Os trens da companhia canadense Rocky Mountaineer se aplicam muito bem à máxima que diz que o importante é a jornada, e não o destino. A bordo dos vagões com janelas panorâmicas e cúpulas de vidro, os viajantes observam de um ângulo diferente algumas das paisagens naturais mais grandiosas da América do Norte. Inevitável é largar a câmera enquanto montanhas, lagos, rios, cachoeiras e florestas surgem nos roteiros pelo oeste do Canadá e pelas Montanhas Rochosas, incluindo as áreas dos parques nacionais de Banff, Lake Louise e Jasper.
Uma das mais novas rotas – e a primeira da Rocky Mountaineer nos Estados Unidos – é a “Rockies to the Red Rocks”, com dois dias entre o deserto de Moab, no Utah, e Denver, no Colorado. Das janelas avistam-se desfiladeiros, arcos naturais e altas colunas naturais. O roteiro inclui pernoite em um hotel de Glenwood Springs, cidade conhecida por suas águas termais.
A Rocky Mountaineer oferece quatro rotas, que variam de dois a onze dias – enquanto as curtas são panorâmicas, as longas incluem passeios em terra. As viagens acontecem apenas durante o dia para que os viajantes aproveitem ao máximo os cenários, e são combinadas à hospedagem terrestre. A bordo, os viajantes desfrutam de interiores espaçosos, poltronas amplas e reclináveis, gastronomia gourmet e serviço de bagagem. Enquanto o trem se desloca, anfitriões de cada vagão fazem apresentações sobre geologia e a história de cada lugar.