Sonu Shivdasani

Ao ressignificar o conceito de luxo e basear a operação na sustentabilidade, o fundador e CEO do Soneva destaca seu grupo hoteleiro pelos bons exemplos e pela excelência, além de manter alguns dos paraísos mais desejados – e responsáveis – do mundo

Sonu Shivdasani soneva

É com a eloquência e o entusiasmo dos apaixonados que Sonu Shivdasani conhece cada detalhe que tange o grupo Soneva, do nome dos funcionários aos pratos do cardápio de cada resort. 

Fundador e CEO da marca, ele divide com a esposa, Eva, a missão de fazer dos hotéis da rede um exemplo de sustentabilidade e alto padrão na arte de receber. Juntos eles comandam um pequeno império, regido segundo as necessidades da natureza, já que as propriedades foram concebidas para causar o mínimo impacto nos ambientes em que estão inseridas. Mais que isso: todas têm a missão de fazer de sua permanência um fator positivo, colaborando com as comunidades locais, incentivando seus hóspedes a práticas de preservação e ressignificando os conceitos de luxo. 

Desejo de dez entre dez viajantes, os hotéis da rede – Soneva Fushi e Soneva Jani, nas Maldivas, Soneva Kiri, na Tailândia, e o barco Soneva in Acqua – atendem aos mais rigorosos critérios ambientais e são formatados para surpreender com experiências exclusivas, criadas para que o hóspede experimente uma sinergia singular com a natureza. 

Na entrevista a seguir, Shivdasani, que também fundou o grupo Six Senses, elenca as diversas ações da Fundação Soneva para garantir um planeta melhor, revela a abertura de um novo resort nas Maldivas até o fim de 2023 e discorre sobre como hospedar com sofisticação e elegância tem absolutamente tudo a ver com simplicidade, originalidade e sustentabilidade.

Soneva. CEO: Sonu Shivdasani
Vista sobre o resort Soneva Fushi, nas Maldivas

 Como nasceu o conceito do grupo Soneva? 

Sonu Shivdasani: Decidimos que queríamos abrir um resort como nenhum outro, garantindo também a proteção do meio ambiente. Acreditamos que uma empresa deve ter um objetivo claro, além de gerar lucro. Ela deve servir e contribuir para a sociedade em que opera e não deve causar impacto negativo no local em que está localizada. Juntos, combinamos nossas respectivas experiências em gerenciamento, estilo e design para desenvolver um resort que satisfizesse nosso desejo de oferecer um destino dos sonhos para aqueles que gostavam de viajar com sofisticação. Compramos um resort abandonado em uma longínqua ilha de 100 acres de Kunfunadhoo, no Atol de Baa, e começamos a criar nosso sonho. Fomos o primeiro resort de luxo nas Maldivas, que, na época, era um paraíso para os mergulhadores. Construímos os resorts um depois do outro e também fundamos o Six Senses Resorts and Spas, bem como a marca Evason, que vendemos em 2012. A marca Soneva sempre foi a nossa marca premium.  

Jardins de orgânicos
Soneva. CEO: Sonu Shivdasani
Eco centro

Quais são os conceitos fundamentais do Soneva ao projetar as propriedades?

Nossos conceitos estão centrados em nossa filosofia de luxo inteligente e slow life. Entre os princípios que incorporamos estão o design sustentável e ecologicamente correto, o barefoot luxury, que visa oferecer uma experiência sofisticada em um ambiente descontraído e casual, a conexão com a natureza, já que os nossos resorts se localizam em alguns dos locais mais belos e remotos do mundo, um serviço excepcional, com todos os resorts projetados para serem isolados e íntimos, com anfitriões altamente treinados para garantir que cada hóspede receba uma atenção personalizada, e finalmente experiências exclusivas, de restaurantes em copas de árvores a jantares sob as estrelas. Tudo é voltado para a criação de experiências raras. 

Fazenda de regeneração de corais

O que o hóspede nunca encontrará em um Soneva?

Nossos hóspedes nunca encontrarão plásticos descartáveis, pois estamos totalmente comprometidos com a redução de nosso impacto ambiental. Também não há alimentos embalados e produzidos em massa nem ingredientes de origem insustentável. Trabalhamos com ingredientes orgânicos de origem local, que, muitas vezes, são cultivados nos jardins do resort. Nossas vilas e as áreas comuns dos hóspedes não tem tecnologias barulhentas e intrusivas, pois o objetivo é proporcionar uma experiência tranquila e relaxante. 

O que ele sempre encontrará? 

Queremos que nossos hóspedes possam se desconectar completamente de sua vida diária. Nós os convidamos a mergulhar na beleza de nossos resorts e nas experiências que oferecemos e, o mais importante, a se conectar uns com os outros. No Soneva, somos ricos em experiências de aprendizado, em nosso observatório, por exemplo, aprendendo a mergulhar livremente ou a fazer snorkel com nosso biólogo marinho. Há também oportunidades de aprendizado com visitantes interessantes, como um astrônomo, artesãos, um campeão mundial de mergulho livre, um autor famoso, um chef com estrelas Michelin, um vinicultor ou um campeão de tênis do Grand Slam, como Jonas Björkman. 

Soneva. CEO: Sonu Shivdasani
Trabalho de reflorestamento
Soneva. CEO: Sonu Shivdasani
Ação de retirada de plásticos da natureza nas Maldivas

Como o grupo consegue receber com alto padrão sem renunciar à sustentabilidade? 

Acreditamos que o luxo é definido como algo que é raro ou incomum para os viajantes. É algo novo e autêntico, que toca o coração das pessoas quando é experimentado. Buscamos o “luxo inteligente”, com o desejo de desafiar e entender completamente o que esse conceito realmente significa. Nos últimos 30, 40 anos, houve uma grande mudança na demografia das pessoas. Elas vivem em cidades onde a poluição está presente em todas as suas formas: ambientes sujos, barulho e excesso de luz. Não estão tão em contato com a natureza, mal têm tempo para se sentar e respirar, e muito menos conviver com a família e os amigos. Com isso em mente, a experiência que criamos é a mais distante possível de um cenário urbano, permitindo que todos se entreguem a coisas que raramente conseguem fazer na vida diária. 

E como isso se dá na prática, no dia a dia da hospedagem? 

Quando nossos hóspedes chegam, a primeira coisa que fazemos é perguntar se eles gostariam de tirar os sapatos. Nosso mantra, “no news, no shoes”, permite que sintam a areia entre os dedos dos pés. Alguns não voltam a calçar os sapatos durante toda a estadia conosco. Algumas das minhas características favoritas oa Soneva são os cinemas ao ar livre, nossos observatórios e os grandes banheiros ao ar livre. Acreditamos que estes são verdadeiros luxos: assistir um filme sob o céu estrelado, explorar as maravilhas do espaço e tomar banho cercado pela natureza.

Em relação às ações de sustentabilidade do grupo, como elas são concebidas? 

A sustentabilidade sempre esteve no centro dos valores do Soneva, desde o fornecimento de materiais e práticas pioneiras de “desperdício para a riqueza” até o trabalho em parceria com as comunidades locais. Sempre nos esforçamos para sermos pioneiros no setor de hospitalidade e temos muito orgulho de sermos 100% neutros em carbono desde 2012. Ainda nos esforçamos continuamente para sermos pioneiros em iniciativas que protejam nosso ambiente natural e nossos recursos. A Fundação Soneva apoia o desenvolvimento de projetos que tenham um impacto ambiental, social e econômico positivo. Sempre que possível, ela usa princípios de investimento de impacto, buscando recuperar os gastos por meio de financiamento de carbono, que, por sua vez, serão realimentados em projetos para ajudar a estender o alcance e os benefícios a mais famílias. 

Como a gastronomia dos resorts se encaixa nesse conceito? 

Fazemos o possível para obter o máximo de produtos locais, de nossas hortas orgânicas, do mar que cerca nossas ilhas ou de países vizinhos. O abastecimento local tem dois benefícios principais: primeiro, nossos ingredientes não precisam viajar tanto para chegar ao prato dos hóspedes, mantendo assim seus valores nutricionais intactos. Segundo, isso também reduz as emissões de carbono. Não há absolutamente nenhum impacto prejudicial ao meio ambiente e nossos hóspedes saboreiam suas refeições sabendo que os alimentos que consomem são livres de produtos químicos, provenientes de comércio justo e de origem sustentável. Outros exemplos são o chocolate amargo em nossas salas de chocolate e os vinhos biodinâmicos e orgânicos, que dominam nossas cartas de vinhos.

soneva.com/foundation

Clique aqui para ler a entrevista na íntegra na edição 11 da Revista UNQUIET.

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo