De motorhome pelos Parques Nacionais de Utah

O motorhome utilizado pela família | Foto Vivi Amaro

Texto e fotos por Viviane Amaro

Utah não era um novo estado americano em nossa lista. Já havíamos pousado por lá uma década antes para curtir, segundo os locais, a melhor neve da Terra. Desta vez o visual era outro e nosso foco, também. Estávamos no auge do outono, a temperatura não era congelante, as cores da estação vibravam na paisagem e tínhamos como objetivo explorar este estado a bordo de um motorhome.

Utah de Motorhome
Descontração em familia, com a natureza ao redor

A ideia da roadtrip em Utah era percorrer os principais parques nacionais do estado, entre eles: Arches, Zion, Bryce e Canyonlands. O que encontramos? Paisagens de tirar o fôlego, trekkings incríveis e o sonho de trilhas perfeitas para o mountain bike.

Viagem de Motorhome nos Parques nacionais de Utah
Antelope Island, a maior das dez ilhas em Great Salt Lake | iStock

Antelope Island Estate Park

Nossa primeira parada em Utah, no entanto, foi em um parque estadual. Tínhamos poucas informações sobre o local, mas as imagens de satélite nos mostravam uma ilha ao lado de Salt Lake City, capital do estado, com um lago grande de coloração meio rosada devido ao sal e algumas formações rochosas. Seguindo nossos instintos de que valia a pena visitar o lugar, recalculamos o GPS e pra lá seguimos.

Antelope Island nos conquistou logo na largada. O sol nos aquecia, a paisagem empolgava, as crianças estavam cheias de energia e logo já estávamos trilhando. Cauê e Theo, desde pequenos, nos acompanham em nossas aventuras, são super parceiros em todos os esportes que praticamos e o mais importante: estão sempre se divertindo.

Utah Antelope Island
Cortando a paisagem da Utah Anteloope Island

As trilhas que serpenteiam o parque são recheadas de vida selvagem. A cada encontro os meninos vibravam com os avistamentos de criaturas gigantes ocupando o mesmo espaço em que estávamos.

“Em um passado recente, a ilha ficou desprovida de seus antílopes, mas em um esforço de reintrodução em 1993, eles retornaram à paisagem e agora podem ser avistados em diversos pontos do parque”

Além dos antílopes, a ilha é lar para veados, coiotes, cabritos da montanha e uma ampla variedade de aves. No entanto, é o imponente Bisão Americano que se destaca, sendo facilmente avistado nas trilhas e estradas.

Moab scaled
Repouso em uma das trilhas para bikes do deserto de Moab

Deserto do Moab

Rumo ao sul, dirigimos em direção ao deserto. Moab era nosso destino. Além de abrigar 2 parques nacionais que estavam em nosso roteiro (Arches e Canyonland), a região é conhecida como a meca do mountain bike americano.

Demorou pouco para entendermos o porquê: em um vasto e lindo território ao redor da pequena cidade, se encontram terras administradas pelo governo. Essas terras são conhecidas como BLM (Bureau of Land Management) e concentram milhares de trilhas e áreas de camping para a comunidade biker.

As trilhas são divididas em cores, atendendo desde iniciantes até os mais experientes, um verdadeiro parque de diversões para os amantes do esporte. Eu e os meninos nos aventuramos nas verdes com azul, enquanto o Marcelo buscava maiores desafios nas azuis e pretas.

Arches scaled
As formas intrigantes do Arches National Park

Arches National Park

A cor das rochas é vermelha, anos de vento e chuva moldaram e continuam a moldar as pedras arenosas em formatos e texturas inimagináveis. Na entrada do parque, o impacto da paisagem já é enorme. As formações afloram do chão emoldurando a estrada.

Em um primeiro momento, não sabemos para onde olhar. Nos concentramos em chegar ao centro de visitantes para entender como aquelas formações rochosas são esculpidas e quais possíveis trilhas poderíamos encarar.

Com as informações na mão, decidimos começar pela trilha Park Avenue e contemplar todos os mirantes do caminho, até nosso campground. O local do acampamento era incrível e cercado pelas rochas vermelhas. Logo nos acomodamos, esperamos escurecer e subimos nas pedras para observar o céu estrelado.

“Para mim, visitar os parques a bordo de um motorhome é a forma mais exclusiva de dormir em lugares espetaculares”

O planejamento é essencial, você deve pensar na sua autossuficiência em termos de alimentação, luz, água, energia e esgoto.

Para uma família de 4 pessoas, com uso muito consciente dos recursos, a autonomia da casa-carro é em média de dois a três dias. Outra dica essencial é a época do ano em que você vai visitar esses locais.

Os parques são super concorridos durante a temporada de verão. Em alguns deles acontecem até loterias para definir quantas pessoas poderão acessar determinadas trilhas e locais de acampamento.

Mas fora da temporada (outono, inverno e primavera), o cenário é bem mais tranquilo.

Reserve no mínimo dois dias para não deixar passar nenhum ponto alto do parque e ainda encarar as trilhas do Devils Garden (12.7km) e Delicate Arch (4.8km).

Cannyoland scaled
Os impressionantes desfiladeiros de Canyonlands

Canyonlands National Park

O nome já diz tudo, aqui é a terra dos cânions. São incontáveis e fantasticamente esculpidos pelo rio Colorado e seus afluentes, o mesmo que também corta o Grand Canyon (Arizona).

“O parque tem uma atmosfera desértica primitiva e boa parte só é acessível por 4×4 ou bicicleta”

Nos concentramos em visitar a área da Island in the Sky que não decepcionou a expectativa de visuais espetaculares, com destaque para White Rim View, Grand View, Mesa Arch e Upheaval Dome.

Parques Nacionais de Utah
De todos os ângulos, os cenários são impressionantes em Gooseneck

Gooseneck State Park

O bacana de viajar com uma casa-carro é simplesmente deixar as coisas acontecerem de forma mais solta, seguir o fluxo das experiências que o local está te proporcionando e, assim, definir quantas noites ficar em cada parque.

“Um planejamento geral é necessário. Tínhamos quatro destinos e 15 dias no calendário. O que iria acontecer no meio disso era uma caixa de surpresas”

Foi assim que achamos o Gooseneck State Park, avistamos uma placa na estrada. E pronto, um novo destino estava no mapa.

Depois de uma estradinha de terra esburacada, vimos que estávamos na borda de um cânion espetacular, montamos nosso acampamento antes de escurecer e no dia seguinte curtimos com exclusividade a paisagem incrível do rio San Juan fazendo apertadas curvas e esculpindo o cenário.

Zion
Zion National Park: um dos mais visitados dos EUA

Zion National Park

O Zion é o quarto parque nacional mais visitado dos EUA e recebe 4,5 milhões de visitantes por ano. Para reduzir o fluxo de pessoas nas áreas mais cobiçadas, o parque opera com um sistema de ônibus que conecta o centro de visitantes ao Zion Canyon. Optamos por fazer o trajeto de bicicleta e foi ótimo.

O campground fica próximo ao centro de visitantes, as árvores estavam perdendo a coloração amarelada, anunciando que o inverno estava próximo.

“O final de tarde nestes locais de acampamento é sempre especial: o friozinho chega, a fogueira é acesa e, na maioria das vezes, era ali que preparávamos nosso jantar, banhados pela luz do luar sempre agradecidos pelo lugar incrível que estávamos”

No dia seguinte, subimos nas bicicletas e fomos explorar o cânion. Muitas paradas para registrar a paisagem, uma grande subida até o Angel’s Landing (4,4km). E depois de muitos visuais de tirar o fôlego, decidimos não encarar uma das trilhas mais famosas do Zion, The Narrows. O caminho é feito literalmente dentro do rio e, como nos aproximávamos do inverno, a água estava congelante. Seria um desafio muito grande para as crianças e achamos melhor não arriscar. Ficamos, então, com um motivo para voltar ao Zion.

Planeje sua entrada ou saída do parque pela Kolob Canyons Road. A estrada é cênica e a aventura fica completa ao passar pelo apertado túnel do Zion.

Utah de motorhome
Bryce Canyon: pedras esculpidas pela neve

Bryce Canyon National Park

Pense em uma vista peculiar. É isso o que você vai encontrar nos mirantes do Bryce. Ao longo dos extensos anfiteatros, surge um mar vermelho formado por colunas rochosas chamadas de pináculos (a maior concentração do planeta). Essa verdadeira obra de arte da natureza é um fenômeno natural provocado pela água. Isso devido a um processo de congelamento e descongelamento, que acontece ao longo do ano. A neve penetra nas rachaduras e começa a formar as fissuras que esculpem naturalmente as pedras.

Existem algumas trilhas que cortam o anfiteatro e deixam você lado a lado com as esculturas. Para completar o cenário, a neve havia caído e trouxe um brilho especial para encerrar nosso roteiro pelas incríveis e desérticas paisagens de Utah.

“A grande reflexão desta viagem é que nada é estático, tudo está em transformação. O que vemos hoje não será igual amanhã”

Só precisamos cuidar para não acelerar a velocidade em que este processo natural ocorre.