8 programas para fazer em São Paulo


Com atrativos históricos, intensa programação cultural e cena gastronômica borbulhante, a maior cidade da América Latina oferece infinitas possibilidades tanto para viajantes, como para os habitantes que sempre encontram algo novo por aqui. Confira a seguir programas para fazer na sua futura viagem – ou próximo passeio – por São Paulo! 

Visitar o Museu do Ipiranga

Edifício histórico foi criado em homenagem à Proclamação da Independência | Foto: Reprodução Museu do Ipiranga

Após nove anos de reformas e modernização, o Museu do Ipiranga reabriu para o bicentenário da Independência do Brasil, em setembro de 2022. Diferente do que muita gente pensa, o palácio não foi residência da família real portuguesa, mas, sim, construído em 1885 já com o objetivo de ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência. Seu acervo compreende 450 mil itens, entre pinturas, desenhos, fotografias, documentos e objetos que contam a história do nosso país. Além do revisitar nosso passado, o passeio vale à pena pelo belo jardim francês, as fontes e a iluminação noturna do museu.
museudoipiranga.org.br

Caminhar no Parque Minhocão

Paulistanos vão a Minhocão para caminhar, pedalar e tomar sol | Foto: Wylkon Cardoso/Unsplash

Na ausência de praia, o paulistano apela para os parques  – sejam eles verdes ou de concreto. Esse é o caso do Elevado Presidente João Goulart, ou o Minhocão, viaduto espremido entre prédios, onde os carros dão lugar aos pedestres e ciclistas durante às noites, fins de semana e feriados. Por ali, os visitantes realizam as mais diversas atividades e ainda apreciam uma bela coleção de murais.
@parque_minhocao

Fazer uma visita guiada pela coleção de arte do Rosewood São Paulo

Todos os espaços do Rosewood São Paulo são preenchidos por arte brasileira | Foto: divulgação

Hotel ou galeria de arte contemporânea? Inaugurado em 2022, o Rosewood São Paulo exibe, por todos os cantos da propriedade, uma curadoria com mais de 450 obras de 57 artistas brasileiros contemporâneos. Do graffiti à arte indígena, a coleção permanente abrange pinturas, esculturas azulejos, desenhos, tecidos e tapetes. Amantes das artes – hóspedes ou não – podem conhecer o acervo do Rosewood durante uma visita guiada com um especialista.
rosewoodhotels.com/pt/sao-paulo

Assistir a um show na Casa Natura Musical

Programação da Casa Natura Musical celebra cantores brasileiros | Foto: reprodução Facebook Casa Natura Musical

Inaugurada em 2017, a Casa Natura Musical, situada no bairro de Pinheiros, tornou-se um do espaços de shows mais queridos de São Paulo. A programação celebra a diversidade e a pluralidade da música brasileira, trazendo de grandes nomes a novidades da cena nacional. Para petiscar durante os shows, a cozinha e o bar também trazem no cardápio sabores brasileiros.
casanaturamusical.com.br 

Assistir a um filme ou badalar no Cineclube Cortina

Cineclube Cortina ocupa o subsolo de um antigo estacionamento | Foto: Divulgação/Leo Martins

Resgatando a nostalgia dos cinemas de rua de São Paulo, o Cineclube Cortina é um dos mais novos endereços do tipo na região central da cidade. O espaço ocupa o subsolo de um antigo estacionamento, onde a sala de cinema oferece confortáveis espreguiçadeiras. A programação exibe uma curadoria de filmes nacionais e internacionais aclamados pela crítica e que estão fora do circuito tradicional dos cinemas. Além disso, o Cineclube Cortina conta com bar, restaurante e ainda realiza festas e shows.
@cineclubecortina

Escolher um bom livro na Megafauna

o que fazer em são paulo - livraria megafauna
Curadoria de livros da Megafauna privilegia a diversidade | Foto: divulgação/Tuca Vieira

Instalada no térreo do Copan, no centro de São Paulo, a livraria Megafauna abriu suas portas em novembro de 2020 com a proposta de ampliar o conceito de livraria como um “espaço de reflexão, curadoria e criação de conteúdo”. Seu acervo diferencia justamente pela curadoria, focada na diversidade, variedade de editoras e títulos que estimulam a reflexão crítica. Além de lançamentos de livros, o espaço organiza eventos como leituras e bate-papos. Vale a pena acompanhar a agenda da Megafauna.
@livrariamegafauna

Saborear a culinária baiana no Preto Cozinha

o que fazer em são paulo - preto cozinha restaurante
Ambiente do Preto Cozinha, especializado na gastronomia baiana | Foto: divulgação/Hidequi

Clássicos paulistanos à parte, a cena gastronômica da capital paulista é famosa por abraçar sabores de todo o país. E a culinária baiana está bem representada no Preto Cozinha, comandado pelo chef soteropolitano Rodrigo Freire. Com produção sustentável, que privilegia pequenos produtores, o Preto foca numa culinária afrodescendente, com releituras e receitas de família. Lá, pratos típicos, como carne de sol, moqueca ou um frango com quiabo, ganham uma boas pitadas de afeto.
preto.cozinha

Brindar no Santana Bar

o que fazer em são paulo - drink santana bar
Carta do Santana Bar serve drinques autorais | Foto: divulgação/Tales Hidequi

Claro que os bons drinques não podem faltar. Localizado em Pinheiros, o Santana Bar, inaugurado em 2020, já se tornou uma referência da coquetelaria na cidade. Quem comanda o espaço é Gabriel Santana, premiado como o melhor bartender do Brasil pela World Class Competition 2019. A carta inclui drinques autorais com ingredientes de época e brasileiros, muitos clássicos e aperitivos. Gabriel também elabora coquetéis na hora, a pedido dos clientes. Além disso, foi ele quem criou três drinques exclusivos para celebrar os 2 anos da Revista UNQUIET. Basta escolher entre o Socotra Tea, o Atalaia Sour e o Magazine Street e brindar!
@_santanabar

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo