Vila Cerrado


vila cerrado

Um “hotel-casa” para se reconectar profundamente com a natureza. Essa é a essência da Vila Cerrado, situada em Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros (GO). Idealizada pela atriz Melina Menghini e seu marido, o engenheiro André Cardinali – casal que deixou a cidade de São Paulo durante a pandemia em busca de aventura –, a pousada tem como proposta acolher como um lar, aliando sustentabilidade, estadia sensorial e serviço de hotelaria.

A Vila Cerrado traz na sua arquitetura e design diferentes detalhes e texturas, resgatando antigas técnicas dos quilombolas locais, os kalungas. Uma equipe de profissionais da comunidade usou seu conhecimento ancestral para a construção de pau a pique com barro e bambu. Já os interiores são decorados com trabalhos de escultores e artesãos brasileiros. Trançados de palha, cerâmica e macramê conferem uma combinação harmoniosa entre o rústico e contemporâneo.

Deque da casa Buriti | Foto: Vitor Ugo

Com nomes que remetem a árvores e frutos, o hotel possui cinco acomodações.  As três casas-butique – Copaíba, Jatobá e Buriti – são equipadas com cozinha gourmet, deque com vista para o jardim e banheira de imersão ao ar livre esculpida em pedra natural. Completam a estrutura os chalés Baru e Pequi, em estilo loft, com ambientes integrados entre si, deque com vista para o jardim, copa compacta e mesa bistrô gourmet.

vila cerrado
Trabalhos de artesãos brasileiros decoram as acomodações da Vila Cerrado | Foto: Vitor Ugo

Além do café da manhã caseiro e regional servido em estilo colonial, os hóspedes podem optar pelo Café Sensus, uma experiência gastronômica inspirada no movimento slow food e na medicina Ayurveda, que promove uma maior apreciação da comida e foco de responsabilidade socioambiental.  A pousada ainda possui uma horta orgânica, com ervas medicinais, especiarias e hortaliças que ficam à disposição dos hóspedes.

A Chapada dos Veadeiros se encontra sobre uma placa de cristal de quartzo de 4 mil metros quadrados, e é cortada pelo paralelo 14, alinhado à cidade peruana de Machu Picchu. Tais características propiciam o aprofundamento no autoconhecimento e inspirou, junto aos proprietários da Vila Cerrado, a criação do Salvia – Centro de Reconexão. O espaço oferece diversas terapias holísticas para quem busca relaxar, se conectar consigo mesmo ou potencializar processos específicos.

Sustentabilidade 

Comprometida com as questões socioambientais, a Vila Cerrado organiza uma expedição de turismo regenerativa, realizada em parceria com a Associação Cerrado de Pé, que contribui para a autonomia de 80 famílias da região, entre cerradenses e kalungas. A atividade, que compreende o replanto de sementes e espécies nativas, proporciona aos viajantes uma melhor compreensão da biodiversidade desse ecossistema e a importância de sua preservação.

instagram.com/vila_cerrado
circuitoelegante.com.br

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo