Cruzar o deserto da Austrália sobre os trilhos tem um quê de aventura. Essa história tem início no século 19, quando os primeiros afegãos chegaram com suas caravanas de camelos para traçar o percurso no interior do país. Em 1929, a locomotiva entrou em operação, apelidada de The Afghan Express. Mais tarde, o nome foi encurtado para The Ghan.
Desde 2004, o trem percorre a rota de Adelaide, no sul, a Darwin, no norte, e vice-versa. Além das paisagens cênicas, o itinerário de três dias oferece diversas atividades. A parada na remota cidade de Marla tira os hóspedes da cama para ver o sol nascer no deserto, enquanto em Alice Springs é possível fazer caminhadas para conhecer a flora, a fauna e a cultura indígena da região. Em Katherine, o destaque é o passeio de barco pelo cânion First Gorge.
Anualmente, entre abril e outubro, o trem realiza o The Ghan Expedition – uma jornada de quatro dias, que inclui visita à cidade subterrânea de Coober Pedy. Se a ideia for prolongar a viagem, existe a opção de adquirir à parte um voo panorâmico sobre o Uluru (Ayers Rock), o grandioso monolito que coroa o deserto australiano, ou ainda, sobre o cânion Nitmiluk, em Katherine.
Os bilhetes incluem todas as refeições e atividades fora do trem. No restaurante Queen Adelaide são servidos menus com ingredientes sazonais, enquanto os lounges Outback Explorer funcionam como áreas sociais para petiscar. Uma experiência mais completa é oferecida na categoria Platinum Service, cujas cabines mais espaçosas oferecem vistas de ambos os lados do The Ghan.