Giro a minha taça e assisto, quase lentamente, o líquido rubi deslizar e formar pequenos caminhos, rastros vermelhos por onde passa. Me lembro da primeira vez que provei um vinho uruguaio. A Tannat, a uva ícone do país, vem chamando a atenção ao longo dos anos. Com certeza, o vinho que está na minha taça agora não tem mais nada em comum com o primeiro que provei, muitos anos atrás, quando esse pequeno país da América Latina mal constava no mapa dos amantes da bebida de Baco. Em um curto período, o Uruguai começou a ganhar destaque no mercado internacional, e principalmente no Brasil, como um produtor de vinhos de qualidade. Fatores como aumento do PIB do país e principalmente dos investimentos em tecnologia ajudaram, mas grande parte se deve à sua localização estratégica, que recebe a influência do Oceano Atlântico. Embora seja pequeno, o Uruguai começa a rivalizar com grandes players do mercado, como Argentina e Chile.
Terroir privilegiado
Como sommelière trabalhando com vinhos há quase 20 anos, faz parte da minha rotina provar vinhos e avaliá-los. Utilizo um método que incorporei ao meu dia a dia: começo com a análise visual, passo pela olfativa e, finalmente, chego à prova em boca. Tudo isso reflete a qualidade da bebida, mas, sem dúvida, uma coisa que influencia muito é seu terroir, seu lugar no mundo… Ah, e que lugar!
Benefícios Exclusivos UNQUIET: Uruguai, Sacromonte, Craft Wines & Landscape Hotel
Saiba maisConsulte seu agente de viagens
Para reservas a partir de 3 noites, um jantar de 3 tempos para duas pessoas com vinhos da casa.
- Use o código: UNQUIET SPECIAL OFFER
- Validade: setembro 2024
É aí que entra a localização privilegiada da Sacromonte, incrustada nas belas colinas da região de Maldonado, no Uruguai. A vinícola está em um daqueles pontinhos no mapa que são únicos. Seu terreno, da era jurássica, oferece tudo que a vinha precisa para se expressar e dar vida a vinhos de excelência: o vinhedo se encontra no ponto mais alto do terreno, nas encostas da Serra de Carapé, que tem um solo de xisto e granito, além de receber mais luz do Sol. Tudo isso contribui para que o resultado seja maravilhoso.
Dou uma olhada em volta, sinto o aroma de tabaco e especiarias que vem da minha taça e fico admirando esse pequeno paraíso, onde passarei os próximos dias ‒ muito bem acompanhada entre garrafas de vinho, vistas de tirar o fôlego e uma excelente gastronomia.
A propriedade oferece um retiro exclusivo para os amantes do vinho e da boa comida. Com uma paisagem deslumbrante, vinhedos exuberantes e vilas charmosas, esse é o destino ideal para os que desejam relaxar e desfrutar de uma estadia inesquecível.
Bem perto da badalada Praia de José Ignacio, em Maldonado, a vinícola fica a apenas 45 minutos de carro desde o aeroporto de Punta del Este. Além disso, o Uruguai se destaca como um destino perfeito para aquela escapada rápida, já que os voos diretos de São Paulo a Punta são curtos e permitem uma mudança de cenário deliciosa.
Legado, paixão e sabor
Eleita em 2019 pela revista norte-americana Time como um dos 100 melhores destinos do mundo para visitar, a propriedade era um sonho antigo de Edmond Borit, seu fundador, que herdou do avô não só o nome como também a paixão pelos vinhos. O avô foi um visionário enólogo francês, pioneiro ao se mudar para o Peru, onde decidiu produzir vinhos na exótica região de Ica.
Edmond (dessa vez o neto) levou em frente o legado familiar e desenvolveu um grande interesse pelos vinhedos desde cedo. A admiração pela bebida esteve presente em toda a sua vida, mas foi só mais tarde em sua carreira que ele decidiu largar o mundo corporativo e a rotina em uma multinacional para retomar as origens. Atendendo ao chamado do coração, visitou algumas regiões. Mas foi quando chegou à Serra de Carapé, no Uruguai, que ele imediatamente soube que ali seria o lugar perfeito para implantar seu vinhedo. E assim começou a Sacromonte. A gastronomia é um dos pontos fortes da experiência. Os hóspedes têm a oportunidade de saborear a culinária do chef Tupambaé Cámara, que utiliza ingredientes frescos e locais para criar sabores únicos. Os pratos são todos cuidadosamente harmonizados com os vinhos produzidos na propriedade, proporcionando uma combinação perfeita de sabores e aromas.
Com passagem pelos renomados restaurantes Cocina Hermanos Torres (duas estrelas Michelin), Bonamb (duas estrelas Michelin) e Orobianco (uma estrela Michelin), todos na Espanha, onde morava antes, Tupa incorporou suas vivências à criação do menu. Ele alia sua expertise aos insumos frescos da horta do hotel e de fornecedores locais para complementar um cardápio cheio de personalidade. O menu se foca em uma cozinha regional, dentro do mais puro conceito farm to table. Uma ótima dica: se você, assim como eu, é fã da dupla cordeiro e Tannat, programe-se para estar por lá em um sábado, o dia do tradicional assado. O chef começa os preparos com o nascer do sol e lentamente os aromas vão invadindo o espaço: o cordeiro assando em fogo lento, os chorizos sendo preparados com o vinagrete para o aperitivo, batatas recheadas assadas para acompanhar, saladinha fresca da horta orgânica e, claro, o belíssimo Sacromonte Tannat Reserva na taça – o rótulo já levou uma medalha de ouro no concurso Decanter World Wine Awards.
Vinícola verde
Nem só de bons vinhos e boa comida se vive na propriedade. As vilas de vidro espelhado, um projeto do exclusivo escritório Mapa, criam um ambiente único, onde os quartos se fundem com a paisagem, no mais perfeito equilíbrio entre a natureza e o homem. Ao entardecer, não há nada mais bonito do que assistir ao pôr do sol se refletindo nas vilas e criando a sensação de infinito, com uma taça de vinho em sua jacuzzi.
Aproveitei minha estadia para participar das degustações exclusivas e aprender sobre o processo de produção. Quem quiser pode optar por uma programação mais indulgente, ou seja, simplesmente relaxar na piscina de hidromassagem particular com vista para os vinhedos ou cavalgar pela região.
Ao fazer o check in, cada hóspede recebe um bugue elétrico off-road para circular por toda a propriedade, podendo visitar a capela e a horta orgânica, descobrir seus lugares favoritos para um piquenique, fazer caminhadas ou simplesmente se deslumbrar com a paisagem tendo um bom livro nas mãos, no melhor estilo dolce far niente.
Quando se trata de vinhos, a Sacromonte Wines é uma verdadeira joia, uma oportunidade de degustar sabores únicos e apreciar uma qualidade que só os melhores vinhedos podem oferecer.
Criar um projeto sustentável foi a preocupação de Edmond desde o início. A iniciativa foi reconhecida pelo Inavi, que premiou a propriedade com a certificação de vinhedo sustentável. Dentre as medidas adotadas para tornar a Sacromonte mais verde estão a utilização de ovelhas para manter o pasto curto, instalações de painéis solares e telhados verdes e a contratação e capacitação de mão de obra dos povoados vizinhos. No entanto, o destaque é a oportunidade de se desligar do mundo exterior por meio de sua localização remota e de um ambiente tranquilo, que permitem esquecer o estresse do dia a dia e se reconectar com a natureza.
Aqui podemos desfrutar de momentos de paz e tranquilidade, longe dos desgastes rotineiros. O único grande perigo é fazer como Edmond: largar tudo e comprar um vinhedo para chamar de seu. Confesso que, depois de alguns dias por lá, pareceu tentador.
Clique aqui para ler a matéria na íntegra na edição 12 da Revista UNQUIET
Vinhedo:
#Livre de herbicidas.
#Ovelhas são usadas para manter o pasto e a grama curtos.
#Selo de vinhedo sustentável por parte da INAVI (O Instituto do vinho do Uruguai)
Bangalôs:
#Teto “verde” vegetal e vidros “low-e” de baixa emissividade para manter a temperatura estável no interior.
#Todo fluxo de águas cinzas tratado biologicamente. Micro organismos aeróbios fazem a “digestão” de resíduos e o líquido residual é filtrado até a água limpa voltar pro terreno.
#Implementando paneis de energia solar.