Livrarias de Londres: uma Babel das letras

livrarias de londres

Não por acaso, dois filmes românticos marcantes se passam numa livraria londrina: 84 Charing Cross Road/Nunca te vi, sempre te amei (1987) e Um lugar chamado Notting Hill (1999).

E mais: Londres atraiu e acolheu escritores de todos os cantos, que se tornaram patrimônio da língua inglesa: os irlandeses George Bernard Shaw e Oscar Wilde, o polonês Joseph Conrad, os americanos Henry James e T.S. Eliot, a neozelandesa Katherine Mansfield, o japonês Kazuo Ishiguro, o indiano Salman Rushdie, o paquistanês Tárik Ali. Sem esquecer Marx e Freud – que revolucionaram a sociedade com seus escritos e passaram seus últimos anos em Londres. (Friedrich Engels também viveu lá, de 1870 até a morte, em 1895.) Vale incluir o cineasta mais brilhante de sua geração, o americano Stanley Kubrick, que morou e trabalhou em Londres em seus últimos 38 anos. E um músico, Jimi Hendrix, que trocou a América por Londres para se tornar o roqueiro mais cultuado e bem pago do mundo.

Nos meus três anos em Londres (1962-65), eu me abastecia na então maior livraria do mundo (Recorde Guinness, com 48 km de estantes), a Foyles, encastelada desde 1929 em Charing Cross Road. Duas anedotas: ao saber que Hitler estava queimando livros, William Foyle telegrafou propondo comprá-los antes de irem para a fogueira. Durante os bombardeios da 2ª Guerra, sacos cheios de livros protegiam a cobertura do prédio, de preferência os encalhes do Mein Kampf do Führer.

livrarias de londres: Hatchards
Hatchards
livrarias de londres: Waterstones
Waterstones

A cena de livrarias de Londres nada sofreu com a expansão das vendas pela internet – um mero suporte, como era o correio. Ao contrário, diversificou seu atendimento presencial, fazendo das lojas polos de convivência, com clubes de leitura, debates, autógrafos e palestras de autores famosos, e saborosos cafés e restaurantes. Aqui um panorama seleto dos principais focos.

As gigantes • A mais antiga livraria do Reino Unido, fundada em 1797, a Hatchards de Piccadilly, mantém há 225 anos seu padrão de elegância e eficiência. Percorrer seus quatro andares com mais de cem mil volumes é uma experiência inesquecível. Na Noitada Anual do Cliente, no Natal, autores famosos se misturam com leitores num convívio enriquecedor. Também em Piccadilly, a Waterstones é o carro-chefe de uma megacadeia. A maior da Europa, é o lugar ideal para folhear todo tipo de obras ao abrigo do gélido inverno. A veterana Foyles segue firme com sete lojas na Inglaterra. A principal, em Charing Cross Road, moderna e arejada, ainda oferece quantidade (7 km de estantes) e qualidade (papelaria, revistas, CDs e DVDs), além de um auditório, uma galeria e um café sempre cheio. Para quem está atrás de um livro que não consegue achar, o local certo é a Hurlingham, em Fulham, com livros empilhados até sobre as cadeiras e mais de um milhão num depósito vizinho.

livrarias de londres Hurlingham
Hurlingham

A campeã de Chelsea • Numa ruela transversal da King’s Road, a principal via do bairro de maior poder aquisitivo, a John Sandoe Books – descrita invariavelmente como “uma livraria saída dos contos de Dickens” – ocupa três casas contíguas com jardineiras sempre floridas. Fundada há apenas 65 anos, reúne um acervo de 30 mil títulos sobre os mais diversos temas. O aconchego e a localização fazem dela uma das mais procuradas da cidade.

A volta ao mundo em Covent Garden • Especializada em livros de viagens, a Stanfords, fundada há 170 anos, faz jus a sua fama de maior do mundo na categoria. É até citada no romance de Sherlock Holmes “O cão dos Baskervilles”. Fornecedora oficial do exército britânico, teve clientes famosos como o desbravador da Antártida, Robert Scott, e a pioneira da enfermagem moderna, Florence Nightingale. Bússolas, sextantes, globos terrestres, mapas e guias de viagem dão uma atmosfera aventureira à loja, onde fascinantes relatos podem ser folheados num café à moda antiga, com grãos torrados das mais variadas procedências e deliciosos sanduiches e bolos.

A mais bonita • Embora pertença a uma cadeia recente, de 1990, a Daunt Books de Marylebone High Street ocupa uma loja eduardiana de 1912, a Francis Edwards, considerada a primeira livraria do mundo construída expressamente com esse propósito.  Além de longas galerias de carvalho, janelas com vitrais coloridos e graciosas claraboias, ostenta um grande cofre que guardava suas preciosidades. Seus livros são catalogados por país, um modo original – e por que não “excêntrico”? – de estimular a leitura.

John Sandoe Books
Word on the Water

A mais intelectual • A Libreria, em Spiltalfields, inspirou-se no conto de Jorge Luís Borges “A biblioteca de Babel”, que continha todos os livros do mundo. Com tetos e paredes espelhados, a loja parece imensa e cataloga os livros de um modo idiossincrático, com seções como MÃES, MADONAS E MERETRIZES. Mas o leitor só será admitido neste espaço tech-free se deixar o cavalinho (o celular) na chuva…

A mais chique • Discreta e sofisticada, ocupando uma residência georgiana na aristocrática Mayfair, a Heywood Hill é famosa por seus livros antigos, mas também muito procurada por sua rica coleção de literatura infantil. Um detalhe caro aos bibliófilos: durante a 2ª Guerra, trabalhou na loja a romancista Nancy Mitford – a mais esperta das lendárias Seis Irmãs. Em 2011, a Heywood Hill foi agraciada com o título de fornecedora oficial da Família Real.

A mais original • Livros e água geralmente não se dão bem, mas Word on the Water – uma livraria flutuante em King’s Cross – virou um sucesso desde o dia em que abriu. Instalada numa centenária barcaça holandesa, está cheia até o porão de livros interessantes, além de um acolhedor fogareiro antigo e de um desbocado papagaio africano. A livraria literalmente faz ondas em suas noitadas de poesia e música pop.

Gosh
Books for Cooks

A mais apetitosa • Milhares de títulos de culinária e gastronomia são vendidos na Books for Cooks em Notting Hill. Na sua cozinha experimental o chef coproprietário Eric Treuillé testa as receitas dos livros e promove um dos mais concorridos almoços do bairro, com longas filas nas portas do pequeno café já a partir das onze da manhã.

O QG das HQs • Super-heróis e heroínas, duplas dinâmicas como Batman e Robin ou no formato patrão-criado de Mandrake e Lothar, criaturas anfíbias como o Príncipe Submarino – o fã de histórias em quadrinhos tem o mundo a seus pés na Gosh!, em Soho. E também acesso a mangás, graphic novels, estórias cômicas, biografias e livros de arte. O porão abriga verdadeiras joias: pôsteres vintage e, para os colecionadores, números raros de gibis antigos.

O pulo do gato • A bem sucedida loja de livros usados Bookmongers, em Brixton, foi fundada há 30 anos pelo americano Patrick Kelly, mas quem manda na casa hoje é o gato vira-lata Popeye. Dizem até que o felino costuma dar dicas de leitura para os clientes que o cativarem.

livrarias de londres: New Beacon Books
New Beacon Books

As literárias • Fundada em 1929, a Faber&Faber teve como seu editor de poesia T.S. Eliot, autor do “poema do século”, The Waste Land/A Terra devastada. Entre seus autores conta treze laureados do Nobel e seis do Booker Prize. Sua livraria fica em Bloosmsbury, o bairro que abrigou o círculo de Virginia Woolf. Acompanhando o sopro do vento, a Faber contratou como editor em 1987 o roqueiro do The Who Pete Townshend, que lá publicou o livro de contos Horse’s Neck. Também em Bloomsbury fica a livraria do jornal literário The London Review of Books, famosa por seus títulos de ficção clássica e pelos deliciosos bolos do seu café.

No País das Maravilhas • A heroína de Lewis Carroll impera no Alice Through The Looking Glass, em Cecil Court, com edições raras, roupas e suvenires. Tem até um coelho branco chamado Harley – só não dê uma de Alice e caia no buraco atrás dele…

Horse’s Neck, Pete Townshend, Faber&Faber
livrarias de londres
Gay’s the Word

Black is beautiful • Fundada em 1966, a New Beacon Books, primeira livraria negra de Londres, ergueu em Finsbury Park um bastião da cultura afrodescendente, vendendo e editando livros de autores negros britânicos, caribenhos, africanos e afroamericanos. Em janeiro de 2022, a direção da livraria-editora anunciou que, graças a uma campanha notável de crowdfunding, levantou mais de 80 mil libras e assim continuará um farol a iluminar as letras e a cultura negra.

Aqui tem LGBTQ+ • Quando a Gay’s the Word abriu em 1979, literatura gay era escassa em Londres. Afinal, até 1967 o homossexualismo ainda era crime no Reino Unido. O mercado cresceu, mas a loja de St. Pancras ainda guarda a hegemonia, com ficção, poesia, graphic novels, literatura infantil e relações familiares. Centro de reflexão sobre a cultura gay, a livraria promove eventos literários e grupos de debates, um dos quais já completou 40 anos de atividades.

Encerro com uma notícia boa e outra ruim. A livraria que inspirou o filme Nunca te vi, sempre te amei fechou em 1969, com a morte do dono. Quando a autora Helen Hanff, após 20 anos de correspondência, finalmente cruzou o Atlântico para visita-la, achou-a em desocupação (o local hoje abriga uma franquia da McDonalds.)

Já a livraria de Um lugar chamado Notting Hill continua aberta, na região do mercado de antiguidades de Portobello Road, com sua fachada azul e o letreiro The Notting Hill Bookshop.  Os eflúvios românticos de Julia Roberts e Hugh Grant continuam vivos 23 anos depois. A estátua de Eros domina o centro geográfico da cidade, em Piccadilly Circus, mas é entre as estantes da Notting Hill que Cupido tem flechado corações do mundo inteiro. Homens e mulheres dos mais variados cantos acorrem à pequena livraria para namorar e propor casamento. Um alemão surpreendeu a noiva ocultando uma aliança entre as páginas de um livro de Harry Potter. Um chinês foi mais longe: alugou o espaço para uma sessão de fotos, ele de fraque e a mulher vestida de noiva. Em nenhuma outra cidade os livros são capazes de mexer com os corações e mentes das pessoas – e até mudar radicalmente suas vidas – do que em Londres.

livrarias de londres: heywood hill
Heywood Hill
livrarias de londres: foyles
Foyles

    UNQUIET Newsletter

    bahçeşehir evden eve nakliyat

    başiktaş evden eve nakliyat

    bağcılar evden eve nakliyat

    beylikdüzü evden eve nakliyat

    bakırköy evden eve nakliyat

    başakşehir evden eve nakliyat

    bahçelievler evden eve nakliyat

    ıspartakule evden eve nakliyat

    uluslararası nakliyat uluslararası evden eve nakliyat uluslararası nakliyat uluslararası evden eve nakliyat ev depolama ev eşyası depolama istanbul eşya depolama yurtdışı kargo uluslararası kargo firmaları uluslararası kargo taşımacılığı uluslararası ev taşıma uluslararası eşya taşımacılığı uluslararası ev taşıma uluslararası nakliyat uluslararası evden eve nakliyat
    escort bursa escort gorukle
    gorukle escort bursa escort
    mobil okey oyna
    https://www.fapjunk.com https://pornohit.net
    evden eve nakliyat
    evden eve nakliyat
    akumyolda.comakumyoldaakumyolda.comakumyolda.comakumyolda.comakumyolda.com
    turkceingilizce.gen.trturkceingilizce.gen.tr
    translatedicttranslate dicttranslatedict.com
    Freetranslations.org is a web site to help you to translate to English from tens of languages as a free translator.freetranslationsfreetranslations.org london escorts
    ©UNQUIET 2024 - Todos os direitos reservados
    Think4
    Voltar ao topo