Por Erik Sadao
Sede do governo neerlandês e residência oficial da família real Orange, Haia é um destino fascinante para escapadas repletas de cultura, gastronomia, compras e diversão. A capital não oficial dos Países Baixos é uma mistura perfeita da rica história da Era de Ouro com a vibração cosmopolita dos grandes centros.
Algumas das maiores joias arquitetônicas erguidas ao longo dos séculos, como o Parlamento Neerlandês, o mais antigo em funcionamento na Europa, e o museu Mauritshuis, o antigo palácio de Maurício de Nassau e hoje o lar da Moça com Brinco de Pérola, de Vermeer, dividem espaço com modernos edifícios de ministérios e embaixadas, assinados por arquitetos celebrados, como Tadao Ando.
Além do Mauritshuis, o Kunstmuseum, com o maior acervo de Mondrian do planeta, e o Museu Escher, dedicado ao mais famoso gravurista do século 20, são paradas obrigatórias para todo viajante artsy. O Palácio Internacional da Paz, sede da Corte Internacional de Justiça, reforça a importância da cidade como um centro cultural e diplomático.
Museu Escher
Conhecido por suas litografias e gravuras que exploram ilusões de ótica e transformações geométricas, Maurits Cornelis Escher deixou um legado artístico que continua a fascinar e inspirar os visitantes. O estilo clássico do Palácio Lange Voorhout, onde está instalado o Museu Escher, com interiores elegantes, oferece um cenário interessante para a exibição de obras do artista, com um diálogo entre o antigo e o moderno, o real e o imaginário.
Palácio Internacional da Paz
Ícone mundial da justiça e da diplomacia, a Sede da Corte Internacional de Justiça e da Academia de Direito Internacional de Haia simboliza o compromisso global com a resolução pacífica de conflitos. Inaugurado em 1913, o edifício foi projetado pelo arquiteto francês Louis M. Cordonnier e financiado por uma doação do filantropo norte-americano Andrew Carnegie. O Palácio Internacional da Paz é conhecido por sua impressionante arquitetura neorrenascentista e seus belos jardins. Os singelos monumentos à Segunda Guerra e a chama eterna da paz, decorada com pedras de todas as nações que compõem a ONU, complementam o cenário.
Madurodam
Um parque em miniatura, o Madurodam agrada a visitantes de todas as idades, exibe réplicas detalhadas de marcos neerlandeses e de suas principais cidades, a complexa fundação de canais, os moinhos de vento e até uma cópia do aeroporto de Schiphol.
Legoland Discovery Centre
Quem viaja com crianças não deve deixar de visitar a Legoland do país, onde os pequenos – e, claro, os adultos – se divertem com as incríveis construções de Lego. O parque oferece várias atrações, incluindo passeios temáticos, áreas de construção criativa e uma miniatura detalhada de Haia, feita inteiramente com os famosos cubos coloridos.
+ Leia nossas outras dicas de viagem nos Países Baixos
Praia de Scheveningen
No agitado calçadão, há um mirante com a famosa obra de arte Celestial Vault, de James Turrell, com vistas deslumbrantes do Mar do Norte. Scheveningen também é conhecida por suas atividades ao ar livre, como kitesurfe e passeios de bicicleta ao longo da costa. Era um dos lugares preferidos de Van Gogh em sua passagem por Haia.
Compras
As galerias do centro, entre as ruas Hoogstraat e Noordeinde, competem em beleza com as de Bruxelas. Como convém a uma cidade com raízes diplomáticas e políticas, elas são repletas de butiques e lojas elegantes. The Passage, a mais antiga do país, tem arquitetura vitoriana e uma seleção de lojas e restaurantes famosos.
Cafés e Restaurantes em Haia
Ao longo das ruas Frederikstraat e Denneweg, há muitos estabelecimentos com mesas na calçada, ideais para apreciar a atmosfera tranquila e sofisticada da região. O Wox e o Zheng são os meus preferidos pela fusão de culinária asiática e ingredientes locais. O 6&24, o Elea e o De Basiliek são ótimas pedidas para quem quer experimentar o lado mais moderninho da cidade.
Ficar
O Hotel des Indes é a melhor opção de acomodação. Localizado no coração de Haia, ele tem uma aura histórica e um excelente serviço. Seu restaurante indonésio é considerado o melhor do país. Os quartos contam a história da Cia. das Índias Orientais, com muitas obras de arte e porcelanas, que servem até de numeração dos quartos.
Com sua rica mistura de história, arte, gastronomia, compras e diversão para viajantes solo, casais ou famílias, Haia é o destino perfeito para quem busca uma experiência autêntica nos Países Baixos.
Benefício para leitores Unquiet
Hotel des Indes
Benefício: Upgrade, de acordo com disponibilidade, e mimo de boas vindas sob medida para leitores UNQUIET
Validade: Setembro de 2025
(Consulte seu agente de viagem)