Com atrativos históricos, intensa programação cultural e cena gastronômica borbulhante, a maior cidade da América Latina oferece infinitas possibilidades tanto para viajantes, como para os habitantes que sempre encontram algo novo por aqui. Confira a seguir programas para fazer na sua futura viagem – ou próximo passeio – por São Paulo!
Visitar o Museu do Ipiranga
Após nove anos de reformas e modernização, o Museu do Ipiranga reabriu para o bicentenário da Independência do Brasil, em setembro de 2022. Diferente do que muita gente pensa, o palácio não foi residência da família real portuguesa, mas, sim, construído em 1885 já com o objetivo de ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência. Seu acervo compreende 450 mil itens, entre pinturas, desenhos, fotografias, documentos e objetos que contam a história do nosso país. Além do revisitar nosso passado, o passeio vale à pena pelo belo jardim francês, as fontes e a iluminação noturna do museu.
museudoipiranga.org.br
Caminhar no Parque Minhocão
Na ausência de praia, o paulistano apela para os parques – sejam eles verdes ou de concreto. Esse é o caso do Elevado Presidente João Goulart, ou o Minhocão, viaduto espremido entre prédios, onde os carros dão lugar aos pedestres e ciclistas durante às noites, fins de semana e feriados. Por ali, os visitantes realizam as mais diversas atividades e ainda apreciam uma bela coleção de murais.
@parque_minhocao
Fazer uma visita guiada pela coleção de arte do Rosewood São Paulo
Hotel ou galeria de arte contemporânea? Inaugurado em 2022, o Rosewood São Paulo exibe, por todos os cantos da propriedade, uma curadoria com mais de 450 obras de 57 artistas brasileiros contemporâneos. Do graffiti à arte indígena, a coleção permanente abrange pinturas, esculturas azulejos, desenhos, tecidos e tapetes. Amantes das artes – hóspedes ou não – podem conhecer o acervo do Rosewood durante uma visita guiada com um especialista.
rosewoodhotels.com/pt/sao-paulo
Assistir a um show na Casa Natura Musical
Inaugurada em 2017, a Casa Natura Musical, situada no bairro de Pinheiros, tornou-se um do espaços de shows mais queridos de São Paulo. A programação celebra a diversidade e a pluralidade da música brasileira, trazendo de grandes nomes a novidades da cena nacional. Para petiscar durante os shows, a cozinha e o bar também trazem no cardápio sabores brasileiros.
casanaturamusical.com.br
Assistir a um filme ou badalar no Cineclube Cortina
Resgatando a nostalgia dos cinemas de rua de São Paulo, o Cineclube Cortina é um dos mais novos endereços do tipo na região central da cidade. O espaço ocupa o subsolo de um antigo estacionamento, onde a sala de cinema oferece confortáveis espreguiçadeiras. A programação exibe uma curadoria de filmes nacionais e internacionais aclamados pela crítica e que estão fora do circuito tradicional dos cinemas. Além disso, o Cineclube Cortina conta com bar, restaurante e ainda realiza festas e shows.
@cineclubecortina
Escolher um bom livro na Megafauna
Instalada no térreo do Copan, no centro de São Paulo, a livraria Megafauna abriu suas portas em novembro de 2020 com a proposta de ampliar o conceito de livraria como um “espaço de reflexão, curadoria e criação de conteúdo”. Seu acervo diferencia justamente pela curadoria, focada na diversidade, variedade de editoras e títulos que estimulam a reflexão crítica. Além de lançamentos de livros, o espaço organiza eventos como leituras e bate-papos. Vale a pena acompanhar a agenda da Megafauna.
@livrariamegafauna
Saborear a culinária baiana no Preto Cozinha
Clássicos paulistanos à parte, a cena gastronômica da capital paulista é famosa por abraçar sabores de todo o país. E a culinária baiana está bem representada no Preto Cozinha, comandado pelo chef soteropolitano Rodrigo Freire. Com produção sustentável, que privilegia pequenos produtores, o Preto foca numa culinária afrodescendente, com releituras e receitas de família. Lá, pratos típicos, como carne de sol, moqueca ou um frango com quiabo, ganham uma boas pitadas de afeto.
preto.cozinha
Brindar no Santana Bar
Claro que os bons drinques não podem faltar. Localizado em Pinheiros, o Santana Bar, inaugurado em 2020, já se tornou uma referência da coquetelaria na cidade. Quem comanda o espaço é Gabriel Santana, premiado como o melhor bartender do Brasil pela World Class Competition 2019. A carta inclui drinques autorais com ingredientes de época e brasileiros, muitos clássicos e aperitivos. Gabriel também elabora coquetéis na hora, a pedido dos clientes. Além disso, foi ele quem criou três drinques exclusivos para celebrar os 2 anos da Revista UNQUIET. Basta escolher entre o Socotra Tea, o Atalaia Sour e o Magazine Street e brindar!
@_santanabar