MADE 2023


A Terra, representada como elemento da natureza através de diferentes texturas, tons e formas é o tema da décima primeira edição da MADE – Mercado Arte e Design, a maior feira de design colecionável do Brasil. Idealizada por Waldick Jatobá, o evento, que acontece entre 31 de maio e 04 de junho de 2023 no Complexo Pacaembu – em concomitância à feira ArPA – e apresenta, como de costume, novos nomes que prometem despontar no circuito nacional de arte e design.

Mesas Outdoor Origine, Atelier BAM

Durante cinco dias, designers e artistas receberão colecionadores, profissionais da área e formadores de opinião para uma programação que inclui visitas educativas e especializadas, rodas de conversa, uma exposição institucional em homenagem à Paulo Mendes da Rocha e a oportunidade de negócios, com aquisição de peças que estarão disponíveis para compra através da tecnologia de QR Code.

Bia Resende

Responsável pela cenografia, Bruno Simões, que assina a curadoria da MADE ao lado de Waldick Jatobá, optou pelo uso de materiais fluídos como papelão e tecidos de tons terrosos que vestirão o evento para demarcar a área dividida entre mais de 50 designers com produtos de especificações diversas, como madeira, vidro, cerâmica, fibra, entre outras. “Mantivemos o formato intimista da última edição, mas limitamos o número de profissionais para deixar as pessoas mais à vontade para se aprofundarem no trabalho desenvolvido por trás de cada obra”, explica Waldick Jatobá.

BM Estudio

Tributo

Um dos pontos altos da feira será a homenagem ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha com a apresentação do projeto Paulistano Xingu, resultado de uma investigação em design, a fim de realizar o desejo original do arquiteto na concepção da Cadeira Paulistano: utilizar capas de tecido com fibra natural feita pelos indígenas, neste caso, a aldeia Kamayura, localizada no Alto Xingu, feitas pelos artistas Itsaru Kamayura, Kaiti Kamayura, Mamalu Kamayura, Yakwakalu Kamayura e Yakmairu Kamayura. Serão apresentadas cinco cadeiras com capas tecidas por pessoas distintas, sendo que cada uma carrega o processo coletivo, parte de sua cultura, mais ainda a singularidade de quem as tramou.

Veteranos e Novos Artistas

Nesta edição estreiam Estúdio Campana, Andreas Anwander, Apara Studio, Assimply Studio, Ateliê Bruno Simões, Ateliê Chico Margarita, Atelier Atlas, BM Estudio, Eduardo Trevisan, Estúdio Fabiano Salbego, Studio Simbiose, Fabiana Queiroga, Francis Petrucci Curadoria, Luiz Solano, Marcenaria Takahashi, OBJ Estúdio, Plantar Ideias, Walter Cuco e Fábio Mendes.

Entre os profissionais participam novamente estão am.o atelier, André Carvalho, André Grippi, Arc Esthetic, Atelier Bam Design, Estúdio Bia Rezende, Breve, Caboco, Estúdio Carol Gay, Casa Costillas, Casa na Árvore, Danilo Vale, Estúdio Ambrósio, Estúdio Dentro, Estúdio Igor Lima, Estúdio Niz, Estúdio Parrado, Estúdio Prosa, Felipe Zorzeto Deisgn, Giacomo Tomazzi Studio, Leon Ades, Luisa Attab, Molu Design, Monica Gianella, Papelaria, Philipe Fonseca, Rajyja Afange, S-Andrade, Sofia Venetucci, Studoi Pedro Galaso, Studio Pedro Leal, Suka Braga, Tiie Design, Vinicius Siega, entre outros.

mercadodeartedesign.com

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo