Um legado para a Amazônia

Rosewood São Paulo apoia um laboratório de inovação social da ONG Casa do Rio, no arco do desmatamento

A sustentabilidade é uma palavra fácil na cartilha da hotelaria. Mas existe muito greenwashing e socialwashing por aí. Felizmente, porém, há exemplos notáveis, desde grupos que trabalham pela conservação, passando por experimentos de hoteleiros independentes, até grandes atos de filantropia. É o caso do Rosewood São Paulo, que de maneira generosa – e importante, longeva – apoia desde 2023 a ONG Casa do Rio.

Em 2009, quando mergulhou no Rio Tupana, no município de Careiro Castanho (AM), o artista e empreendedor social Thiago Cavalli soube que viveria ali. Ele se desfez de sua vida urbana e iniciou a reforma de uma casa na floresta. Ao conhecer a dura realidade de seus vizinhos, decidiu alfabetizar as crianças ali mesmo, na sua varanda. Florescia a Casa do Rio

Trabalhos de educação

Hoje, com 11 anos de atuação e liderada por um time de mulheres amazônidas, a ONG se tornou um símbolo de inovação social, com projetos criativos, pensados a partir da escuta de originários e ribeirinhos. Premiada e reconhecida internacionalmente, ela protege a primeira infância e trabalha pela educação, sob as bases da pedagogia da floresta. Dissemina práticas ambientais por meio da Escola Itinerante de Agroecologia. Impulsiona o empreendedorismo baseado na sociobiodiversidade – do artesanato à gastronomia. Atua na formação cidadã de jovens lideranças. 

A parceria com o Rosewood São Paulo começou em 2023, quando o hotel buscava uma causa para a sua festa de Carnaval. O diretor de marketing e vendas Silvio Araujo se entusiasmou ao ouvir sobre a ONG. Prontamente, um time do hotel fez as malas e rumou para a Região Norte.

Cultura

No ano seguinte, ocorreu um jantar beneficente para 120 pessoas: Uma Noite para a Amazônia financiou uma brigada contra os trágicos incêndios na região. Objetivo alcançado, era hora de mirar mais alto: a segunda edição do jantar, em 2025, uniu 350 pessoas. O hotel novamente ofereceu todos os custos de produção – um fato raro na filantropia. Assim, foi arrecadado 1,2 milhão de reais para um grande sonho.
“O Rosewood possibilita o marco inaugural do Centro de Saberes da Floresta, que impactará 150 mil pessoas, em 64 mil quilômetros quadrados de floresta gravemente ameaçada”, diz o fundador.

Uma imagem do futuro Centro de Saberes da Floresta

“A preservação da biodiversidade e da cultura dos povos originários e tradicionais é um compromisso desde o nosso primeiro dia, e o trabalho da Casa do Rio está alinhado com nossos valores e com o que acreditamos ser o melhor para o futuro do país”, diz Edouard Grosmangin, vice-presidente regional de México e América do Sul da
Rosewood Hotels & Resorts. Eis um exemplo não apenas para a hotelaria, mas para todas as marcas que atuam no Brasil.   

Doações:
Casa do Rio
Pix: 20.090.061/0001-02 

Matéria publicada na edição 21 da Revista UNQUIET.

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo