Surf Lakes


Surf Lakes

Lagos e piscinas com ondas artificiais para o surfe não são uma ideia nova. O veterano e campeoníssimo Kelly Slater tem até uma propriedade especializada nisso, o Surf Ranch, na Califórnia. Suas concorrentes eram até aqui as ondas artificiais de Waco, no Texas, e do Wavegarden, em Bristol, Inglaterra. A novidade da Surf Lakes, montada em um lago na pacata cidade de Yepoon, na região de Queensland, nordeste da Austrália, é que o empreendimento promete ir muito além.

Para começar, trata-se da maior do gênero, com capacidade para gerar mais de 2 mil ondas por hora, divididas em diversos níveis de habilidade. Elas quebram em recifes construídos com contornos distintos, o que produz ondulações com vários tamanhos, velocidades e formas.

As ondas do Surf Ranch são criadas por um aerofólio submerso atrelado a uma espécie de trem. As de Waco e Wavegarden funcionam à base de bombas de ar. O swell artificial da Surf Lakes, no entanto, é produzido por um enorme pêndulo que sobe e desce no centro do lago. Assim, ele cria ondas concêntricas ao seu redor cada vez que retorna à superfície.

Curiosamente, o “eureca” de Aaron Trevis, criador da Surf Lakes e atual CEO da companhia, aconteceu num fim de semana. Era 2013 e Trevis resolveu levar suas crianças para passear nas margens de um lago tranquilo. A garotada se divertiu quando começou a arremessar pedras na água e notar os desenhos circulares que se formavam. Na ocasião, Trevis teve um insight. Começou a pesquisar e a procurar investidores. “Era preciso investigar como a natureza cria ondas, como um swell interage com os recifes e as praias”, relembra ele. “A natureza foi a inspiração, pois queríamos ondas as mais naturais possíveis.”

O interesse dos investidores cresceu quando Mark “Occy” Occhilupo, ex-campeão mundial de surfe, se tornou consultor do projeto. A ele se juntaram outras duas feras do esporte: Barton Lynch e Ben Player, campeão mundial de bodyboard.

De início, o pêndulo criava apenas ondas de meio metro de altura, insuficientes. Após uma série de estudos, engenheiros e técnicos conseguiram desenvolver o sistema atual, capaz de soltar quatro ondas consecutivas, com altura de 6 pés (1,8 metro). Para a delícia dos surfistas, o sistema gera hoje ondas de até 8 pés (2,4 metros) de altura.

surf-lakes.com.au

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo