik Sadao

Esta exposição de Rothko em Paris é a retrospectiva mais completa e única dedicada à vida e obra do renomado artista letão-estadunidense, e parece reivindicar um importante lugar na cena artística da Europa. O público é presenteado com uma oportunidade única de vislumbrar suas obras pouco conhecidas, juntamente com as coleções integrais emprestadas por grandes templos de arte internacionais, como a Tate Modern, de Londres, e a Phillips Collection da National Gallery of Art, de Washington.

A influência de artistas dadaístas, cubistas e surrealistas na trajetória de Rothko é evidenciada por seu período pré-expressionista abstrato. Do mesmo modo, nas obras onde o artista mescla a mitologia grega e do Báltico em meio à estética contemporânea da época, vê-se evidente o impacto de sua migração para Nova York durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Exposição Rothko Paris
Foto Erik Sadao

A respeitada curadoria da Fundação Louis Vuitton encoraja um mergulho profundo no ponto em que Rothko abraça a total abstração, bem antes das famosas Series 8 (1950), e as magníficas telas monocromáticas que pareciam, nas palavras de um crítico, refletir a luz do divino.

Exposição Rothko Paris
Foto Erik Sadao

E então, você está de passagem por Paris ou pretende aterrissar na cidade até 2 de abril de 2024? A exposição de Rothko em Paris, na Fundação Louis Vuitton, é definitivamente um evento que vale a visita!


Quem foi Mark Rothko

Divulgação

Markus Yakovlevich Rothkowitz nasceu em 25 de setembro de 1903, em Dvinsk, Rússia (atualmente Daugavpils, Letônia). Rothko era o quarto filho de Jacob Rothkowitz, um farmacêutico, e Anna (née Goldin). Em 1913, Rothko emigrou para os Estados Unidos, onde seu irmão já havia se estabelecido. Por algum tempo, Rothko falava apenas russo e yídiche.

Rothko, que inicialmente se autodenominou um pintor estadunidense de origem letã, era essencialmente autodidata em sua formação artística. Ao longo de sua carreira, Rothko se tornou conhecido como um destacado pintor abstrato.

Rothko foi encontrado morto em seu estúdio na cidade de Nova York em 25 de fevereiro de 1970, aos 66 anos de idade. O artista havia sofrido um ataque cardíaco no ano anterior.

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo