Grachtenfestival

Música clássica para todos em Amsterdam

Patrocínio:

É final de verão em Amsterdam e os inconfundíveis canais, marcados pelas casas erguidas no auge da Era do Ouro holandesa, lotam com moradores e visitantes ávidos pelos últimos dias de sol e calor. Para celebrar o final da estação mais quente, o Grachtenfestival (grafia em holandês) transforma cenários inusitados em palcos para apresentações de expoentes internacionais da música clássica. 

Após o hiato de dois anos, ele comemorou 25 anos em grande estilo, com um número recorde de apresentações. Foram mais de 150 concertos. Democrático e livre como Amsterdam, desde a primeira edição o festival leva a música clássica a cenários como museus, igrejas e áreas abertas em torno dos parques, monumentos e canais da cidade. 

Ao se apropriar do espaço público, o Grachtenfestival proporciona surpresas agradáveis a viajantes desavisados, que dão de cara com grandes estruturas especialmente montadas ‒ por exemplo, sob o impressionante arco neogótico do Rijksmuseum ou no topo do moderno Nemo, com vista para o centro antigo e a belíssima Estação Central. 

Fechar

Benefícios Exclusivos UNQUIET: Holanda, The Pulitzer Amsterdam

Saiba mais

Consulte seu agente de viagens

The Pulitzer Amsterdam

Benefício: Roteiro cultural e de Lifestyle do bairro de Jordan preparado pelos concierges do hotel. Amenities de Boas Vindas exclusivos para leitores UNQUIET.

Use o código: UNQUIET SPECIAL OFFER

Validade: Benefício expirado

O festival celebrou 25 anos em grande estilo, com mais de 150 concertos de música clássica

Apesar da grande quantidade de concertos ao ar livre, fãs da música clássica precisam se programar com antecedência a fim de garantir o ingresso para as concorridas apresentações em templos como a casa de concerto Concertgebouw, cuja acústica a coloca entre as melhores do planeta. Outros espetáculos fechados acontecem no Carré, o teatro real, na Ópera Municipal e no Conservatório da cidade. 

No verão mais esperado dos últimos anos ‒ em Amsterdam, as médias diárias ultrapassaram os 25 ⁰C ‒, pequenas multidões voltaram a se aglomerar. É irresistível não permanecer ao ar livre, curtindo o pôr do sol avermelhado da estação mais aguardada, em comunhão com outros amantes da música. Afinal, tudo o que é preciso é uma toalha e uma garrafa de vinho para uma diversão de altíssimo nível.

Concertos no Amsterdam Arena

Da apresentação de jazz na praça instalada no topo do moderno Nemo (o museu de ciência tecnologia da cidade) ao palco montado na área conhecida como Noord (zona norte), às margens do Rio Ij, ambos com vista para o centro antigo e a lindíssima Estação Central, o festival cumpre a função de democratizar a música clássica, apresentando-a a novos públicos.

Nicolas Altstadt, violoncelista franco-holandês, o primeiro da filarmônica da cidade, foi a atração principal do Prinsengracht Concert, o evento de encerramento do festival. Em um palco montado sobre a água, em frente ao Hotel Pulitzer, no Canal Prinsengracht, ele reuniu um grupo de amigos de todas as partes do mundo para criar um programa diverso, incluindo uma singela versão cantada de Blackbird, dos Beatles.

 

Concertos no museu Nemo

Não faltam cenários míticos no Grachtenfestival, mas o palco de encerramento é meu candidato a preferido, quase a tradução da aura democrática do evento. A plateia lota as cadeiras instaladas sobre a água e ao redor do palco principal, enquanto os hóspedes do Pulitzer e os moradores do Prinsengracht assistem das janelas, compartilhando a visão privilegiada com amigos.

O espaço entre a plateia e o palco forma um mosaico de barcos de todos os tipos, com grupos de amigos celebrando com vinhos e petiscos. Por fim, quem está só de passagem e resolve ficar assiste da calçada ou de uma das pontes que circundam a estrutura, completando um cenário que só poderia existir em Amsterdam. 

Mesmo conferindo o evento pela terceira vez, não me canso de admirar as paisagens da cidade. Apesar de anunciar a chegada do outono, o Grachtenfestival é a garantia de algumas das melhores memórias do verão.

Programe-se! O Grachtenfestival voltará a acontecer entre 11 e 20 de agosto de 2023.  

Matéria publicada na edição 09 da Revista UNQUIET.

Fechar

SUSTENTABILIDADE

Ações de conservação do meio ambiente e ações sociais

Saiba mais

Pulitzer

# Cuidados com a saúde pessoal dos membros da equipe de funcionários proporcionando cursos, exames de saúde, psicólogos.

# Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

# Redução da desigualdade entre os países com contratação de equipe internacional de funcionários, incluindo refugiados

# Separação de todos os fluxos de resíduos de vidro, papel, papelão, restos de comida, gordura de fritura, tinta, baterias e metal.

# substituição dos materiais descartáveis plásticos por materiais de vidro

 

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo