A nova (e instagramável) Starfield Library Suwon, Coreia do Sul


Por Luciana Lancellotti

Se você acompanha as mídias sociais, deve ter visto, nesta última semana, passar muitas vezes pelo seu feed várias sequências de vídeos ou fotos mostrando a nova Starfield Library, em Suwon, na Coréia do Sul. Trata-se da segunda unidade da livraria/biblioteca no país – a primeira está instalada em um shopping em Seul. Seja no Instagram, seja no TikTok, a novidade é retratada como uma espécie de Disney dos livros, com direito a imagens e movimentos panorâmicos por suas majestosas prateleiras abarrotadas de livros e escadarias iluminadas, muita luz natural e globos suspensos com referências estelares.

Starfield Library Suwon
Divulgação Starfield Library

Mas não se deixe enganar pela superficialidade das redes. Mais do que render  imagens que geram curtidas quase automáticas, a nova Starfield Library em Suwon é um dos símbolos da revolução contemporânea do ambiente de leitura e um marco na paisagem cultural da Coreia do Sul.

Starfield Library: paraíso para amantes dos livros

Seguindo o conceito da matriz em Seul – que por si só é uma atração turística, com estantes de 13 metros de altura e um átrio de 2.800 metros quadrados –, a Starfield Library Suwon tem atmosfera aberta e convidativa, com ambiente tranquilo e inspirador. Foi inaugurada oficialmente no dia 26 de janeiro de 2024, no moderno complexo Starfield Suwon, eclipsando todas as outras bibliotecas urbanas – é a primeira do seu tipo fora de uma grande metrópole.

Starfield Library em Suwon Coreia do Sul
O ambiente impressionante da Starfield Library | Foto @yj_loves

Com prateleiras de 22 metros de altura abarrotadas com mais de 36 mil livros, a nova biblioteca/livraria ocupa do 4º ao 7º andar do shopping (isso mesmo, são QUATRO andares de biblioteca). O gigante shopping Starfield, por sua vez, se espalha por 325.160 metros quadrados, com oito níveis subterrâneos e mais oito acima do nível do solo.

A Starfield Library Suwon descortina uma vista panorâmica para a fascinante e histórica Suwon, conhecida por abrigar a única cidade sul-coreana que preservou sua estrutura murada. Sua fortaleza, Hwaseong, foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1977. Além disso, Suwon está emergindo como um importante centro cultural e tecnológico. É uma cidade universitária, com pelo menos 11 instituições de ensino.

A incrível fortaleza na região de Swon, Coreia do Sul
Getty

Nesse cenário, é importante contextualizar o investimento sistemático da Coreia do Sul em educação e na infraestrutura nas últimas décadas. Após a Guerra da Coreia (1950-53), o país deu início a uma transformação econômica e educacional – e a economia sul-coreana experimentou um crescimento espetacular a partir de 1960. A intervenção estatal nas décadas de 1960 e 1980 estabeleceu o alicerce para as reformas: nos últimos 30 anos (ou seja, pós-1990), o país parece ter alcançado o pico de sucessos visíveis.

Por que a Starfield Library é um marco?

A Starfield Library em Suwon não é apenas uma instalação em um shopping, mas um catalisador cultural para a geração MZ (1980-2010), combinando métodos tradicionais de leitura com experiências digitais contemporâneas. A biblioteca se apresenta não apenas como um lugar para leitura, mas como um espaço cultural aberto que estimula o relaxamento, reuniões pessoais e de trabalho, e o enriquecimento intelectual.

Para gerar o interesse pela leitura desde cedo, o terceiro andar, por exemplo, abriga a Starfield Children’s Library, espaço concebido especificamente para a curiosidade dos mais jovens, oferecendo uma variedade de materiais e instalações locais adequados para crianças.

+ Conheça outras livrarias notáveis pelo mundo

A experiência na Starfield Library Suwon

Para formar uma comunidade de leitores envolvida, a Starfield Library vai promover uma série de atividades culturais e educativas, como sessões de leitura, exposições de livros e eventos com autores. Com esse conjunto de iniciativas, a biblioteca surge como um oásis em meio à agitação típica de um shopping: um lugar para relaxar e talvez se perder em um mundo de palavras e imaginação.

Fotos reprodução Instagram @yj_loves

Por tudo isso, o significado cultural e social da Starfield Library vai muito além do de uma biblioteca. O conjunto que une arquitetura e design únicos, a vasta coleção de livros e o foco em promover o diálogo intelectual para integrar, educar e inspirar é uma iniciativa poderosa que redefine a forma como as bibliotecas podem transformar cidades e indivíduos.

Então, se você pretende viajar para a Coreia do Sul, considere incluir Suwon em seu roteiro de viagem. Além da incontornável Starfield Library, há outras formas bem interessantes de curtir a cidade, entre elas, a já mencionada fortaleza local. Saiba mais:

A fortaleza de Hwaseong

Getty

Construída durante a dinastia Joseon (1794-1796) pelo rei Jeongjo, para homenagear e abrigar os restos mortais de seu pai, o príncipe Sado. Seu longo muro protege palácios, praças de portões e torres de vigia. É considerada uma obra-prima da arquitetura de fortalezas, combinando características dos estilos militares ocidental e oriental. Foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1997.

O Palácio Haenggung, Hwaseong 

Dentro da fortaleza da Hwaseong, é um dos palácios onde o rei se retirava em tempos de guerra ou fora do palácio principal, para rituais ou celebrações, durante o período da Dinastia Joseon.

Foi construído em 1796, durante o 22º ano do reinado de Jeongjo, o 22º rei da Dinastia Joseon, para para comemorar a 60ª festa de aniversário de sua mãe, a Rainha Heongyeong. O rei Jeongjo também usou o Palácio Haenggung como residência, quando visitava o túmulo de seu pai. O palácio era capaz de acomodar até cerca de 600 pessoas.

O Hwaseong Trolley

Com duração de aproximadamente uma hora, o percurso feito pelo  Hwaseong Trolley  permite apreciar as vistas panorâmicas da fortaleza de Hwaseonga sem ter que caminhar por longas distâncias.

Yeonmudae Post (Dongjangdae) 

Que tal praticar tiro com arco (prática de utilizar arco e flechas para atingir um alvo) tradicional, no estilo Joseon?

A Coreia do Sul tem uma história rica e impressionante no tiro com arco e já revelou muitos arqueiros talentosos em competições internacionais e olímpicas.

A Fortaleza Hwaseong abriga um centro de tiro com arco, o Yeonmudae, onde os visitantes podem aprender e praticar o tiro com arco em um ambiente tradicional coreano tipicamente voltado para o público,  sob a supervisão de instrutores especializados.

O tiro com arco coreano combina precisão, equilíbrio mental e aspectos tradicionais em sua abordagem para o desenvolvimento de arqueiros de alto nível.

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo