Para mergulhar no universo de um dos maiores ídolos da história da música pop, basta estar em Londres no mês de março, quando acontece a exposição DAVID BOWIE – A LONDON DAY. A experiência promete transportar os visitantes para a Londres dos anos 1990 em uma experiência quase celestial. Explicamos: a mostra sobre o astro britânico acontece na Capela Fitzrovia, no centro da capital britânica. Sua alma cultural agradece!
A exposição sobre David Bowie (1947-2016) é composta por mais de 400 fotos inéditas, capturadas pelo fotógrafo Kevin Davies durante o auge criativo de ‘Black Tie White Noise’, 18º álbum em estúdio da carreira do cantor, lançado em 5 de abril de 1993. As fotos foram clicadas em apenas um dia, precisamente um domingo, 13 de dezembro, em um estúdio de Clerkenwell. A impressão é a de espiar o processo criativo de um gênio – um Bowie aos 45 anos – em uma aproximação fascinante.
O álbum, que alcançou o topo das paradas britânicas duas semanas após o lançamento, é visto como o começo de um renascimento artístico de David Bowie, já que no fim da década anterior, o cantor britânico recebeu fortes críticas por seus projetos. Outro ponto a destacar sobre ‘Black Tie White Noise’: o trabalho foi lançado no ano seguinte ao do seu casamento com a supermodel somali Iman Abdulmajid, em 1992 (atenção à faixa ‘The Wedding’, confira ao fim deste post).
Responsável pela curadoria da exposição sobre Bowie, o jornalista, historiador cultural e fã de David Bowie, Dylan Jones, guia os visitantes por pontos culminantes daquele domingo de 92. E como um adendo encantador, a Capela Fitzrovia, uma joia arquitetônica, é um espetáculo à parte.
Em tempo: os rolos de filme e folhas de contato ficaram esquecidos em um cofre por nada menos que 30 anos e foram redescobertos por Davies apenas em 2020. Lá estava o Bowie “desplugado”, sem poses, nem personagens. Apenas ele, o ser humano extraordinário que era.
E já que se trata deu programa quase celestial, aqui vai uma generosidade: ‘DAVID BOWIE – A LONDON DAY’ terá entrada gratuita. Mas como o que é bom dura pouco, a exposição será exibida por um curto período: de 1 a 20 de março (e o espaço fecha às segundas-feiras).
Ouça o álbum ‘Black Tie White Noise’