O Peralta Cruise lançou um barco-hotel ecológico com serviço de bordo de alto padrão. A região do Pantanal, que atualmente se destaca como um importante destino nacional de pesca, ganha, assim, um reforço para o ecoturismo.
“Estamos recebendo turistas de todo o Brasil e até de estrangeiros”, conta Billie Pennachin, diretora comercial da Peralta Cruise. “Gente que jamais pensou em visitar o Pantanal, veio e agora quer voltar.” Segundo ela, os visitantes têm buscado por roteiros de experiência, para que o destino seja conhecido de maneira mais ampla.
Os itinerários incluem uma imersão na gastronomia local. Ela contempla o famoso sashimi de piranha, carne de jacaré, degustação de cervejas locais, peixes e churrasco pantaneiro. As atividades fora do navio ainda contemplam trilhas, cavalgadas, safári fotográfico, visita a fazendas e passeios de lancha e de caiaque.
A tripulação do Peralta é atenciosa e ativa. Cada aspecto do cruzeiro permite que os hóspedes observem as maravilhas da fauna e da flora pantaneiras. Aqui vivem onças, jacarés, macacos, centenas de espécies de pássaros. Comparado à Amazônia, o Pantanal recebe poucos turistas. Ainda é considerado um destino fora das rotas turísticas.
O nome “Pantanal” vem da palavra portuguesa pantano, sinônimo de brejo. Abriga uma variedade de ecossistemas sub-regionais, cada um com suas próprias características hidrológicas, geológicas e ecológicas. De outubro a abril, estação chuvosa, as planícies aluviais ficam completamente submersas. Isso alimenta peixes e plantas. A água sobe de dois a cinco metros. Na seca, melhor época para você conhecer a região, as planícies são drenadas e as várzeas viram pastagens, proporcionando mais espaço para um conjunto diferente de espécies.
Faça sempre seus passeios – em geral de quatro a cinco dias – com guias autorizados. Eles têm compromisso com a natureza e sua preservação.