A Antuérpia sempre foi sinônimo de brilho. Seus diamantes, lapidados com precisão, têm atravessado os séculos como símbolos de valor e desejo. Hoje a cidade é uma nova gema sendo revelada. Aos poucos, esse destino, visto como secundário na Bélgica, vem sendo esculpido como um porto seguro para quem busca viver a melhor versão de sua verdade, com orgulho, arte e muita liberdade.
O histórico de espírito acolhedor e vanguardista da maior cidade de Flandres reflete a luz de múltiplas identidades. Zurnborg, um dos bairros mais descolados do mundo em 2025, segundo a Time Out, tem uma arquitetura art nouveau de causar ciúme na vizinha Bruxelas e muitos cafés autorais de atmosfera criativa, que acolhem a cena queer. Ali espaços como o Het Roze Huis funcionam como verdadeiros faróis da diversidade: um centro cultural LGBTQIAP+ onde se compartilham histórias de resistência e celebrações durante o ano todo.
Como é comum em outras cidades da Bélgica, e dos Países Baixos, o visitante LGBT é bem-vindo e aceito (inclusive quem não abre mão de demonstrar seu afeto em público!) em todos os estabelecimentos. A Bélgica está entre os países mais avançados da Europa em termos de direitos LGBT, com o casamento igualitário e proteções legais sólidas para expressão de gênero resguardados desde 2003.
+ Leia outros roteiros de viagem LGBT
Benefícios Exclusivos UNQUIET: Sapphire House, Antuérpia, Bélgica
Saiba maisConsulte seu agente de viagem







Sapphire House
Benefício: Experiência gastronômica com produtos veganos, especialidade do hotel. Drink de boas vindas no bar. Upgrade, early check-in e late check-out de acordo com a disponibilidade.
- Use o código: UNQUIET
- Validade: Novembro de 2026

Aos poucos,
a cidade belga
vai sendo
esculpida
como destino
de orgulho,
verdade e
segurança
O coração noturno belga bate em Antuérpia
As veias noturnas da cidade correm com festas e eventos, incluindo muitas circuit parties, em espaços que variam de lofts industriais a clubes secretos, atraindo visitantes das vizinhas Bruxelas e Amsterdam e de outros grandes centros LGBT, como Madri, Berlim e Londres. Com estética forte, música eletrônica afinada e atmosferas que beiram o impromptu, as festas de Antuérpia invocam a liberdade do momento e se sustentam no boca a boca de fatia da comunidade LGBT, que costuma lotar a Woodpop, mais pop, e a H.I.M, com foco em house, techno e, claro, tribal, o que garante a bateção de leques, comum no meio gay.
Já os diversos bares e clubes da cidade dedicados ao público LGBT, como o emblemático Cargo Club (antigo Red & Blue), o clássico Hessenhuis e o instigante The Boots, um templo do fetiche de seis andares, que remete à Berlim mais underground, misturam festa e identidade, posicionando a cidade entre os centros europeus mais LGBT-friendly e mais progressistas do planeta.



Orgulho e celebrações da liberdade
No lendário calendário de eventos da cidade, dois assumem as vezes de rito de passagem para membros da comunidade LGBT: o Darklands Festival e a Antwerp Pride. O Darklands talvez seja o festival mais potente e orgulhoso da cena fetish & leather da Europa. Sempre em março, ele reúne uma verdadeira multidão no Waagnatie, um complexo instalado no antigo cais, em uma semana inteira de performances, workshops e festas, como a Fusion & Rage, e noites temáticas, que atravessam a madrugada em outros clubes e bares da cidade. No festival, o corpo é o palco e os limites são celebrados como um território político. Já a Antwerp Pride, geralmente no segundo final de semana de agosto, logo após a parada da vizinha Amsterdam, colore a cidade com muitos desfiles, debates, exposições e uma mescla vibrante de arte e ativismo. O porto, as ruas e as praças viram palco para vozes de todas as letras da sigla LGBT, que marcham com alegria, visibilidade e resistência. Ambos os eventos transformam Antuérpia numa arena onde a identidade encontra seu palco, a intimidade se mistura ao coletivo e cada festa veste não só corpos, mas muitas histórias.


Quando se pisa nesse destino, ainda considerado secundário no mapa turístico da Bélgica, entende-se que Antuérpia não apenas lapida diamantes. Ela lapida identidades como quem domina a delicadeza de uma joia rara, com luz e profundo respeito. Em cada celebração, Antuérpia brilha não pelo que reluz, mas pelo que revela: um verdadeiro espelho da diversidade.
Matéria publicada na edição 21 da Revista UNQUIET.

Sapphire House
Sapphire House, integrante do grupo Marriott:
- Para apoiar a resiliência e o desenvolvimento sustentável das comunidades, os hotéis da rede Marriott investem na vitalidade de suas comunidades e recursos naturais, além de fornecer ajuda e apoio, especialmente em momentos de necessidade.
- Mobilização de hospedes e associados no fornecimento de suporte a um seleto grupo de organizações sem fins lucrativos que lideram o caminho para apoiar crianças em todo o mundo.
- “Servir Nosso Mundo” é um dos valores fundamentais e orienta como fazem negócios. Através do voluntariado, arrecadação de fundos, dinheiro e doações em espécie, os hotéis e associados em todo o mundo estão empenhados em fazer o bem em suas comunidades e causar um impacto significativo.
- Quando ocorre um desastre, trabalham com os hotéis locais e organizações de socorro estabelecidas para avaliar, responder e fornecer ajuda.
- Investimentos em iniciativas de biodiversidade, como restauração de corais, proteção de florestas tropicais e esforços de reflorestamento.
- Minimização da pegada ambiental gerenciando de forma sustentável o uso de energia e água, reduzindo os resíduos e emissões de carbono e aumentando o uso de energia renovável. Emprego de tecnologias inovadoras para planejar, implementar, rastrear e comunicar como operar de forma responsável para mitigar os riscos relacionados ao clima, beneficiando os negócios e as comunidades nas quais operam.
- O objetivo é reduzir o impacto ambiental e social negativo das atividades comerciais, concentrando-se no fornecimento sustentável, responsável e local.
- A Marriott trabalha para ajudar a resolver a questão global do desemprego juvenil e garantir um futuro melhor para a juventude do mundo, fazendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para identificar, treinar e orientar jovens para carreiras significativas no setor hoteleiro.
- “Viajar é uma das ferramentas mais poderosas para promover a paz e o entendimento cultural. Com uma presença global, é imperativo que realmente entendamos, respeitemos e acolhamos a todos. Por meio de parcerias, treinamento e educação, trabalhamos para elevar as viagens como catalisadoras da paz e da compreensão cultural – garantindo que nossos hotéis sejam um local de inclusão e conforto para todas as pessoas.”
- marriott.com
marriott.com/anrak-sapphire-house-antwerp

































































































































































