Antuérpia LGBT: orgulho lapidado

Como um diamante sendo aprimorado, a cidade belga cintila com as promessas de um futuro plural

Patrocínio:
Teatro histórico com colunas nas cores do orgulho LGBTQIA+ em Antuérpia, Bélgica, cenário imperdível em roteiro de viagem cultural

A Antuérpia sempre foi sinônimo de brilho. Seus diamantes, lapidados com precisão, têm atravessado os séculos como símbolos de valor e desejo. Hoje a cidade é uma nova gema sendo revelada. Aos poucos, esse destino, visto como secundário na Bélgica, vem sendo esculpido como um porto seguro para quem busca viver a melhor versão de sua verdade, com orgulho, arte e muita liberdade. 

O histórico de espírito acolhedor e vanguardista da maior cidade de Flandres reflete a luz de múltiplas identidades. Zurnborg, um dos bairros mais descolados do mundo em 2025, segundo a Time Out, tem uma arquitetura art nouveau de causar ciúme na vizinha Bruxelas e muitos cafés autorais de atmosfera criativa, que acolhem a cena queer. Ali espaços como o Het Roze Huis funcionam como verdadeiros faróis da diversidade: um centro cultural LGBTQIAP+ onde se compartilham histórias de resistência e celebrações durante o ano todo. 

Como é comum em outras cidades da Bélgica, e dos Países Baixos, o visitante LGBT é bem-vindo e aceito (inclusive quem não abre mão de demonstrar seu afeto em público!) em todos os estabelecimentos. A Bélgica está entre os países mais avançados da Europa em termos de direitos LGBT, com o casamento igualitário e proteções legais sólidas para expressão de gênero resguardados desde 2003. 

+ Leia outros roteiros de viagem LGBT

Fechar

Benefícios Exclusivos UNQUIET: Sapphire House, Antuérpia, Bélgica

Saiba mais

Consulte seu agente de viagem

Sapphire House

Benefício: Experiência gastronômica com produtos veganos, especialidade do hotel. Drink de boas vindas no bar. Upgrade, early check-in e late check-out de acordo com a disponibilidade.

  • Use o código: UNQUIET
  • Validade: Novembro de 2026
Casario medieval refletido em canal de Bruges, Bélgica, vista clássica para roteiro de viagem romântica pelo país
Em Bruges, fachadas flamengas se duplicam nas águas calmas do canal | Foto: Getty

Aos poucos,
a cidade belga
vai sendo
esculpida
como destino
de orgulho,
verdade e
segurança

O coração noturno belga bate em Antuérpia

As veias noturnas da cidade correm com festas e eventos, incluindo muitas circuit parties, em espaços que variam de lofts industriais a clubes secretos, atraindo visitantes das vizinhas Bruxelas e Amsterdam e de outros grandes centros LGBT, como Madri, Berlim e Londres. Com estética forte, música eletrônica afinada e atmosferas que beiram o impromptu, as festas de Antuérpia invocam a liberdade do momento e se sustentam no boca a boca de fatia da comunidade LGBT, que costuma lotar a Woodpop, mais pop, e a H.I.M, com foco em house, techno e, claro, tribal, o que garante a bateção de leques, comum no meio gay. 

Já os diversos bares e clubes da cidade dedicados ao público LGBT, como o emblemático Cargo Club (antigo Red & Blue), o clássico Hessenhuis e o instigante The Boots, um templo do fetiche de seis andares, que remete à Berlim mais underground, misturam festa e identidade, posicionando a cidade entre os centros europeus mais LGBT-friendly e mais progressistas do planeta.

Rua de paralelepípedos entre viaduto antigo e prédio histórico em Antuérpia, Bélgica, dica de passeio a pé em roteiro de viagem urbana
Entre o viaduto de tijolos e o prédio de cantos arredondados, a rua tranquila revela a Antuérpia dos detalhes | Foto: Getty
Brabo Fountain: praça central de Antuérpia, Bélgica, com fonte de Brabo e prédios históricos ao entardecer, parada obrigatória em roteiro de viagem
A Brabo Fountain, na praça principal da Antuérpia | Foto: Getty
Elenco queer em figurinos ousados no palco de teatro em Antuérpia, Bélgica, mostrando cena cultural LGBTQIA+ em viagem pela cidade
Performance no Darklands Festival

Orgulho e celebrações da liberdade

No lendário calendário de eventos da cidade, dois assumem as vezes de rito de passagem para membros da comunidade LGBT: o Darklands Festival e a Antwerp Pride. O Darklands talvez seja o festival mais potente e orgulhoso da cena fetish & leather da Europa. Sempre em março, ele reúne uma verdadeira multidão no Waagnatie, um complexo instalado no antigo cais, em uma semana inteira de performances, workshops e festas, como a Fusion & Rage, e noites temáticas, que atravessam a madrugada em outros clubes e bares da cidade. No festival, o corpo é o palco e os limites são celebrados como um território político. Já a Antwerp Pride, geralmente no segundo final de semana de agosto, logo após a parada da vizinha Amsterdam, colore a cidade com muitos desfiles, debates, exposições e uma mescla vibrante de arte e ativismo. O porto, as ruas e as praças viram palco para vozes de todas as letras da sigla LGBT, que marcham com alegria, visibilidade e resistência. Ambos os eventos transformam Antuérpia numa arena onde a identidade encontra seu palco, a intimidade se mistura ao coletivo e cada festa veste não só corpos, mas muitas histórias. 

Woodpop: balada underground em Antuérpia, Bélgica, com pista lotada e lasers coloridos, destaque da vida noturna em roteiro de viagem
Luzes da noite na Woodpop
Havenhuis de Antuérpia, Bélgica, ícone futurista sobre antigo edifício portuário, parada fotográfica em roteiro de arquitetura
O moderno e supreendente edifício Port Authority, na região do porto | Foto: Getty

Quando se pisa nesse destino, ainda considerado secundário no mapa turístico da Bélgica, entende-se que Antuérpia não apenas lapida diamantes. Ela lapida identidades como quem domina a delicadeza de uma joia rara, com luz e profundo respeito. Em cada celebração, Antuérpia brilha não pelo que reluz, mas pelo que revela: um verdadeiro espelho da diversidade.

Matéria publicada na edição 21 da Revista UNQUIET.

Fechar

SUSTENTABILIDADE

Ações de conservação do meio ambiente e ações sociais

Saiba mais

Sapphire House

Sapphire House, integrante do grupo Marriott:

  • Para apoiar a resiliência e o desenvolvimento sustentável das comunidades, os hotéis da rede Marriott investem na vitalidade de suas comunidades e recursos naturais, além de fornecer ajuda e apoio, especialmente em momentos de necessidade.
  • Mobilização de hospedes e associados no fornecimento de suporte a um seleto grupo de organizações sem fins lucrativos que lideram o caminho para apoiar crianças em todo o mundo.
  • “Servir Nosso Mundo” é um dos valores fundamentais e orienta como fazem negócios. Através do voluntariado, arrecadação de fundos, dinheiro e doações em espécie, os hotéis e associados em todo o mundo estão empenhados em fazer o bem em suas comunidades e causar um impacto significativo.
  • Quando ocorre um desastre, trabalham com os hotéis locais e organizações de socorro estabelecidas para avaliar, responder e fornecer ajuda.
  • Investimentos em iniciativas de biodiversidade, como restauração de corais, proteção de florestas tropicais e esforços de reflorestamento.
  • Minimização da pegada ambiental gerenciando de forma sustentável o uso de energia e água, reduzindo os resíduos e emissões de carbono e aumentando o uso de energia renovável. Emprego de tecnologias inovadoras para planejar, implementar, rastrear e comunicar como operar de forma responsável para mitigar os riscos relacionados ao clima, beneficiando os negócios e as comunidades nas quais operam.
  • O objetivo é reduzir o impacto ambiental e social negativo das atividades comerciais, concentrando-se no fornecimento sustentável, responsável e local.
  • A Marriott trabalha para ajudar a resolver a questão global do desemprego juvenil e garantir um futuro melhor para a juventude do mundo, fazendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para identificar, treinar e orientar jovens para carreiras significativas no setor hoteleiro.
  • “Viajar é uma das ferramentas mais poderosas para promover a paz e o entendimento cultural. Com uma presença global, é imperativo que realmente entendamos, respeitemos e acolhamos a todos. Por meio de parcerias, treinamento e educação, trabalhamos para elevar as viagens como catalisadoras da paz e da compreensão cultural – garantindo que nossos hotéis sejam um local de inclusão e conforto para todas as pessoas.”
  • marriott.com

marriott.com/anrak-sapphire-house-antwerp

 

Faixa de pedestres arco-íris em Antuérpia, Bélgica, diante de prédio histórico, símbolo da cena LGBTQIA+ em roteiro de viagem urbana
Um cruzamento na cidade | Foto: Fotoarena

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo