Guia de destinos sustentáveis: recursos naturais e energia limpa

Experiências especiais sem causar danos à natureza

turismo energia limpa - cristalino lodge

Utilizar com sabedoria os recursos naturais é algo elementar para garantir que o turismo realmente respeite o seu entorno, numa sinergia entre o espaço oferecido aos visitantes e o meio ambiente. Em alguns lugares do planeta, as instituições turísticas agem em uma mesma sintonia, promovendo passeios e vivências especiais sem causar danos à natureza.

Arquitetura inteligente na selva

Aproveitar essa experiência única de incursão na Amazônia pode se tornar especial para o viajante no Cristalino Lodge, localizado em Alta Floresta, Mato Grosso. O Cristalino já recebeu o World Savers Awards, da Condé Nast Traveler, um dos principais prêmios de sustentabilidade do mundo para a hotelaria, e o Global Vision Award, outorgado pela Travel + Leisure. 

Como a proposta é manter a floresta em pé e ao mesmo tempo realizar atividades de ecoturismo no sul da Amazônia, o Cristalino Lodge criou a primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) no norte do estado, assegurando a preservação perpétua de 11.399 hectares. Com isso, criou-se um corredor de vida selvagem e espécies endêmicas junto ao Parque Estadual Cristalino.

As atividades de turismo sustentável incluem trilhas interpretativas pela floresta, lideradas por guias experientes, caminhadas de observação de aves e visitas a projetos de conservação e educação. O lodge, localizado no meio da floresta, possui energia limpa para os quartos, gerada por placas solares. O aquecimento da água, também tratada no local, é feito com essa energia, e toda a arquitetura é inteligente, com um sistema de ventilação que evita o uso de ar-condicionado. O Cristalino também faz o controle do número de visitantes para evitar o impacto do turismo de massa. Lá é proibido alimentar a vida selvagem, para não gerar a dependência da presença humana.
cristalinolodge.com

turismo energia limpa - cristalino lodge
Cristalino Lodge | Foto: Samuel Melin
turismo energia limpa - cristalino lodge
Painel solar do Cristalino Lodge
Projeto de reflorestamento de corais do Soneva, nas Maldivas

Turismo sustentável pé na areia 

Viver em meio ao oceano exige muito respeito às águas e à sua biodiversidade. As paradisíacas cabanas dos hotéis Soneva Jani e Soneva Fushi, nas Ilhas Maldivas, são exemplos de que uma experiência ímpar em turismo pode ser acompanhada de sustentabilidade. Esses hotéis, considerados carbono-zero, não utilizam plástico e todas as suas garrafas de água são de vidro. Além disso, esse material é reciclado no próprio hotel, atividade que também é uma das atrações para os hóspedes. A experiência ali é mais completa para quem aceita a sugestão de andar descalço durante a estadia.

A Soneva Foundation apoia projetos com impacto positivo nas áreas ambiental, social e econômica. A fundação promove campanhas contra a fome, projetos de reflorestamento de corais, com a dispersão anual de 50 mil fragmentos no Atol Baar, aulas de conhecimento sobre o oceano, ensino de natação para jovens da região e iniciativas de acesso à água potável na África.
soneva.com

Rica Costa Rica 

A Costa Rica recebeu em 2019 o Prêmio Campeões da Terra, da Organização das Nações Unidas (ONU), por seu compromisso com a preservação do meio ambiente e seu pioneirismo no combate às mudanças climáticas. O país, além de ser líder mundial em sustentabilidade, também conta com um elaborado plano para descarbonizar sua economia até 2050, o que inclui o ecoturismo, ao promover, além da preservação, a valorização da cultura e dos negócios locais. O país é um destino perfeito para os visitantes que buscam experiências em meio às belezas dos 25% de área nativa preservada por lei. 

O país possui 28 parques naturais, oito reservas biológicas, 71 refúgios de vida silvestre e 31 zonas protetoras. Um destino perfeito para o turismo de natureza, a realização de trilhas e esportes em terra e mar e passeios por vulcões, praias, bosques e paisagens selvagens.

É possível se hospedar em lugares que ajudam a preservar o meio ambiente por meio de projetos como o do Hotel Three Sixty, que planta uma árvore por cada noite de estadia de seus hóspedes. Assim, o grupo apoia o projeto de recuperação da floresta tropical e também gera impacto na comunidade local ao oferecer treinamento, recursos educacionais e emprego às comunidades. Isso inclui métodos agroflorestais para diversificar a produção de maneira amigável ao clima. O projeto também financia o Corredor Elevacional da Costa Rica, que deve conectar duas regiões biologicamente importantes e criar uma área de migração de espécies.
hotelthreesixty.com

Hotel Three Sixty, Costa Rica
Educação no projeto do Anavilhanas Lodge

Em Anavilhanas, sem poluir nada

Viajar em harmonia com as belezas naturais da maior e mais preservada floresta do mundo também é possível ao se hospedar no Anavilhanas Lodge, um pequeno hotel de selva localizado em frente ao Parque Nacional de Anavilhanas, às margens do Rio Negro, a 180 km de Manaus. No coração da Floresta Amazônica brasileira, esse é um bom exemplo de como o turismo pode aproveitar ao máximo os recursos naturais para manter e preservar a natureza. 

O Anavilhanas possui usina de energia fotovoltaica, que gera 100% de toda a energia elétrica utilizada no empreendimento, os barcos regionais, para passeios pelo Rio Negro, contam com sistema de energia solar, proporcionando a redução de ruído e de queima de combustíveis fósseis, e o aquecimento da água é realizado por meio de energia solar. O hotel realiza um processo interno de separação do lixo, com compostagem para o lixo orgânico, e todo o esgoto é tratado. 

O Anavilhanas tem ampliado sua área de preservação, que hoje chega a 220 hectares. Ele vê na educação um dos pilares de sua ação local, apoiando projetos em escolas do município de Novo Airão. O hotel é desenvolvedor e realiza uma ação permanente de valorização cultural e apoio às escolas em comunidades ribeirinhas, como Santo Antônio e Tiririca, com instalação de painéis solares, apoio no reforço ao aprendizado e doação de alimentos.
anavilhanaslodge.com

Teto flutuante, paredes transparentes  

Desconexão com o mundo urbano e uma experiência única são a proposta do Vik Chile. O hotel fica situado em uma colina com vista para o Parque Vik, que tem mais de 4 mil hectares preservados, próximos à Cordilheira dos Andes, numa região chamada de “terra do ouro” pelos indígenas. A vista de 360 graus é garantida por sua imponente e inédita arquitetura, com paredes transparentes e um teto flutuante escultural, obra de arte de Frank Gehry e Richard Serra. O viajante pode aproveitar o jardim zen e obras de Roberto Matta e Anselm Kiefer. O hotel é um lugar especial para os que gostam de degustar vinhos, pois cultiva seu próprio vinhedo. 

Os hóspedes também podem realizar passeios de bicicleta, a cavalo e trekking, além de aulas de gastronomia e piquenique ao ar livre. O Vik Chile foi eleito diversas vezes como a melhor estadia na América Latina.
vikwine.com

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo