Turismo no Butão: Dorji Dhradhul

O diretor de turismo do Butão explica como o reino budista, rico em paisagens impressionantes e permeado por fortalezas e mosteiros, abre uma janela para o mundo sem abandonar seus valores essenciais

Manter as tradições intactas e uma política de “turismo de alto valor e baixo impacto” não impede que o Butão cresça como destino. Ao contrário, cada dia mais recorrente na lista de viajantes que buscam vivenciar experiências autênticas e estão comprometidos com o propósito de viajar com responsabilidade, o reino budista desponta como um exemplo de turismo sustentável. O diretor geral de turismo no Butão, Dorji Dhradhul, explica, em uma entrevista exclusiva à UNQUIET, como o país se reinventou, para se abrir para o mundo e exibir seus riquíssimos tesouros culturais e históricos, sem perder a essência ou sobrecarregar o meio ambiente.  

O Butão é conhecido por sua política única de “turismo de alto valor e baixo impacto”. Poderia nos explicar como ela funciona?

Dorji Dhradhul: O conceito de “turismo de alto valor e baixo impacto” foi introduzido pelo Quarto Rei do Butão, quando o país abriu suas fronteiras para turistas internacionais, em 1974. Isso foi considerado uma estratégia única. Essa política enfatiza a qualidade, em vez da quantidade. Ela visa evitar o excesso de turismo e garantir o equilíbrio entre os retornos econômicos e os ganhos não materiais, como a preservação de nosso ambiente, cultura, história e recursos para garantir o bem-estar de nossos hóspedes, nosso povo e nosso destino.

Turismo no Butão: o mosteiro Paro Taktsang (Ninho do Tigre)
O mosteiro Paro Taktsang, conhecido como Ninho do Tigre | Foto: iStock
Turismo no Butão: artesã tece fios em máquina típica
Artesã tece fios em uma máquina típica butanesa

Que medidas e estratégias o Butão implementou para promover o turismo sustentável e minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à cultura?

Ao reconhecer o valor do ambiente intocado e de sua rica cultura, implementamos várias medidas e estratégias para promover o turismo sustentável, incluindo a Taxa de Desenvolvimento Sustentável, que é reinvestida no reino. A “política de alto valor e baixo impacto” prioriza a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade, convidando os viajantes, conscientes e responsáveis, à busca de experiências autênticas. A iniciativa Preservação Cultural promove festivais e eventos em todo o país. Damos uma grande ênfase à imersão cultural, incentivando os visitantes a participar de festivais e tradições, respeitando os costumes e o modo de vida da nação. Temos ainda as Iniciativas Ecoamigáveis, que incluem todo o organismo de turismo, com hotéis e operadores incorporando temas e práticas ecologicamente corretos, com certificação para aqueles que atendem os padrões ecológicos. Nos Passeios Guiados, os visitantes são obrigados a viajar com um guia turístico licenciado, garantindo interações respeitosas tanto com a natureza quanto com a cultura.

O Butão coloca uma forte ênfase na Felicidade Nacional Bruta (FNB). Como o conceito de FNB se relaciona com o setor de turismo e como ele é integrado à experiência do visitante?

A Felicidade Nacional Bruta é uma abordagem holística para o desenvolvimento, enfatizando o bem-estar e a felicidade dos cidadãos, em detrimento dos ganhos econômicos. No turismo, isso se traduz na “política de alto valor e baixo impacto”. Ela garante que o Butão convide viajantes responsáveis cujos valores estejam alinhados com a visão e a marca do Butão. O tipo de viajante que o país recebe é mantido por meio dessa política e da taxa diária, o que também garante que a atividade turística não sobrecarregue o meio ambiente e a cultura. Isso não apenas ajuda a proteger o patrimônio único do Butão e manter o ambiente intocado, mas também garante que os visitantes tenham uma experiência imersiva e autêntica. Além disso, os passeios guiados, a interação com os habitantes e a participação em diversas atividades garantem que os visitantes deixem o Butão com uma compreensão e apreciação do compromisso do país com uma forma de vida equilibrada e harmoniosa.

Turismo no Butão: a rica tecelagem no país
A rica tecelagem do país
Turismo no Butão: entrevista com Dorji Dhradhul
Dorji Dhradhul

Poderia destacar algumas das atrações culturais e históricas preferidas no Butão, como dzongs e mosteiros, e sua importância?

O Paro Taktsang, conhecido como Ninho do Tigre, é um dos mosteiros mais renomados do reino, atraindo admiradores de todo o mundo. Localizado precariamente em um penhasco, ele oferece vistas de florestas exuberantes e do Vale de Paro. Taktsang se tornou uma das primeiras coisas que você vê quando pesquisa sobre o Butão na internet. É um destino imperdível, que exibe a beleza e a grandiosidade da arquitetura butanesa. Qualquer viagem ao Butão fica incompleta sem uma visita a ele. O Dzong de Punakha, situado na confluência de dois rios, o Pho Chhu e o Mo Chhu, é um local histórico e atraente durante todo o ano. As belas árvores de jacarandá em flor tornam o Dzong ainda mais bonito na primavera. O Buddha Dordenma, localizado a cerca de 6 km da cidade de Thimphu, é uma das maiores estátuas de Buda sentado do mundo. Já a Passagem de Dochula, um marco histórico situado entre os distritos de Thimphu e Punakha, é um excelente local para desfrutar da deslumbrante vista panorâmica das montanhas cobertas de neve, com 108 estupas construídas para homenagear a bravura e os sacrifícios dos soldados butaneses. O Memorial Chorten é um ponto de referência popular em Thimphu, construído em 1974 em memória do falecido Terceiro Rei. Há, claro, inúmeros outros lugares para citar. 

Turismo no Butão: o Mosteiro de Punakha
O Mosteiro de Punakha Dzong | Foto: Getty
Turismo no Butão: a garça do Pescoço Preto
Garça do Pescoço Preto, ave do planalto tibetano e de partes remotas da Índia e do Butão

Como a indústria do turismo trabalha para garantir que as tradições culturais e rituais permaneçam intactas e não sejam afetadas pelo aumento de visitantes?

O Butão sempre foi cauteloso em relação à preservação de sua cultura e suas tradições. A política do “alto valor e baixo impacto” e a taxa diária ajudam na preservação da cultura. Os fundos arrecadados pela taxa diária de desenvolvimento sustentável são alocados para a preservação da cultura. Além disso, todos os passeios têm guias treinados para compartilhar as tradições do Butão de maneira respeitosa e informativa. Os visitantes também são educados sobre costumes locais, princípios de vestimenta e códigos de conduta, promovendo interações respeitosas em locais históricos e festivais. Além disso, regulamentações rigorosas estão em vigor para garantir que os locais históricos e a cultura não sejam explorados ou prejudicados pelo influxo de turismo.

Como o órgão responsável trabalha com a indústria de turismo e as marcas internacionais presentes no país? 

O departamento de turismo treina funcionários e outros parceiros de viagem para garantir que nossos visitantes sempre tenham guias experientes e informações para educá-los sobre os lugares que visitam, as tradições que observam e os costumes que devem respeitar. Desenvolvemos materiais informativos, e frequentemente fornecemos aos visitantes dicas do que fazer e do que não fazer enquanto visitam o Butão. Promovemos e incentivamos festivais. Também incentivamos os hotéis a garantir que a infraestrutura seja construída de maneira a educar e envolver os visitantes na cultura butanesa, além de incentivá-los a apresentar a culinária butanesa local e autêntica.

As cerimônias e os festivais religiosos são centrais para a sua identidade cultural. Como o país equilibra o desejo de compartilhar essas tradições com os turistas e ao mesmo tempo manter sua santidade e autenticidade?

Ao convidar viajantes conscientes e responsáveis e enfatizar o envolvimento significativo, o Butão garante que os tesouros culturais sejam tanto exibidos quanto preservados. Quando os visitantes participam dos festivais, guias locais os educam sobre os comportamentos e as etiquetas apropriados.

Turismo no Butão: dança de máscaras
Dança de máscaras

Na era digital, como o Butão gerencia o impacto da tecnologia em sua sociedade e cultura, especialmente com a crescente disponibilidade de smartphones e acesso à internet? 

O Butão foi o último país do mundo a permitir a televisão via satélite em seu território. Temos acesso à internet há apenas duas décadas, mas a tecnologia ainda desempenha um papel importante em manter o país conectado, tanto internamente quanto com o mundo exterior. Em especial durante a pandemia, o país passou por uma grande revolução tecnológica e adotou um foco renovado na digitalização, seja para manter o bem-estar social e mental por meio do contato com amigos e familiares, seja para melhorar os serviços por meio de serviços online e da conscientização.

O senhor observou alguma mudança nas tradições ou rituais culturais butaneses como o resultado da adoção de tecnologia, como mudanças na forma como as cerimônias são conduzidas ou como as gerações mais jovens se envolvem com a sua herança?

Embora não haja mudanças na forma como as cerimônias são conduzidas, abraçar a tecnologia permitiu que a geração mais jovem documentasse e compartilhasse cerimônias em tempo real, promovendo maior envolvimento e apreciação de sua rica herança entre butaneses e audiências globais. Canções e danças tradicionais agora estão disponíveis online, preservando-as para as gerações futuras e proporcionando uma plataforma para o aprendizado. Além disso, jovens familiarizados com a tecnologia começaram a integrar elementos contemporâneos em suas expressões artísticas, criando uma harmoniosa fusão do antigo e do novo. Enquanto a essência das cerimônias permanece a mesma, o modo de celebração e o envolvimento foram enriquecidos, garantindo a continuidade e a renovação da cultura butanesa na era moderna.

Turismo no Butão: tecido típico
Tecido típico
Turismo no Butão: bandeira
Bandeira

Como o turismo no Butão incentiva os visitantes a retornarem para uma nova visita? 

Não oferecemos incentivos específicos para que os visitantes retornem. Em vez disso, confiamos em nossa bela paisagem natural, em tradições profundamente enraizadas e na calorosa hospitalidade de nosso povo para encorajar os visitantes a voltar. Garantimos que os hóspedes tenham experiências incomparáveis, para levar como lembranças preciosas.

Por fim, o que significa ser UNQUIET para um butanês?

Como um dos funcionários que trabalham na indústria do turismo, ser INQUIETO significa sempre buscar aprender mais, atualizar o conhecimento e se manter atualizado, já que a indústria do turismo está em constante evolução. Também significa ter um pensamento inovador, tentando constantemente melhorar os serviços e as experiências dos hóspedes. Trata-se também de ser proativo e adaptável, ajustando-se rapidamente às mudanças e ajudando a organização a navegar por esses desafios.

Clique aqui para ler a matéria na edição 13 da Revista

    UNQUIET Newsletter

    bahçeşehir evden eve nakliyat

    başiktaş evden eve nakliyat

    bağcılar evden eve nakliyat

    beylikdüzü evden eve nakliyat

    bakırköy evden eve nakliyat

    başakşehir evden eve nakliyat

    bahçelievler evden eve nakliyat

    ıspartakule evden eve nakliyat

    uluslararası nakliyat uluslararası evden eve nakliyat uluslararası nakliyat uluslararası evden eve nakliyat ev depolama ev eşyası depolama istanbul eşya depolama yurtdışı kargo uluslararası kargo firmaları uluslararası kargo taşımacılığı uluslararası ev taşıma uluslararası eşya taşımacılığı uluslararası ev taşıma uluslararası nakliyat uluslararası evden eve nakliyat
    escort bursa escort gorukle
    gorukle escort bursa escort
    mobil okey oyna
    https://www.fapjunk.com https://pornohit.net
    evden eve nakliyat
    evden eve nakliyat
    akumyolda.comakumyoldaakumyolda.comakumyolda.comakumyolda.comakumyolda.com
    turkceingilizce.gen.trturkceingilizce.gen.tr
    translatedicttranslate dicttranslatedict.com
    Freetranslations.org is a web site to help you to translate to English from tens of languages as a free translator.freetranslationsfreetranslations.org london escorts
    ©UNQUIET 2024 - Todos os direitos reservados
    Think4
    Voltar ao topo