Alexander McQueen: Mind, Mythos, Muse


exposição Alexander McQueen

Por Erik Sadao

Já vi muita exposição baseada na obra de designers de moda. Em todas – incluindo a incrível montada no Grand Palais de Paris para Jean Paul-Gaultier – ficou aquela vontade de contestar o hype, se esse movimento dos museus e galerias não passava de falta de assunto. Mas quem visitar a mostra “Mind Mythos Muse”, dedicada ao enfant terrible Alexander McQueen (1969-2010), dificilmente terá disposição para essa discussão. 

Com mais de 120 roupas e acessórios, trata-se da exposição mais completa já montada com base na vida e obra de um gênio do design, com diálogo direto estabelecido com todas as suas referências. Da antiguidade ao darwinismo, a curadoria traduz em cada sala a genialidade e o tormento do cara que, provavelmente, mais sentiremos falta nessa coisa chamada moda. De tirar o fôlego. É bonito e tocante demais.

A produção é uma parceria entre o Los Angeles County Museum of Art (Lacma) – onde estreou – com a impressionante National Gallery of Victoria (NGV), em Melbourne. Após a temporada australiana, em cartaz até 16 abril de 2023, deve seguir para os principais centros europeus. Pra ficar de olho!

ngv.vic.gov.au

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo