Nuits Sonores

Uma boa razão para visitar Lyon

Patrocínio:

Quando vi alguns amigos produtores de música eletrônica se mudando de mala e cuia para Lyon, tive certeza: está na hora de conhecer o Nuits Sonores, um dos festivais que mais chamavam a minha atenção na França, país que pouco explorei eventos musicais.

Nunca estive em Lyon, mas sei que tem um centro histórico lindo de morrer. Considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, encapsula desde os tempos medievais até a renascença num só lugar. Não bastasse tamanha beleza, Lyon é considerada a capital da gastronomia da França e é casa de mais de 4 mil restaurantes (ou você pensou que era Paris?).

O Nuits Sonores é um ótimo convite para explorar a cidade, se deleitar com sua gastronomia e se perder em noites undergrounds num festival que já virou mainstream. Até 2019, o evento contava com dezenas de palcos espalhados pela cidade, muitos deles em lugares inusitados e abandonados, recebendo um público de cerca de 70 mil pessoas.

Apesar de ter crescido, o Nuits Sonores mantém sua aura independente e underground com uma curadoria musical apurada, capaz de fazer qualquer apaixonado por música eletrônica fazer as malas e partir para Lyon.

Foto: Brice Robert Photographe
Foto: Michel Denance

O Nuits Sonores fez uma edição um pouco reduzida em 2021 com algumas reformulações que não deram tão certo. Decidiram que sua primeira grande edição desde o início da pandemia voltará com nova roupagem. Os organizadores garantem que as mudanças serão um grande ponto de virada na sua história

Serão quatro dias e quatro noites em maio de 2022. A programação diurna passa a ter mais peso do que anteriormente e se estabelece no Fagor-Brandt, um parque industrial que teve suas fábricas desativadas em 2014 e hoje é espaço de eventos culturais numa área de 30 mil metros quadrados.

O festival já teve algumas edições por lá desde 2017, mas agora retorna com três palcos, sendo o principal para shows e DJ sets, um outro para apresentações híbridas e projeções 360º e, por fim, um de soundsystem abrigando uma pista de música urbana.

Foto: Divulgação

À noite, o festival migra para duas locações já conhecidas dos habitués: La Sucrière, uma antiga fábrica de açúcar dos anos 1930 – renovado em 2011, passou a ser um espaço totalmente devotado à arte contemporânea –; e o Le Sucre – no topo da fábrica – considerado um dos bares mais cools de Lyon.

Mesmo com as mudanças, mantiveram um dos conceitos mais legais do Nuits Sonores, agora à noite: a Night With estreia em 2022 com quatro artistas renomados convidados para fazer a curadoria artística dos dias em que se apresentam. E a escolha dos quatro artistas não desaponta: Lala &ce, DJ Harvey, Helena Hauff e Honey Dijon.

Além da ótima curadoria, não há ainda informações sobre outros artistas por enquanto, mas o Nuits Sonores nunca desapontou na programação. Os curadores costumam convidar seus artistas favoritos e suas referências para tocarem no mesmo dia, o que promete um caldeirão diversificado.

DJ Honey Dijon | Foto: Divulgação
Foto: Nicolas Robin
Foto: Divulgação

Motivos para ir a Lyon não faltam, assim como sobram razões para conhecer o Nuits Sonores. Quem sabe em 2022 eu finalmente consiga visitá-lo?

O festival também desembarcou em Bruxelas em outubro e promete retornar para lá em 2022

Serviço

Nuits Sonores
25 a 29 de maio, 2022
Lyon, França Ingressos a partir de 29 euros (Night With por noite) a 184 euros (passe dia/noite).

Foto: Nicolas Robin

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo