Quando apreciamos a diversidade das paisagens brasileiras, ficam evidentes a relevância e a necessidade da implantação do turismo sustentável e regenerativo. Esses movimentos são cruciais para preservar e celebrar as características únicas do Brasil — da abundância do solo vermelho-escuro que dá vida aos planaltos à biodiversidade do Cerrado e às ricas características da nossa costa. Enquanto o turismo sustentável atua na minimização de impactos negativos e na conservação dos cenários naturais, o regenerativo restaura os ambientes, valorizando e fortalecendo as riquezas do nosso país para futuras gerações.
Visitar, Degustar, Preservar
Foi anunciada oficialmente nesta semana a criação do grupo OCANTO, que incorpora as pousadas Tutabel, em Trancoso (BA), Literária, em Paraty (RJ), e Trijunção, em Jaborandi, na divisa entre os estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais. A nova marca estabelece conexões autênticas e genuínas com biomas, fauna, flora, gastronomia e cultura das comunidades locais, com vivências multissensoriais e imersivas. A ideia é reinventar a hospitalidade no Brasil por meio do turismo regenerativo.
As três pousadas somam uma média anual de 20 mil hóspedes e, com a implantação do projeto, a expectativa é dobrar o número de viajantes impactados.
Com 27 suítes e vilas distribuídas em um conjunto de casarões coloniais, a Pousada Literária de Paraty prioriza a parceria com fornecedores locais e utiliza produtos cultivados nas fazendas que fazem parte do grupo em Paraty (RJ) e Cunha (SP). O desenvolvimento de projetos socioambientais nas comunidades inclui experiências imersivas na história e na cultura da região.
Uma delas é a visita à Fazenda Bananal, do outro lado da Rio-Santos, para uma experiência inspirada em ingredientes cultivados em agrofloresta. Original do século XVII, a Fazenda Bananal foi restaurada após uma minuciosa pesquisa histórica e arquitetônica, e desenvolve um programa de educação socioambiental com crianças da rede pública, em parceria com a prefeitura da cidade, alcançando mais de 3 mil alunos por ano.
Em Trancoso (BA), uma das praias mais preservadas, a Itapororoca, abriga a Pousada Tutabel. Com 18 suítes e cercada de verde, a Tutabel fica a poucos minutos da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Rio do Brasil, área de conservação ambiental pertencente ao grupo da pousada, onde são preservados 975 hectares de Mata Atlântica de tabuleiro — espécie de vegetação ameaçada.
Os visitantes fazem imersões na floresta por meio de trilhas de percursos curtos ou longos, observam aves e estrelas e experimentam a navegação de caiaque pelo Rio do Brasil, o “primeiro rio mapeado do país”.
A produção orgânica de cerca de 40 tipos de hortaliças abastece o restaurante da pousada com produtos frescos e parte é dividida entre os funcionários. E grande parcela do adubo é produzida na pousada, aproveitando as podas dos jardins e o lixo orgânico, processado por meio de compostagem.
No coração do Cerrado, a Pousada Trijunção tem apenas sete suítes e conecta os hóspedes ao bioma com atividades e experiências que aproximam os visitantes da fauna, flora e de toda a vida selvagem. De trilhas botânicas e imersivas a caiaque na Lagoa das Araras a avistamento do lobo-guará, jacaré-anão e várias outras espécies do bioma, a programação sugere roteiros personalizados de acordo com o perfil de cada hóspede, com acompanhamento de guias e biólogos especialistas.
A Fazenda Trijunção, que abriga a pousada, foi fundada em 1995, resultado de um projeto para preservar a biodiversidade da região e melhorar a qualidade de vida das comunidades vizinhas — o cerrado é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do Brasil e hoje restam menos de 50% de sua área original. A fazenda desenvolve pesquisas em parceria com entidades como Embrapa e Onçafari e atua na preservação de 90% desse território.
Panamá Autêntico
Das fantásticas viagens pelos biomas brasileiros, seguimos para o coração verde do Panamá! Neste guia de destinos sustentáveis na América Latina, destacamos a decisão audaciosa e visionária desse país da América Central, que decidiu mudar seu foco de turismo. Além do brilho dos hotéis cinco estrelas e praias de areia dourada, o destino abraçou a riqueza de sua biodiversidade única e o charme de suas comunidades rurais. O mote é oferecer experiências de viagem genuínas que se fundem com consciência ambiental e cultural.
Ao investir em uma indústria em franco crescimento, impulsionada por viajantes que buscam vivências transformadoras sem abrir mão do conforto, o turismo local estima que em cinco anos o número de visitantes do país excederá 500 milhões.
Por meio da plataforma digital SOSTUR, lançada pela Aliança Panamenha para o Turismo Comunitário, é possível navegar por uma série de passeios em comunidades piloto selecionadas cuidadosamente: de caminhadas intensas e desafiadoras em parques nacionais a participações, em primeira mão, da preservação das tartarugas.
Cada destino traz uma lista de restaurantes e sugestões de acomodações para degustar e descansar depois de um dia de muitas descobertas e interações. O prazer de viajar se estende à satisfação de auxiliar as comunidades locais com prosperidade e turismo consciente.
Viva México!
Após um meticuloso período de quatro anos de reforma, o Rancho Pescadero, na paradisíaca Baja California, reabre suas portas com dedicação inabalável à sustentabilidade. A proprietária, Lisa Harper, orquestrou com maestria iniciativas ecológicas, como a introdução de um sistema de dessalinização e engarrafamento de água, abrindo caminho para eliminar o consumo de garrafas plásticas na propriedade.
As plantas nativas, gentilmente removidas durante as obras, foram prontamente restauradas, celebrando o ecossistema local. No horizonte, a energia solar desponta como um convite para sonhar com um futuro sustentável neste retiro mexicano, que adiciona uma nova dimensão ao conceito de turismo sustentável, valorizando ao máximo a natureza e a cultura locais.