Aos poucos a Arábia Saudita tem se aberto para viajantes internacionais, revelando segredos que até pouco tempo permaneceram muito bem guardados. É o caso da antiga região desértica de AlUla, cuja história remonta há mais de dois milênios. Uma imersão cultural nesse destino pode ser vivenciada com o Habitas AlUla, um resort ecológico inaugurado em novembro de 2021.
No noroeste da Arábia Saudita, o Habitas está situado dentro de um antigo oásis nos desfiladeiros do deserto do Vale de Ashar, rodeado por falésias de arenito e palmeiras. Projetados com design sustentável de baixo impacto e materiais orgânicos, 96 villas, restaurante, espaços de bem-estar, restaurante e piscina se integram perfeitamente à paisagem.
O Habitas conduz os visitantes pelos cenários de AlUla por meio dos seis pilares que regem a rede hoteleira: música, bem-estar, aventura, cultura, aprendizado e gastronomia. Essa proposta é refletida na programação que inclui trilhas, passeios de bike, a camelo ou de buggy pelos cânions, visita guiada à Cidade Velha de AlUla, aulas de ioga e meditação e apresentação de músicos locais e internacionais.
No restaurante Tama – palavra em aramaico que significa “aqui e agora” – os hóspedes provam a tradicional cozinha do Oriente Médio em pratos elaborados com ingredientes sazonais e especiarias outrora comercializados na rota do incenso.
Das experiências mais emocionantes, a visita a Hegra, o primeiro Patrimônio Mundial da UNESCO da Arábia Saudita, permite testemunhar os vestígios da civilização Nabateia, que ocupou a Península Arábica há mais de 2 mil anos. Bem preservado, o sítio arqueológico guarda cem túmulos gigantescos com elementos decorativos esculpidos nas rochas – semelhantes aos monumentos encontrados em Petra, na Jordânia.
Os hóspedes também são convidados a aprofundar seus conhecimentos sobre a região em sessões de cinema ao ar livre, palestras e por meio de obras de arte de artistas locais instaladas a curta distância do Habitas AlUla.